Início » Telecomunicações » As operadoras mais rápidas em 3G e 4G no Brasil

As operadoras mais rápidas em 3G e 4G no Brasil

Paulo Higa Por

A OpenSignal publicou uma versão atualizada do relatório que mostra a situação das operadoras móveis no Brasil. O estudo, feito com base em medições de 40,7 mil dispositivos, revela que a disponibilidade de sinal 4G aumentou no país e que a Claro continua na frente em velocidade de download, chegando a uma média de 29,21 Mb/s.

Todas as operadoras, com exceção da Vivo, aumentaram a velocidade de download no 4G em relação ao último relatório, de janeiro. Estas foram as empresas mais rápidas na rede móvel de quarta geração (entre parênteses, os valores do estudo anterior):

  1. Claro: 29,21 Mb/s (era 27,45 Mb/s)
  2. Vivo: 20,59 Mb/s (era 21,29 Mb/s)
  3. Oi: 15,27 Mb/s (era 14,61 Mb/s)
  4. TIM: 13,47 Mb/s (era 12,05 Mb/s)

No 3G, quem lidera em velocidade é a Nextel, que possui uma infraestrutura mais recente. Ela é seguida de perto pela Claro, que liderou no relatório anterior. Estas são as médias de download:

  1. Nextel: 4,61 Mb/s (era 2,26 Mb/s)
  2. Claro: 4,29 Mb/s (era 3,91 Mb/s)
  3. TIM: 4,03 Mb/s (era 3,46 Mb/s)
  4. Vivo: 3,3 Mb/s (era 3,39 Mb/s)
  5. Oi: 2,73 Mb/s (era 2,63 Mb/s)

Não há mais diferenças significativas na latência do 4G: as quatro grandes operadoras conseguem manter uma média entre 57 e 67 milissegundos, incluindo a Vivo, que costumava apresentar o tempo de resposta mais longo de todos. No 3G, a Nextel continua saindo na frente da concorrência (93 ms), enquanto a Oi fica na lanterna (138 ms).

Quanto o assunto é cobertura, TIM e Vivo ficaram muito à frente das outras, com 65,1% e 62,3% de disponibilidade de conexão 4G, respectivamente, contra 49,4% na Claro e 48,6% na Oi. A porcentagem indica o tempo em que os dispositivos testados permanecem no 4G, sem cair para uma rede de tecnologia anterior.

Leia mais: Qual operadora tem a melhor cobertura no Brasil?

É a primeira vez que uma operadora brasileira atinge mais de 60% de disponibilidade de 4G, mas ainda estamos bem atrás de outros países grandes, como Estados Unidos e Índia, onde a cobertura já passa de 80%. Na Coreia do Sul, que lidera o ranking, a população quase esqueceu o que é 3G: os aparelhos ficam 96,4% do tempo conectados ao LTE.

Como anda o 4G da sua operadora?

Mais sobre: , , , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Emanuel Schott
Já tentei usar, mas come bateria que é uma beleza. Talvez seja só no meu aparelho, mas tive que desinstalar.
Francisco Suaid Suaid
Então tem alguma coisa errada ai , pq eu era da claro e meu celular vivia no 3g mesmo eu tendo um plano 4g, e outra coisa quando eu estava em 4g o meu claro não chegava nem perto do que hoje tenho na Tim, resumindo não volto pra claro nunca mais.
Luciano Lima
Exato. Eu tenho sempre que fazer isso.
Marcus Vinícius
Se lembre de toda vez que não for mais utilizar os dados móveis tirar do automático e por no 3g ou 2g. Eu não tenho paciência de ficar ligando direto, daí já fica a dica. E olhe que moro perto de vc, na Bahia e tb dá esse mesmo problema por aqui.
Fausto Santos
Eu tenho VIVO onde moro em São José de Ribamar-MA o 4G e muito bom não tenho do que reclamar agora, depois de uma chuva forte com relâmpago a velocidade ficou lento mas ja normalizou. ?
Luciano Lima
Exato. Eu tenho que alterar a rede toda a vez que eu quero utilizar a internet do celular. Eu já questionei, via chamada, o motivo disso é a atendente se quer sabia que isso era possível e, após ver o meu histórico de consumo, eles retornaram o valor cobrado em dobro. Agora, o grande problema é fazer isso todo o fim do mês hahaha
Jeferson Fiuza
Sim, tenho certeza. Conheço bem sobre a rede da Porto Conecta. O core da rede é tudo da própria empresa. A Tim fornece apenas a parte de acesso.
Geson Paradzinski
Tem certeza disso? No contrato de prestação de serviços da Porto Conecta está escrito que todo o suporte e toda a infraestrutura de redes de voz e dados são fornecidos pela TIM Celular S.A., enquanto a Porto Conecta define só os planos de serviço. Dá uma olhadinha lá...
Jeferson Fiuza
Mas não é apenas o sinal que influência na velocidade. A Porto Conecta usa apernas a parte de acesso da Tim (as antenas).
Geson Paradzinski
Porto Conecta usa a rede da TIM. Já deve estar contabilizada no cálculo da Open.
Geson Paradzinski
Saí da Vivo há 6 meses e fui para a Claro. Graças a Deus, não tenho do que reclamar. O serviço é muito melhor aqui no Rio Grande do Sul, sem falar na economia. Na Vivo, pelo plano que eu tenho na Claro, eu pagava R$279,99, e na Claro pago R$119,99. Não tem mais cabimento ficar na Vivo, que tem o serviço mais caro de todos e a internet só perdendo velocidade e qualidade. Outro detalhe:o 4G da Claro dá um banho naquela carroça que a Vivo chama de 4G. Sem falar nas ligações a vontade pra qualquer operadora, coisa que na Vivo não existe. Vivo nunca mais!
Jeferson Fiuza
Cadê a Porto Conecta?
Alex Siqueira
Cobertura da TIM realmente boa e a velocidade também boa, nada surpreendente. Entrega algo descente. Olha que ainda uso a Porto Conecta, que usa como acesso a TIM. Funcionando muito bem. A melhor parte para voz é a feature de VoWIFI (Wifi-Calling) da Porto. Excelente, sinal de voz em qualquer Wi-Fi.
Felipe Silva
Deixa eu reformular, como tu obteve os dados de banda (3, 7, 28), e largura de canal (em MHz).
evefavretto
Eu...usei o app do Speedtest?
Felipe Silva
Como tu obteve esses dados de banda e largura? Queria estudar um pouco mais sobre 4G, mas tem pouco material na Internet sobre como tá sendo implementado no Brasil, então seria interessante partir para testes próprios.
Marcus Vinícius
Também tive esse problema, só mudo para o 4g quando for utilizar fora de ?. Quando não uso, deixo no 3g para não ter o crédito roubado. Quando liguei na central para relatar o problema, a atendente não quis estornar, sem mais, nem menos abri uma reclamação na Anatel e me ressarciram em dobro.
Jefferson Rodrigues
Eu sei disso. O cara falou que só chega a receber 1MB. Bem abaixo do que ela promete.
Wellington Gabriel de Borba
Agora que o ego de alguma operadora é massageada pelo Open Signal, pode ter certeza que elas vão dizer que os critérios estão corretos. Na hora que a mesma aferidora fala que o sinal no Brasil é instável, todas desdenha e falam que ela não sabe de nada.
? david
Em SP Vivo é bem melhor
Aldevany Hugo
Oi Jefferson, tudo bem? Os 5MB são valores praticados como limite e não mínimo.
Ricardo
Então a gente fica entre maior cobertura e velocidade? Bah, é uma pena, de qualquer forma estou usando Tim pela cobertura e a promoção do Denzer, muito boa!
Paulo Higa
Corrigido!
Miguel Martins
a TIM tb tem disso aqui na minha cidade (Barbalha-CE). tem vezes que boa parte do dia todos os clientes ficam sem sinal. fora os problemas nas ligações onde você tem que tentar umas quatro vezes pra conseguir completar uma chamada pra outros números TIM.
Gustavo73
Não posso reclamar da Vivo aqui no Rio de Janeiro. A velocidade é boa com picos impressionantes a noite. Mas os preços. O meu plano com 3GB 100min e etc já beirava os 160 reais. E já tinha passado do inviável. Liguei para lá ia mudar para um plano controle. Fala daqui e dali. Por um ano um plano com 3,5gb(1gb são bônus) e 60 min caiu para 89 reais. Usei meus pontos (que ultimamente não serviram para nada. E ganhei um desconto de 50 reais na conta por 12 meses. No final estou pagando 39 reais nada mal. https://uploads.disquscdn.com/images/21e15f444f5d6c0c8fd2ed547b033fcb0e13c3fea7c01249f3b3eef755a81513.png https://uploads.disquscdn.com/images/88fd3572e0814cc3afb47f573929606d0dd34fed0d7f460c61f95ca430387331.png
iamyourfather - your mom likes
Acabei de testar e fiz 37,59Mb de download e 20,26Mb de upload no Tim Beta. São Paulo - Capital.
Alexandre Hagihara
Epa, a Vivo aumentou ou não a média de velocidade? Na matéria diz: "Vivo: 20,59 Mb/s (era 21,29 Mb/s)"
Jacques
Latência da tim aqui no 4G chega fácil nos 25ms aqui em Amparo-SP, velocidade é os ~10mbps de sempre que eles liberam. O triste é que a rede dá problema com uma frequência bem elevada, coisa que não acontecia uns 3 anos atrás, ou é parte da rede que cai, basicamente a antena que dá sinal pra minha casa, ou a cidade inteira fica instável, as vezes a rede 4G simplesmente não funciona ou funciona parcial, tipo alguns minutos depois para de receber dados. Porém quando tá normal chega a ser melhor que as conexão de banda larga fixa aqui da cidade.
Percy The Black
São Paulo no Tatuapé a Claro não tem cobertura 4G, que vacilo mano, lugar tem logo dois shoppings e não tem um fucking 4G da Claro.
Cleber N
Engraçado pois troquei meu Vivo pela Claro aqui em São Paulo Capital e a diferença é notavel, pois a Vivo é MUITO superior a Claro. Pelo menos comigo. Enquanto a média da Vivo era de 30Mb, o da Claro é de 15Mb sem falar da taxa de 2Mb de upload contra 10Mb da Vivo. Resumindo. Comigo em São Paulo a Vivo é MUITO superior a todas as outras.
Yago G. Oliveira
Bem isso mesmo.. Mas continuo a pregar a ideia, mais vale a infraestrutura utilizada do que ser operadora mesquinha.
Nicolas Gleiser
onde eu moro que é bem afastado bate em média 8mb na região central fica melhor
Marvels
Mesma coisa comigo, estava na oi, fui para vivo agora na Tim. A Tim só fica 4G, nas outras operadoras ficava muito no 3G tb. Raramente vejo a Tim 4G, muito raramente mesmo
Lucas Ribeiro
Acabei de fazer, deu 6/3 aqui. Só que tipo, economicamente a TIM é a única viável para mim.
Jackson Ferreira
A Claro aqui no mesmo Bairro de Fátima onde estou agora funciona mais ou menos em uns 35mb pelo Speed Test. :P
Felix Bahêa
A tim tem grandes pacote no tim beta, mas a velocidade da Internet é ruim. A claro é a que tem melhor velocidade e ainda funciona o 4G+
evefavretto
Tem um bom motivo: capacidade. Redes capazes de mais velocidades tem mais capacidade, cabe mais gente, são mais eficientes, congestionam menos. E custam menos, algo que interessa pra você também.
evefavretto
Pessoal reclama de tudo. Se o 4G tá rápido, é por que vai gastar franquia, se tá lerdo... por que tá lerdo, se tem pouca franquia...duh, se tem muita franquia, por que vai congestionar a rede ou por que não vai ter como gastar e etc etc.
evefavretto
A Claro realmente tem (pelo menos pra uma rede móvel) uma latência excelente, até no HSPA+. Daqui do RS pra servidores do Speedtest.net em SP(que é aonde creio eu estar o gateway da Claro) costuma ficar na casa dos 50ms. Outra coisa que deve estar ajudando, agora as velocidades da Claro, é que ela não tá economizando espectro em Banda 3(1800Mhz). Uma cidade aqui perto recém recebeu 4G na faixa e tem 10Mhz, não míseros 5 como a Vivo e a TIM costumam fazer em cidades menores. E eu acho que a Nextel devia ser mencionada no estudo, mas não ranqueada, por que ela não tem a cobertura nacional que as outras tem.
Jefferson Rodrigues
Denuncie a Anatel. A TIM promete 5MB, no 4G. Tá muito abaixo do prometido.
Yago G. Oliveira
Houve um tempo em que eu reclamava da franquia. Hoje não, o problema mesmo é o preço.
Lucas Ribeiro
no 4G.
JEFF
Deveriam aumentar para 100MB a franquia mínima no plano de 0,99/dia. No bairro em que eu moro só chega o 3G da Vivo e muito mal o da Claro. Oi apenas 2G e TIM nem sinal tem.
Yago G. Oliveira
No meu caso onde a TIM usa as torres da Oi, é muito estranho essa limitação da rede. Se é a base, poderia ofertar a velocidade maior.
Jefferson Rodrigues
No 3G?
Jefferson Rodrigues
Mas a TIM só promete 5MB, no 4G. É só ver nos contratos dos planos dela. A OI é a mesma coisa.
Rafael Oliveira
Troquei da Oi pra Tim recentemente e a diferença é notável. Eu não sabia o que era 4G quando usava Oi, agora com a Tim fico quase o tempo todo no 4G no percurso casa-trabalho-faculdade. Só caio mesmo quando tô no metrô.
Luciano Lima
Eu possuo home office e só ligo a rede de dados do celular quando tenho que ir a campo coletar dados. Fora que reuniões com clientes também ocorrem em local com Wi-Fi. Sobre o LTE- ou o VoLTE, vou ter que pesquisar mais sobre isso. Grato pela dica ?
Diego F. Duarte
Cara serio... Eu acho bizarro esse problema, e pelo q li ele so acontece no NE. De qqr forma, vc ja usaria a internet de qqr forma, nao? Entao acho q n faz diferenca. No caso talvez desabilitando o LTE-A ou o VoLTE no seu aparelho deve resolver esse prb.
Diego F. Duarte
Senhores, uma dica: Querem colaborar com esse indice ae, derrubando ele em areas ruins, ou melhorando em areas boas? Installem o APP da Opensignal e habilitem a verificacao de cobertura e estabilidade de rede. O app permite ver em tempo real um preview da cobertura da sua regiao em um mapa inclusive, e bem maneiro.
Weller Santibanez
Se não tiver essa foto do Higa falando sobre internet móvel não é o Higa.
Guilherme Alexandre
Tenho um chip da Oi e um da TIM (Beta) e aqui em SP Capital ambas possuem cobertura 4G muito parecida, principalmente porque elas compartilham antenas (a Oi usa as da TIM) mas a TIM tem cobertura melhor em ambientes fechados por conta da frequência 1800mhz que a Oi ainda não usa. Na velocidade a Oi parede ter algum tipo de limitação na casa dos 15-17Mb, nunca passa disso, na TIM depende muito do local e horário, durante a noite principalmente a velocidade chega a míseros 5-7mb.
Lucas Ribeiro
Rapaz, em FOR (bairro de Fátima) eu tô sofrendo com algo entre 128kbps e 1mbps nos horários que há congestionamento.
Bruno
aqui em natal eu uso tim. pega em 90% dos locais de boa. já usei vivo também e a cobertura achei igualmente boa.
Luciano Lima
Eu sou TIM BETA e usuário do plano Diário e isso leva-me a desativar o 4G e deixar no 3G porque, no 4G, há um teste automático de conexão, normalmente de madrugada, em que o chip da Tim realiza como forma de verificar se existe conexão de voz. Se eu deixasse no 4G, todo dia teria uma cobrança de 70 centavos (será R$ 1,30 em agosto ?), mesmo quando não faço chamada, envio SMS ou acesso a internet.
Arley Martins
TIM e VIVO em SP aonde uso tem cobertura 4G ótimo dentro da cidade. A vivo tem muita velocidade no 4G em relação a TIM e notei uma cobertura mais ampla, porem uso mais a TIM devido o preço que pago. Cada um tem que usar o que pega no lugar aonde ficam a maior parte do tempo. Muito bom saber que as operadoras estão melhorando os serviços.
Luciano Lima
Em meu Estado, apenas a capital, Aracaju, e RM possuem sinal 4G. TODOS os outros municípios não possuem cobertura 4G, sendo que a maioria deles só tem 2G!
David Diniz
4G da claro aqui em São Paulo definitivamente NÃO PRESTA! Comprei um Sim card para ver como anda o serviço e nossa que PORCARIA.
Daniel Lobo
De que adianta velocidade alta, com pacotes com quantidades pífias. A velocidade só vai fazer seu pacote de dados acabar mais rápido.
João Cagnoni
Aqui na região de Osasco e Pinheiros na zona oeste de SP, onde eu resido e trabalho, notei que o sinal da Claro normalmente é mais abrangente, porém tenho conseguido uma cobertura 4G melhor com a Tim. De maneira geral, a Tim tem sido melhor para o meu uso.