A OpenSignal publicou uma versão atualizada do relatório que mostra a situação das operadoras móveis no Brasil. O estudo, feito com base em medições de 40,7 mil dispositivos, revela que a disponibilidade de sinal 4G aumentou no país e que a Claro continua na frente em velocidade de download, chegando a uma média de 29,21 Mb/s.

Todas as operadoras, com exceção da Vivo, aumentaram a velocidade de download no 4G em relação ao último relatório, de janeiro. Estas foram as empresas mais rápidas na rede móvel de quarta geração (entre parênteses, os valores do estudo anterior):

  1. Claro: 29,21 Mb/s (era 27,45 Mb/s)
  2. Vivo: 20,59 Mb/s (era 21,29 Mb/s)
  3. Oi: 15,27 Mb/s (era 14,61 Mb/s)
  4. TIM: 13,47 Mb/s (era 12,05 Mb/s)

No 3G, quem lidera em velocidade é a Nextel, que possui uma infraestrutura mais recente. Ela é seguida de perto pela Claro, que liderou no relatório anterior. Estas são as médias de download:

  1. Nextel: 4,61 Mb/s (era 2,26 Mb/s)
  2. Claro: 4,29 Mb/s (era 3,91 Mb/s)
  3. TIM: 4,03 Mb/s (era 3,46 Mb/s)
  4. Vivo: 3,3 Mb/s (era 3,39 Mb/s)
  5. Oi: 2,73 Mb/s (era 2,63 Mb/s)

Não há mais diferenças significativas na latência do 4G: as quatro grandes operadoras conseguem manter uma média entre 57 e 67 milissegundos, incluindo a Vivo, que costumava apresentar o tempo de resposta mais longo de todos. No 3G, a Nextel continua saindo na frente da concorrência (93 ms), enquanto a Oi fica na lanterna (138 ms).

Quanto o assunto é cobertura, TIM e Vivo ficaram muito à frente das outras, com 65,1% e 62,3% de disponibilidade de conexão 4G, respectivamente, contra 49,4% na Claro e 48,6% na Oi. A porcentagem indica o tempo em que os dispositivos testados permanecem no 4G, sem cair para uma rede de tecnologia anterior.

Leia mais: Qual operadora tem a melhor cobertura no Brasil?

É a primeira vez que uma operadora brasileira atinge mais de 60% de disponibilidade de 4G, mas ainda estamos bem atrás de outros países grandes, como Estados Unidos e Índia, onde a cobertura já passa de 80%. Na Coreia do Sul, que lidera o ranking, a população quase esqueceu o que é 3G: os aparelhos ficam 96,4% do tempo conectados ao LTE.

Como anda o 4G da sua operadora?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Márcia Broering

Onde eu moro a Claro e melhor em Sinal. A vivo tem lugares que vc tem que ficar subindo em cima de árvore procurando Sinal.
Mas mesmo sendo melhor em sinal a Claro, continua sendo caro para contratar um plano isso é em geral, todas as operadoras.

Porto Velho

Já tentei usar, mas come bateria que é uma beleza. Talvez seja só no meu aparelho, mas tive que desinstalar.

Emanuel Schott
Já tentei usar, mas come bateria que é uma beleza. Talvez seja só no meu aparelho, mas tive que desinstalar.
Francisco Suaid Suaid
Então tem alguma coisa errada ai , pq eu era da claro e meu celular vivia no 3g mesmo eu tendo um plano 4g, e outra coisa quando eu estava em 4g o meu claro não chegava nem perto do que hoje tenho na Tim, resumindo não volto pra claro nunca mais.
Luciano

Exato. Eu tenho sempre que fazer isso.

Luciano Lima
Exato. Eu tenho sempre que fazer isso.
Marcus Vinícius
Se lembre de toda vez que não for mais utilizar os dados móveis tirar do automático e por no 3g ou 2g. Eu não tenho paciência de ficar ligando direto, daí já fica a dica. E olhe que moro perto de vc, na Bahia e tb dá esse mesmo problema por aqui.
Fausto Santos
Eu tenho VIVO onde moro em São José de Ribamar-MA o 4G e muito bom não tenho do que reclamar agora, depois de uma chuva forte com relâmpago a velocidade ficou lento mas ja normalizou. ?
Luciano

Exato. Eu tenho que alterar a rede toda a vez que eu quero utilizar a internet do celular. Eu já questionei, via chamada, o motivo disso é a atendente se quer sabia que isso era possível e, após ver o meu histórico de consumo, eles retornaram o valor cobrado em dobro. Agora, o grande problema é fazer isso todo o fim do mês hahaha

Luciano Lima
Exato. Eu tenho que alterar a rede toda a vez que eu quero utilizar a internet do celular. Eu já questionei, via chamada, o motivo disso é a atendente se quer sabia que isso era possível e, após ver o meu histórico de consumo, eles retornaram o valor cobrado em dobro. Agora, o grande problema é fazer isso todo o fim do mês hahaha
Jeferson Fiuza
Sim, tenho certeza. Conheço bem sobre a rede da Porto Conecta. O core da rede é tudo da própria empresa. A Tim fornece apenas a parte de acesso.
Geson Paradzinski
Tem certeza disso? No contrato de prestação de serviços da Porto Conecta está escrito que todo o suporte e toda a infraestrutura de redes de voz e dados são fornecidos pela TIM Celular S.A., enquanto a Porto Conecta define só os planos de serviço. Dá uma olhadinha lá...
Jeferson Fiuza
Mas não é apenas o sinal que influência na velocidade. A Porto Conecta usa apernas a parte de acesso da Tim (as antenas).
Geson Paradzinski
Porto Conecta usa a rede da TIM. Já deve estar contabilizada no cálculo da Open.
Geson Paradzinski
Saí da Vivo há 6 meses e fui para a Claro. Graças a Deus, não tenho do que reclamar. O serviço é muito melhor aqui no Rio Grande do Sul, sem falar na economia. Na Vivo, pelo plano que eu tenho na Claro, eu pagava R$279,99, e na Claro pago R$119,99. Não tem mais cabimento ficar na Vivo, que tem o serviço mais caro de todos e a internet só perdendo velocidade e qualidade. Outro detalhe:o 4G da Claro dá um banho naquela carroça que a Vivo chama de 4G. Sem falar nas ligações a vontade pra qualquer operadora, coisa que na Vivo não existe. Vivo nunca mais!
Exibir mais comentários