Alguns compradores do OnePlus 5 estão reclamando de um efeito estranho na tela, batizado de jelly scrolling. Em determinadas situações, ao rolar um conteúdo, como uma página da web, o display mostra uma animação “gelatinosa”, esticando e condensando os itens de forma anormal. A possível causa do problema é bizarra: a tela do smartphone está montada de ponta-cabeça.

Este vídeo mostra o efeito:

É como se você estivesse rolando a tela com o smartphone submerso na água ou algo parecido. Não é uma falha grave, mas foi suficiente para que alguns dos primeiros compradores devolvessem o aparelho até que o problema fosse “solucionado” (o que não deve acontecer).

O processo de descoberta da causa foi curioso. Primeiro, usuários do Reddit notaram que era possível simular o efeito gelatinoso em outros aparelhos que estivessem de ponta-cabeça. Depois, o XDA Developers encontrou uma linha no código-fonte do kernel que tinha a função de girar todos os conteúdos da tela em 180 graus — reforçando que a OnePlus “deliberadamente escolheu inverter o painel”.

Por fim, outro usuário do Reddit desmontou o OnePlus 5 e mostrou que, de fato, a tela está instalada em uma posição invertida em relação ao OnePlus 3T, que utiliza o mesmo modelo de painel AMOLED. O local que abrigava o conector da tela no antecessor agora está próximo aos sensores de imagem da câmera dupla do OnePlus 5.

A OnePlus confirmou que “recebeu relatos de um pequeno número de usuários dizendo que às vezes eles notam um sutil efeito visual no scroll”, mas que isso é “natural”.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

William
Vcs reclamaram tanto que apos att não tem mais este efeito, tbm os novos op5 já não estão vindo assim. Ou seja, defeito na tela? Acho que não, já que o msm foi corrigido com att. Sendo assim, ou era bug ou era efeito de transição! No então o mesmo esta com bug onde se vc ligar para 911 ele simplesmente reinicia.
Remildo
Nossa que problema... Por favor, o aparelho é excelente e nem considero isso um defeito
Ivan
Tá mas qual o problema de estar invertido
Washington Marques
Eu achei até legal.
Cobalto
Isso é natural (se a tela estiver de cabeça pra baixo).
Vitor Aleksandr
Meu Deus velho eles tao querendo destruir a marca HUAHUAHUAHAUAHAUHAUAHAUAHUHAAU
Will

Testei aqui no meu redmi 2 pro com Lineage OS e isso não ocorre

Weller Santibanez
Testei aqui no meu redmi 2 pro com Lineage OS e isso não ocorre
João Castello
Procura pelo Huawei P10 cara. Fiquei interessado
Mario Junior ?????????
Vocês não viram foi nada, ainda: http://boards.4chan.org/g/thread/61189536 Tem um compilado de bizarrices nessa thread no /g/ sobre o "iPhonePlus 5".
Rodrigo Sena
Só é natural, depois que a merda está feita rsrsrsr
Henrique Alves
Tem o mi note 3 que deve ser anuncioado mes que vem tbm =D
Matheus
Não tem nada a ver com outra coisa senão o direcionamento dos pixels da tela. Uma tela de celular é construída para ser vista em uma certa faixa de inclinação. Tudo que ver fora dessa faixa, está sujeito a alteração de cores e outros tipos de aberrações... Até a refração influencia. É por isso que poucos smartphones permitem que a tela seja girada completamente (porque não tem utilidade e essas coisas acontecem)
Antônio Vinícius Duarte
Habilitei a rotação 180º no G4 Play e acontece isso também, só que não tanto.
avinicius

Habilitei a rotação 180º no G4 Play e acontece isso também, só que não tanto.

Exibir mais comentários