O ransomware Petya infectou computadores ao redor do mundo, criptografando arquivos e exigindo um resgate em bitcoin para liberá-los. Infelizmente, não adianta fazer o pagamento: o e-mail de contato dos hackers, necessário para obter o código que desfaz a criptografia, foi desativado.

A mensagem deixada pelo Petya exige que cada vítima deposite US$ 300 em uma carteira de bitcoin, e depois envie um e-mail para wowsmith1234[email protected] com um identificador exclusivo para confirmar o pagamento. Depois, ela receberia as chaves de descriptografia.

No entanto, o serviço alemão de e-mail Posteo avisa que essa conta já foi desativada, antes mesmo que houvesse cobertura da imprensa sobre o ataque do Petya.

“Nós tomamos ciência de que chantagistas de ransomware estavam usando um endereço do Posteo como forma de contato. Nossa equipe anti-abuso verificou isso e bloqueou a conta imediatamente”, explica a empresa em seu blog oficial. “Nós não toleramos o uso indevido de nossa plataforma.”

Supermercado em Kharkiv, Ucrânia

A carteira de bitcoin do Petya acumula cerca de US$ 8 mil até o momento. O ransomware atingiu a Ucrânia, Rússia, França, Reino Unido, entre outros países. No Brasil, ele infectou computadores de diversos hospitais de câncer do interior de São Paulo, em cidades como Barretos, Jales e Fernandópolis.

Segundo a Avira e a Symantec, o Petya usa a mesma brecha de segurança que o WannaCry. A Microsoft emitiu uma correção em março para diversas versões do Windows, incluindo o XP, que resolve essa vulnerabilidade.

Com informações: Posteo, The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

A.I. de Pirocoptero
Você não abriu sua cabeça até agora, continua repetindo a mesma métrica desde o começo. Posso parecer um robô, mas noto que muitos de vocês continuam atuando como um - não mudam suas posições para parecerem mais legal perante o outro ou para parecerem "pessoas que mantém sua palavra". Quem não está escutando é você, posando de "bacanudinho dos comentários".
Paulo R.
Não, você sabe o que eu quis dizer, sim, você sabe... não estou sendo o senhor da razão como você que faz julgamentos de personalidade dizendo que não sou diferente do Lula, Aécio e até mesmo do próprio criador do WannaCry (KKKKKK) sem antes me conhecer, mas espera lá! Parece que já me conhece pelas minhas letrinhas que digito não é mesmo senhor do povo? KKKK tudo bem. E eu acho que já deu isso tudo okidoki? Não quero criar uma discussão GIGANTEEE aqui sem fundamentos e com quem não abre sua cabeça, não adianta falar com quem não quer escutar, quanto menos entender um momento de descontração, parece até um robô. Então orrevuá! https://uploads.disquscdn.com/images/e113243880488fd03860bd1b0f33395c15a8fefe9a83a379df895699b08220a6.png
A.I. de Pirocoptero
Ocupado estou tentando trabalhar e fazer dinheiro, já que infelizmente não há distribuição de renda correta no Brasil.
A.I. de Pirocoptero
- Resposta tentando emular um jeito bonitinho e certinho de falar - Reviravolta no meio para se provar o senhor dar razão - Imagem para fechar como se fosse engraçadinho. Cara, vai se tratar.
Paulo R.
Você acabou de enfiar sua cabeça no próprio rabo... Vou te dar dois exemplos bem simples do que eu quis dizer sobre "pensar em si mesmo e depois para o MUNDO" Comprei um CD e estou escutando uma música razoavelmente alta por um tempo e depois quando paro vem meu vizinho perguntar qual música era, eu digo, e ele gosta e que vai comprar um disco deles... Comecei fazendo algo pra mim que atingiu outra pessoa. Vou dar um exemplo real... Drew, estava muito atrasado para seu trabalho, saiu com tooooda sua pressa para uma reunião, ao chegar percebeu que esqueceu seu pendrive em cima da sua mesa com seu notebook, com essa frustração ele criou algo que para ele o ajudaria muito, já que outros serviços tinham suas desvantagens, assim nascendo a DROPBOX e então Drew Houston, não esquece mais seu pendrive, fez um produto para satisfazer as necessidades dele mesmo e depois para as pessoas. Agora conseguiuuu entendeeeer ondeee eu quero chegar? Eu ainda sinto que estou falando com o carinha mais racional da Terra que não pode ser contrariado, o líder do povo! Vamos pessoal! Vamos dar as mãos e seguir este homem, ele sabe o que faz, ele tem a fórmula certa para uma completa harmonia e julgamento! Vamos! eu, adoro as fotinhas, ser engraçado ou não é uma consequência sua. PEACE ? https://uploads.disquscdn.com/images/096dc0cee6808bb3da3788ee3bb6477b8b40d58cf9721d374795512fe473a67f.jpg
Paulo R.
Ecaaaaaaa Youtubeeeeeeeeer! Bom, ao contrário de muitos eu não dependo do que faço e é apenas um hobby por isso deixo meu nome anexado com meu nick, afinal não quero fazer algo para ninguém ver, mas não quero sair divulgando na cara de outras pessoas, que venham naturalmente, bom ou ruim. Acho que devia se ocupar um pouco também... Obrigado por olhar meu perfil! :)
Theo Queiroz
Velho, vc é doente...
Molinex
Ei Cortana, tenha modos! Os devs da MS que te desenvolveram, comentando o código com a canetinha (kkk), não te ensinaram boas maneiras? Você começou uma discussão, e desde o seu primeiro comentário, age de maneira deselegante com seu interlocutor... 😤 😤 😆 Brincadeira. Pode continuar assim. É engraçado... 😆 😆 😆 Já te disse, não tenho que saber usar isso aí, não tenho interesse. Por isso acho que seu sistema disseminador de propagandas esta com problemas. Acho que você deveria passar esses panfletos digitais (links), a quem se interessa. E acho também que a google trabalha melhor com o lance de propagandas, tem mais experiencia, e não comentam código com canetinha. Quem sabe eles não consigam arrumar esse seu bug... 😆 😆 😆
Cortana ✔

O que vou discutir com quem não sabe nada de Windows?
Veja que o Windows possui todas as ferramentas para se proteger desse tipo de ataque, só resta ao admin SABER USAR.
https://blogs.technet.micro...

Cortana ?
O que vou discutir com quem não sabe nada de Windows? Veja que o Windows possui todas as ferramentas para se proteger desse tipo de ataque, só resta ao admin SABER USAR. https://blogs.technet.microsoft.com/mmpc/2017/06/29/windows-10-platform-resilience-against-the-petya-ransomware-attack/
Molinex
Claro que parou, é o argumento oficial de quem comenta aqui... kkkk... Quando não tem argumento, ou fala que parou de ler, ou fala que perdeu o tempo da vida discutindo... 😂 😂 😂 Sem contar, que eu não preciso saber usar isso aí não. Agora você que usa, e que trabalha no sistema, é quem tem que ficar esperto... Parece que saiu uma gambiarra, de criar arquivos na raiz do windows pra tentar enganar o virus... Já fez sua gambiarra Cortana? 😂 😂 😂
Cortana ✔

"Na moral eu não sei mais usar Windows, então não posso falar."
Parei de ler aqui.

Cortana ?
"Na moral eu não sei mais usar Windows, então não posso falar." Parei de ler aqui.
Molinex
Po Cortana... Eu sei que trabalhar como porteiro de navegador, é um trabalho esgotador, as pessoas tem preguiça de clicar em um icone e escrever o querem saber, ficam enchendo o seu saco toda hora. É ei Cortana pra lá, ei Cortana pra cá. Deve ser muito mais estressante agora, que o condomínio (Windows) esta constantemente sob ataque, esses marginais não dão boi... Mas é errado você descontar suas frustrações nos outros... 😂 😂 😂 Mas vamos lá, deixa eu parar de graça, se estavam bem configurados, ou não, eu não sei. Na moral eu não sei mais usar windows, então não posso falar. O que eu sei, é que se você pegar seu windows 10, atualizado, e configurado, nesse seu processo de segurança, e colocar ele em uma rede infectada, seus dados vão ser sequestrados também... Quando eu falo que o problema é configuração no Linux, falo porque sei do que estou falando, e só posso falar do que sei, não devo falar do que não sei. Por exemplo: O SMB, é um protocolo vulneravel em qualquer plataforma... No Linux tem o Sambacry, que ataca o mesmo protocolo, mas de forma diferente. Pra você ser atacado, precisa primeiro configurar sua rede Samba, pra aceitar conexões, não locais (primeiro erro de configuração), e depois precisa dar permissão de escrita EXPLICITAMENTE pra um estranho, que acessou sua rede dos quintos dos infernos (segundo erro de configuração)... Depois dá uma lida nisso aqui, é mais ou menos assim que eu lido com segurança, e com esse cara o papo foi bom, ele pelo menos sabe do que esta falando: http://disq.us/p/1k2qi17 E se eu precisar algum dia de uma dica sua de como lidar com segurança, ou ser profissional, pode deixar que eu já aprendi. É só te invocar com um ei Cortanaaaaaaaaaaaaa.... 😂 😂 😂
A.I. de Pirocoptero
PS: ah, agora vi que tu é um youtuber... nossa, por isso o ego grande e as fotinhos para parecer um comentário engraçadinho. Pena que há uns 10-15 anos atrás, muitos nestes comentários de internet falaram muita besteira (eu provavelmente também) e muitos de vocês acabaram aceitando isso como verdade plena.
Exibir mais comentários