O iOS 11 foi lançado em beta público esta semana, e uma de seus novos recursos envolve privacidade: uma barra de status azul vai aparecer quando um app estiver usando sua localização em segundo plano.

No iOS 11, o usuário tem três opções para compartilhar sua localização com um app: “Sempre”, “Nunca” e “Ao usar o aplicativo”. A barra azul alerta os usuários quando os aplicativos configurados para “Sempre” estiverem usando seu local.

Como nota o TechCrunch, esta será uma forma de descobrir quais apps estão usando o GPS, e quais fazem isto com muito mais frequência do que deveriam, o que pode ajudar a economizar bateria.

Alguns apps precisam do GPS quando estão fechados, como o Foursquare (para recomendar estabelecimentos próximos). Mas não é o caso, por exemplo, de um jogo com anúncios baseados em seu local.

O Uber, por sua vez, coleta sua localização até cinco minutos depois de o motorista terminar a viagem “para melhorar a experiência das viagens, o atendimento ao cliente e para aprimorar a segurança”. Com o iOS 11, será possível ficar de olho e impedir isso.

O Facebook também faz algo semelhante, detectando onde o usuário está mesmo que ele volte à tela inicial. Com essa mudança, mais pessoas estarão cientes disso e poderão ajustar o compartilhamento de local para “Ao usar o aplicativo” ou “Nunca”.

Você pode testar o iOS 11 se tiver um dispositivo compatível indo até o site do Apple Beta Software Program e seguindo as instruções. A versão final do sistema está prevista para setembro.

Com informações: TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tiago Celestino
O Waze tá ferrado.
Ramon Floriano
Sim! Para aplicativos que eu realmente quero usando a localização "sempre" a barra vai ficar o dia inteiro me incomodando mostrando uma informação que eu já sei.
João Cadidé
Vc já viu a Apple dar opção aos usuários pra alguma coisa? Ou é do jeito dela ou não é. Pra mim, isso é super invasivo e incomoda. O iOS 10 já tem o recurso de mostrar uma notificação na tela se um app tiver usando muito a localização em segundo plano, então pra que adicionar essa barra azul horrorosa? Preocupação com usabilidade zero.
CtbaBr©
Concordo, sendo opcional, perfeito!
Gaba
Algumas vezes voce quer que isso aconteça (como em aps de noticias ou whatsapp) -- nao estou falando de localizacao mas de segundo plano -- entao nao sou contra, apenas que tenhamos mais controle mesmo, como essa do iOS...
Ed
Exemplos famosos: Uber e Waze.
Diogo

Sim, e às vezes a notificação é tão rápida que não dá nem pra perceber (isso quando o ícone não é ignorado).

Diogo Nóbrega
Sim, e às vezes a notificação é tão rápida que não dá nem pra perceber (isso quando o ícone não é ignorado).
Diogo

Muito útil. Esperando essa função no Android 10.0 Queijadinha.
(ou em algum aplicativo via root)

Diogo Nóbrega
Muito útil. Esperando essa função no Android 10.0 Queijadinha. (ou em algum aplicativo via root)
Ed. Blake
Apps com acesso a recurso(s) em segundo plano e iniciando junto com o boot do sistema: Isso precisa ter melhor controle em todos os sistemas operacioais mobile atualmente.
Jorge Aguilar
Interessante! Não tinha notado que aparecia apenas em alguns apps!
Luiz Claudio Eudes Corrêa
Já existia mas alguns Apps só tinham a opção de sempre ou nunca, agora todos tem a opção de só localizar quando estiver com o App aberto na tela.
Jorge Aguilar
A opção "ao usar o aplicativo" já existia antes, não? Ou foi colocada na versão 10.3.3 beta (que é a que estava usando antes de instalar a 11, e já aparecia)?
Jefferson Rodrigues
E apps que iniciam quando o aparelho é ligado. O Maps faz isso.
Exibir mais comentários