Você acaba de atualizar um app, não encontra nenhuma mudança visível nele e, então, decide olhar na Play Store para descobrir as novidades. Aí vem o aborrecimento: não é uma tarefa das mais práticas encontrar essas informações. Mas isso começou a mudar. Uma atualização recente na loja vai te dar acesso rápido aos changelogs dos aplicativos.

Hoje, se você quiser descobrir as novidades trazidas por um update, precisa entrar na página do aplicativo na Play Store. Em muitos casos, a descrição é tão vaga (o app do Twitter é um belo exemplo) que você precisa acessar o site do desenvolvedor para saber o que mudou.

Vai ser assim a partir de agora: ao acessar a lista de apps com atualizações disponíveis, você apenas precisará clicar na seta que aponta para baixo para ter acesso às descrições das novidades. Uma mudança simples, mas deverás útil.

Play Store - changelogs

O objetivo da mudança é trazer mais transparência à loja, é óbvio. Mas não depende só do Google: vale lembrar que os desenvolvedores são responsáveis por fornecer os changelogs. Na prática, nada mudará se as informações dadas por muitos deles continuarem sendo vagas. A expectativa, porém, é a de que essa “preguiça” diminua com a atualização.

A novidade faz parte da versão 8.0 do app da Play Store. Como de hábito, o Google está liberando essa versão gradativamente. Se você ainda não recebeu o update com a mudança, só precisa esperar mais um pouco.

Com informações: 9to5Google

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vitor Mikaelson
Também prefiro o jeito do WP, pois é possível colocar praticamente todo o menu em baixo (pois os três potinhos ficam em baixo). Um ótimo exemplo é o app de mapas do W10M.
John Smith
Penso que existem soluções melhores, como a adotada no W10M, por exemplo. Esse elemento de design da Apple é extremamente ultrapassado; esses botões ícone + texto estão ali embaixo desde o primeiro iPhone...
Keaton
Ué? Que problema tu viu no GBoard? Ele funciona tranquilo até num Moto E 2015.
Vitor Mikaelson
Como os celulares ficaram maiores, era inevitável fugir.
BassVix
Sério que o GBoard é tão ruim assim em relação ao SwitfKey? Eu comprei o SwiftKey há muito anos atrás, quando tive que passar - maus bocados - com um iCoisa vi que a melhor opção era o GBoard (SwitfKey do iOS é um troço todo capado, era de se esperar). Quando - graças a Deus - voltei para o Android resolvi dar uma chance par ao GBoard e não tenho visto necessidade em voltar para o SK. O que está tão melhor assim no SK?
John Smith
Sério que vão copiar na cara dura esse aspecto do iOS? Esse design de elementos visuais em apps obrigatoriamente terem ícone + texto é muito feio.
Marsupial radical
Bah, nunca notei isso com o SwiftKey, e uso diariamente... Sobre o Greenify, comasim deixou de hibernar? Era pra isso que ele servia desde o início?! Oo É tipo o Telegram deixar de ser enviar mensagens de texto, ou o facebook começar a ser bom. Que sem sentido.
Baidu feat MC Brinquedo
O SwiftKey começou com um bug besta de sugestão de palavras. Antigamente você ia escrevendo e ele tentava adivinhar a palavra seguinte, agora ele só faz isso se você tocar na palavra que acabou de escrever. Ou seja, estragaram o app em 90%. O Greenify deixou de hibernar apps em uso (segundo plano) automaticamente, logo perdeu 50% da sua utilidade (pra mim), sorte que consegui recuperar um apk antigo que funcionava legal. O Dev é até bacana, tenta explicar como o novo modo funciona, mas a maioria dos leigos nunca irão entendender.
Vitor Mikaelson
Essas são as novas guidelines do Material Design no Android. Não vai ter como fugir.
JN Marcos
Tenho atitude semelhante. Só não deixo automático para que não pegue os espaços no meu dispositivo, pois é pouco. Vou atualizando de pouco em pouco, vendo quais os apps são mais importantes para mim. Os menos importantes, que já estão em desuso, vou deixando pra lá, até ver se excluo ou atualizo. Mas também não me preocupo com changelog.
andrefbr
O Spotify é exatamente assim.
Leandro Amaral
Pessoal tem que parar de achar que atualização significa nova feature, a maioria das vezes é realmente correções e melhorias. Eu como desenvolvedor fico muito incomodado com isso.
John Smith
"Updates in this version: Bugfixes and new features".
John Smith
Eu parei de atualizar o YouTube só por causa da mudança na interface que distanciou ele do Android e aproximou do iOS... (sério).
BassVix
Vamos lá, agora teremos uma área específica para aparecer: - "Melhorias". - "Correção de bugs". (colocando novos) rsrs
Exibir mais comentários