Comparativo: Moto G5 ou LG K10 Novo, qual é melhor?

Quem é o melhor? Veja quem ganha o confronto entre LG K10 Novo e Moto G5 em uma batalha entre dois smartphones populares

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 4 meses
Moto G5 x LG K10 Novo (Imagem: Tecnoblog)

O mercado de smartphones de até R$ 1.000 é o que faz mais sucesso no Brasil. Nessa categoria, dois aparelhos estão bastante populares entre o público: o Moto G5 e o LG K10 Novo (2017). Eles disputam os mesmos consumidores, oferecendo boas combinações de hardware sem cobrar muito caro por isso. Mas qual é melhor? Colocamos os dois à prova.

Design: Moto G5

Quem leva a melhor no design, especialmente pela qualidade de construção, é o Moto G5. Enquanto a LG apostou no plástico com bordas cromadas no K10 Novo, o aparelho da Motorola já vem com acabamento em alumínio, uma característica pouco comum na faixa de preço.

Moto G5 - câmera

Além disso, a Motorola adotou soluções de design melhores que os da LG: o alto-falante é na frente, não na traseira, evitando que o som seja obstruído quando o smartphone está sobre uma superfície; o botão liga/desliga, por estar na lateral, é acessível a qualquer momento; e a tampa traseira não acumula marcas de dedo com tanta facilidade.

Tela: Moto G5

Enquanto a tela do Moto G5 é IPS de 5 polegadas com resolução de 1920×1080 pixels, o LG K10 Novo vem com display maior, de 5,3 polegadas, também com painel IPS, mas resolução de 1280×720 pixels. A diferença de tamanho, contraste ou brilho entre os dois não é muito significativa, e ambos são boas opções para consumir conteúdo. Mas a Motorola se sai melhor pela definição: são 441 ppi, contra 277 ppi no K10 Novo.

Câmera: Moto G5

Moto G5 e K10 Novo têm câmeras traseiras de 13 megapixels e frontais de 5 megapixels. Há uma pequena vantagem para a Motorola na abertura da lente, que é maior em ambos os lados, o que teoricamente permite fazer registros melhores em condições de baixa iluminação ou cenários noturnos.

Foto feita com o Moto G5
Foto tirada com o Moto G5
Foto tirada com o K10 Novo

Na prática, a vantagem da Motorola também se manifesta. O K10 Novo se atrapalha no foco com mais frequência e tira fotos com menor nível de detalhes em boas condições de iluminação. À noite, a câmera da LG tira fotos com mais ruído e sofre com perda de saturação, gerando imagens com um aspecto “lavado”.

Software: Moto G5

Não é novidade que preferimos o software mais limpo da Motorola, sem aplicativos desnecessários pré-instalados. As poucas interferências no Moto G5 adicionam recursos úteis no dia a dia, como os conhecidos gestos para ativar a lanterna ou abrir a câmera, além do Moto Tela, que mostra o relógio e prévias de notificações enquanto o aparelho está em Stand-by.

LG K10 e Moto G5
Software do Moto G5 (à esquerda) e K10 Novo (à direita)

A Motorola também leva vantagem pelo histórico de atualizações mais rápidas no Android, que adicionam recursos e corrigem falhas de segurança. A LG costuma demorar mais para liberar novas versões ou, no caso de aparelhos mais simples, não lança uma atualização oficial.

Desempenho: Moto G5

Os dois estão quase empatados, mas o Moto G5 leva uma pequena vantagem no desempenho gráfico: a Adreno 505 tem mais poder que a Mali-T860MP2 do K10 Novo, o que pode fazer a diferença para quem joga. E, embora o smartphone da LG tenha um processador da MediaTek com clock maior (oito núcleos de 1,5 GHz, contra 1,4 GHz do Snapdragon 430 no Motorola), o número não se reflete nos testes.

A boa notícia é que ambos têm 32 GB de armazenamento interno, capacidade suficiente para atender boa parte dos usuários sem necessidade de comprar um cartão de memória. Se precisar, ambos são expansíveis.

Bateria: empate

LG K10 e Moto G5

Nos nossos testes, Moto G5 e K10 Novo obtiveram resultados semelhantes de autonomia; não há um vencedor claro aqui. A diferença na capacidade da bateria é pequena (2.800 mAh no Moto G5 e 2.700 mAh no K10 Novo). O principal fator de interferência é a tela, que é maior no LG, mas possui resolução menor, o que acaba exigindo menos do hardware nas animações.

Conectividade: empate

Por ter um chip atualizado, o Moto G5 traz uma versão mais recente do Bluetooth (4.2, contra 4.1 no K10 Novo), mas as diferenças param por aí. Ambos suportam dois chips, têm conexão 4G em todas as frequências brasileiras (700, 1.800 e 2.600 MHz), Wi-Fi 802.11n e rádio FM. Nenhum possui NFC e, portanto, não suportam o Android Pay.

Recursos adicionais: Moto G5

Entre as características que não foram contempladas nos quesitos anteriores, não tem como não falar do leitor de impressões digitais do Moto G5, que torna o desbloqueio mais prático e mantém seus dados seguros. A pior parte é que a versão internacional do K10 Novo tem o sensor biométrico, mas, por algum motivo, a LG decidiu removê-lo no mercado brasileiro. Por isso, a Motorola leva um ponto a mais aqui.

Qual é melhor?

Por 6 a 1, o Moto G5 é o vencedor do comparativo. Em relação ao K10 Novo, o smartphone da Motorola traz um hardware atualizado, uma tela com definição melhor, um design melhor trabalhado, uma câmera que tira fotos superiores e fecha o pacote com um leitor de impressões digitais.

Receba mais sobre Moto G5 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados