Início » Mobile » Como fazer ligações via Wi-Fi no iPhone e Android

Como fazer ligações via Wi-Fi no iPhone e Android

Wi-Fi Calling liberado por Vivo, Claro e outras operadoras permite telefonar mesmo sem sinal de celular

Por
03/07/2017 às 13h58
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Estar sem sinal de celular não significa que é impossível usar seu smartphone para fazer ligações e trocar SMS. Se você estiver conectado a uma rede Wi-Fi com smartphone compatível e for cliente de uma operadora que ofereça o serviço, pode fazer ligações pela rede no Android ou iPhone.

Qual a vantagem?

Há várias vantagens para ativar o recurso:

  • Se você mora em uma área de sombra de cobertura móvel, mas possui banda larga disponível, consegue fazer ligações;
  • Ao viajar para uma cidade onde não há cobertura de celular, pode usar uma rede Wi-Fi e fazer ligações;
  • Ao viajar para o exterior, pode usar uma rede Wi-Fi e fazer ligações sem pagar fortunas de roaming internacional;
  • As chamadas tendem a ter melhor qualidade e completam com maior rapidez, embora isso dependa da velocidade e qualidade da conexão Wi-Fi.

Quem pode usar?

Atualmente, três operadoras brasileiras disponibilizam o Wi-Fi Calling: Claro, Vivo e Porto Seguro Conecta. A função é gratuita em todas elas, e está disponível para todos os clientes da Vivo e Porto Seguro Conecta e clientes pós-pagos da Claro.

Além disso, o aparelho também precisa suportar a função. Veja a compatibilidade por cada operadora:

  • Claro: Samsung Galaxy S7, S7 Edge, S8, Galaxy S8+, iPhone 5c, 5s, 6, 6 Plus, 6s, 6s Plus, SE, 7 e 7 Plus
  • Vivo: Samsung Galaxy S7 e S7 Edge, iPhone 5c, 5s, 6, 6 Plus, 6s, 6s Plus, SE, 7 e 7 Plus
  • Porto Seguro Conecta: Samsung Galaxy A7 2016, A7 2017, A5 2017, J7 Prime, J7 Metal, J7, J5 Metal, J5, J2 Prime, J2, S6, S7, S7 Edge, LG G5, Moto G5

Adicionalmente, a Vivo disponibiliza um app chamado TU Go para dispositivos iOS, Android e Windows Phone. Ele traz os benefícios do Wi-Fi Calling para qualquer smartphone, sendo possível inclusive usar dados móveis para efetuar ligações e trocar mensagens.

Como ativar?

A ativação é bem simples. Com o software do seu smartphone atualizado, siga os seguintes passos:

iPhone

Vá em Ajustes > Telefone > Ligações Wi-Fi e ativar a opção Ligações Wi-Fi Neste iPhone. Clique em Ativar novamente e pronto.

Para identificar se você usará o Wi-Fi Calling, basta verificar se o nome da operadora alterou para “Vivo TU Go” (clientes Vivo) ou “Claro Wifi” (clientes Claro).

Android

Vá em Configurações > Chamada Wi-Fi e ativar a opção.

Para identificar se você usará o Wi-Fi Calling, basta verificar se aparecerá um ícone de ligações Wi-Fi próximo ao indicador de conexão na barra de status. Clientes Vivo visualizam um ícone escrito “Vivo TU Go”.

Quanto custa?

O serviço do Wi-Fi Calling é gratuito em todas as operadoras, mas é importante lembrar que as chamadas são tarifadas conforme o seu plano, como se você estivesse em sua área de registro.

Se seu plano possui ligações ilimitadas, não há com o que se preocupar. Caso tenha franquia de minutos para outras operadoras, as ligações para outras operadoras serão descontadas do seu plano.

Se você estiver viajando, pode ligar para pessoas da sua área de registro original sem medo das cobranças de roaming. No entanto, se você estiver em roaming nacional e for discar para um número da área em que você se encontra atualmente, pagará tarifa interurbana. Nesse caso, é bom desligar o Wi-Fi e completar a chamada através da rede tradicional.

Alguns exemplos:

  1. Você tem uma linha de São Paulo (DDD 11), está viajando no Rio de Janeiro (DDD 21) e quer ligar para outra pessoa de São Paulo (DDD 11): contará como ligação local via Wi-Fi Calling, enquanto é considerado interurbano pela rede tradicional. Melhor usar as Ligações Wi-Fi.
  2. Você tem uma linha de São Paulo (DDD 11), está viajando no Rio de Janeiro (DDD 21) e quer ligar para outra pessoa do próprio Rio de Janeiro (DDD 21): contará como ligação interurbana no Wi-Fi Calling, enquanto é considerado ligação local pela rede tradicional. Melhor desligar o Wi-Fi e usar a rede tradicional.
  3. Você tem uma linha de São Paulo (DDD 11) e está em Miami, nos Estados Unidos, e quer ligar para outra pessoa de São Paulo (DDD 11): contará como ligação local via Wi-Fi Calling, enquanto é considerado roaming internacional usando a rede tradicional. Melhor usar as Ligações Wi-Fi.
  • Michel Da Silva Florencio

    Tenho claro pós pago e até agora meu S7 Edge não foi habilitado. Quando liguei para a Claro, a atendente ficou 20 min para me dizer que ativou, mas ela mal sabia que “negócio” era o wifi calling.

    • Victor Hugo

      Entre no http://chat.claro.com.br e peça para ativarem o Aprovisionamento WiFi/VoLTE, Não esqueça de anotar o protocolo

    • Marcelo Filadelfo

      Michel: conseguiu resolver o problema? Solicitei o serviço, ele está ativo na minha linha, mas ainda não funciona. A Claro disse que está tudo ok e nada mais pode fazer. Detalhe: com o chip da Porto Conecta funciona normalmente.