Sony voltará a produzir discos de vinil pela primeira vez desde 1989

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 6 dias

A Sony decidiu voltar a fabricar discos de vinil depois de notar o aumento nas vendas dos bolachões. Eles serão fabricados na província de Shizuoka, no Japão, pela primeira vez em quase trinta anos: a empresa havia parado de produzi-los em 1989, quando os CDs, que caminhavam para o sétimo ano de vida, já eram adotados massivamente.

Até que demorou: enquanto as vendas de CDs (e até músicas digitais) caem devido à migração dos usuários para os serviços de streaming, os vinis estão cada vez mais populares. Segundo o The Guardian, as vendas globais dos LPs chegarão a US$ 1 bilhão em 2017. Além disso, no Reino Unido, as gravadoras estão ganhando mais dinheiro com vinil do que com streaming bancado por anúncios, como o Spotify Free.

Segundo o jornal Nikkei, os primeiros novos vinis da Sony serão produzidos a partir de março de 2018 e incluirão “canções antigas populares, principalmente músicas japonesas que a Sony detém os direitos, bem como os álbuns de sucesso mais recentes”. Só no Japão foram vendidos 799 mil discos de vinil em 2016, oito vezes mais (!) que em 2010.

O aumento da popularidade dos vinis é uma tendência mundial: a produção está sendo modernizada para dar conta da demanda, já que o processo de fabricação ainda é demorado. No Brasil, uma fábrica está sendo construída na zona oeste de São Paulo e terá capacidade prevista de 140 mil discos por mês.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados