Início » Computador » Como fazer backup do seu PC com Windows

Como fazer backup do seu PC com Windows

HD externo, OneDrive e outras opções são dicas para manter seu Windows 7, 8.1 ou 10 em dia

Por
30/06/2017 às 19h58
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Clique aqui para baixar o Office 365 agora mesmo direto do site da Microsoft. Essa é a maneira mais rápida de você ter o Office no seu computador, pois é possível baixar e instalar na mesma hora.

Já falamos no Tecnocast 024 a importância de manter varias opções de backup. O problema é que no Windows não há muitas soluções unificadas. Nós damos um jeito: veja abaixo algumas dicas para fazer um backup do seu computador.

Use a ferramenta de backup do Windows 10

Não há um Time Machine no Windows, mas isso não quer dizer que você vai ficar sem salvar suas coisas. No Windows 10, a Microsoft implementou uma solução parecida. Basta entrar em Configurações > Atualização e segurança > Backup. Clique em Adicionar uma unidade e selecione um HD externo ou um computador de rede para configurar o backup periódico.

Envie arquivos importantes para a nuvem

Além de ter um backup local, é bom você salvar seus arquivos na nuvem. Por restrições de espaço e internet, não dá pra você colocar tudo, então selecione cuidadosamente o que deve ser salvo. Eu costumo fazer backup dos documentos e fotos mais importantes no Dropbox, por causa da velocidade de sincronização do serviço. É recomendável que você faça uma pasta e crie vários atalhos ao longo do sistema para manter o backup instantâneo.

Não custa lembrar que no Office 365 você tem 1 TB grátis no OneDrive, armazenamento da própria Microsoft e que conversa muito bem com o Windows, para guardar seus arquivos.

Se quiser ajuda na escolha, indicamos aqui os melhores serviços de armazenamento na nuvem – e gratuitos! Se precisar de ajuda para escolher, veja o comparativo detalhado aqui com mais serviços ainda, que acabam oferecendo planos pagos.

Um HD externo é seu amigo

Se você não quiser usar um HD externo para fazer backup periódico do Windows, também pode usá-lo apenas para armazenar seus arquivos ou como um espelho de parte do seu Dropbox. Assim, seus arquivos ficam salvos no HD externo e na nuvem ao mesmo tempo.

Dá pra copiar fotos, documentos, instaladores de aplicativos (*.exe) e várias outras coisas para não precisar baixar tudo da nuvem novamente.

Use soluções mais profissionais

Se você está bem sério sobre não perder seus dados, pode recorrer a opções mais profissionais como o Crashplan. Ele salva seus arquivos tanto localmente quando na nuvem, além de permitir backup para outro computador da rede. E essa nuvem que eu mencionei é própria do serviço, com armazenamento ilimitado. Tudo bem, precisa pagar, mas se você tem dados muito importantes e não quer perdê-los de jeito nenhum, pode ser uma opção a se considerar.

office-365

Uma das vantagens de adquirir o Office 365 pelo site da Microsoft, é que você pode baixar os programas na mesma hora. Além disso você ganha 10% OFF se escolher o plano anual.

Clique aqui para baixar o Office 365 agora mesmo.