O WhatsApp avisou há algum tempo que iria encerrar o suporte a várias plataformas no final de 2016. Depois, a empresa decidiu manter o app em alguns celulares antigos até 30 de junho de 2017 — isto é, hoje. Bem, ela adiou o prazo mais uma vez.

A equipe de suporte do WhatsApp detalha no FAQ as novas datas em que não será mais possível usar o aplicativo:

  • BlackBerry OS e BlackBerry 10: após o dia 31 de dezembro de 2017
  • Windows Phone 8.0 e anterior: após o dia 31 de dezembro de 2017
  • Nokia S40: após o dia 31 de dezembro de 2018
  • Android 2.3.7 e anterior: após o dia 1º de fevereiro de 2020

O WhatsApp avisa que o serviço continuará ativo nessas plataformas, mas “alguns dos recursos poderão parar de funcionar a qualquer momento”, porque o aplicativo não receberá mais atualizações. Por sua vez, o app para Nokia Symbian S60 para de funcionar hoje (30 de junho).

A empresa recomenda que você “troque seu aparelho por um mais atual”, e avisa que não é possível transferir seu histórico de conversas entre plataformas diferentes, mas há como salvá-lo e enviá-lo por e-mail — basta seguir essas instruções.

Este mês, a associação Proteste notificou o WhatsApp, alegando que a suspensão do serviço em aparelhos antigos fere o Código de Defesa do Consumidor. O artigo 39, inciso 9º, proíbe “recusar a venda de bens ou a prestação de serviços, diretamente a quem se disponha a adquiri-los mediante pronto pagamento, ressalvados os casos de intermediação regulados em leis especiais”. A empresa não se manifestou.

O WhatsApp tem mais de 1,2 bilhão de usuários no mundo, e mais de 120 milhões no Brasil.

Com informações: WhatsApp, Folha.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados