Início » Telecomunicações » TIM ativa 4G de 700 MHz em sete capitais

TIM ativa 4G de 700 MHz em sete capitais

Paulo Higa Por

Sete capitais brasileiras estão recebendo o 4G da TIM na frequência de 700 MHz: Recife (PE), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Natal (RN), Macapá (AP), Rio Branco (AC) e Boa Vista (RR). A operadora já havia ativado a nova rede em Brasília (DF), Campo Grande (MS) e em outras cidades nas quais já houve o desligamento do sinal de TV analógica.

A frequência de 700 MHz traz maior penetração de sinal, o que melhora a recepção em ambientes internos. A TIM afirma que, nas cidades de Fortaleza e Recife, a cobertura indoor de 4G deverá aumentar de 50% para mais de 95%. Na capital federal, onde a nova faixa foi ativada em abril, o tráfego dos usuários no 4G aumentou 60% em menos de um mês.

Outra vantagem do 4G de 700 MHz é que, justamente por oferecer melhor cobertura interna, a TIM vai oferecer em breve o VoLTE, que utiliza o 4G para fazer chamadas telefônicas — atualmente, quando você recebe uma ligação, o celular derruba a conexão para 2G ou 3G. Nem todos os aparelhos com 4G suportam VoLTE, mas ultimamente a tecnologia tem aparecido em smartphones abaixo dos mil reais.

Ao Tecnoblog, a TIM informa que já está utilizando agregação de três frequências (700, 1.800 e 2.600 MHz) em duas cidades: Rio Verde (GO) e Fernando de Noronha (PE). Com mais espectro disponível, a capacidade da rede aumenta, e a velocidade da conexão também.

Atualizado em 3 de julho de 2017 para incluir Boa Vista (RR) na lista de cidades com 4G de 700 MHz.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Mocci

Eu acho esses planos pré atuais, em especial de Claro e Tim, super OK. O que falta hoje é plano Controle decente. Concorrentes a altura do "Tim Beta", que você tenha boa Internet com R$ 50 mensais.

Thiago Mocci

Não. É um incremento.

Só quem tem que se preocupar com esse tipo de coisa é quem nem 3G tem no celular, ou seja, uma parcela ínfima de gente (não que não sejam importantes, mas só aqueles aparelhos bem antigos mesmo e que já estão na hora de serem trocados, que com o refarming pesado dos últimos anos em breve vão sofrer).

Thiago Mocci

A Tim devia parar de "Beta" e oficializar essas franquias maiores nos planos padrões. O pré com 2 GB por semana a R$ 9,99, na minha visão, já tá beleza. Tem que melhorar esses Controles que são beeeem ruins, pra uma opção com 10 GB e outra com 20 GB.

No Pós, podia

Fábio Prates Rocha
Vitória-ES nada, tirando a OI pra mim que não é operadora (pelo menos aqui, de tão péssimo), a TIM consegue ser a pior. Basta entrar em qualquer edificio e o sinal desaparece.
Brendo Marinho
Demorei pra responder porque tinha coisas pra fazer no meu celular, mais importantes que usar 1GB por semana. Sobre o uso: e daí que uso muito? A Constituição me garante acesso à informação e liberdade para fazer o que quiser, desde que não interrompa a liberdade alheia. No meu ponto de vista, 1GB por semana limita a maioria das pessoas a só consumir aquilo que seu 1GB baixam. Fora isso, todos os apps tem acesso ilimitado e baixam o que quiser. Não tenho nenhum motivo pra bloquear o acesso deles. Respondido?
Josafá Mesquita
Não, amigão, sou somente Beta normal.
Lairton Gomes
tem como enviar convites?
Josafá Mesquita
Lairton, foi naquela época q a Tim estava liberando o Tim Beta pra todo mundo.
Lairton Gomes
como vc conseguiu entrar no tim beta?
Jefferson Rodrigues
Vamos aguardar!
xmL2512
Na verdade, a TIM tá espancando as outras operadoras no quesito de plano justo para os clientes... acredito eu que ela fará a mesma coisa, mas não com 144p....
Jefferson Rodrigues
Conhecendo bem essas operadoras é bem capaz de oferecer somente para assistir a 144p. ???
xmL2512
HAHAHAHA! Não acredito que seja depois de décadas não, mas que ainda vai demorar um bom tempo, ahhhh, isso vai! Com toda certeza pelo menos uns 3 a 5 anos...
Jefferson Rodrigues
Me parece que é essa operadora americana que oferece planos com internet ilimitada para assistir vídeos até 480p. Vi no Android Police. Acho que a TIM será a primeira a oferecer esse modelo por aqui, mas depois de décadas, é claro! Kkkk
xmL2512
Na verdade ela já tem essa proposta em projeto sim, de funcionar igual a AT&T nos EUA, mas ela está primeiramente angariando fundos de investimentos para oferecer mais serviços complementares pelo mesmo valor, e aí sim depois oferecer um serviço mais "ilimitado".
Exibir mais comentários