Início » Mobile » Mudança na Play Store vai permitir que você descubra rapidamente as novidades de cada app

Mudança na Play Store vai permitir que você descubra rapidamente as novidades de cada app

Por
20 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Você acaba de atualizar um app, não encontra nenhuma mudança visível nele e, então, decide olhar na Play Store para descobrir as novidades. Aí vem o aborrecimento: não é uma tarefa das mais práticas encontrar essas informações. Mas isso começou a mudar. Uma atualização recente na loja vai te dar acesso rápido aos changelogs dos aplicativos.

Hoje, se você quiser descobrir as novidades trazidas por um update, precisa entrar na página do aplicativo na Play Store. Em muitos casos, a descrição é tão vaga (o app do Twitter é um belo exemplo) que você precisa acessar o site do desenvolvedor para saber o que mudou.

Vai ser assim a partir de agora: ao acessar a lista de apps com atualizações disponíveis, você apenas precisará clicar na seta que aponta para baixo para ter acesso às descrições das novidades. Uma mudança simples, mas deverás útil.

Play Store - changelogs

O objetivo da mudança é trazer mais transparência à loja, é óbvio. Mas não depende só do Google: vale lembrar que os desenvolvedores são responsáveis por fornecer os changelogs. Na prática, nada mudará se as informações dadas por muitos deles continuarem sendo vagas. A expectativa, porém, é a de que essa “preguiça” diminua com a atualização.

A novidade faz parte da versão 8.0 do app da Play Store. Como de hábito, o Google está liberando essa versão gradativamente. Se você ainda não recebeu o update com a mudança, só precisa esperar mais um pouco.

Com informações: 9to5Google

  • Bruno Pinho

    Apesar de alguns detalhes incômodos, ainda acho a Play Store melhor que a App Store. A loja de aplicativos da Apple é uma verdadeira bagunça (na minha opinião).

  • LuizF

    Isso já tinha. Só q antes ficava ao entrar no app. Única mudança é q agora está no lado de fora. Então. É, nada muito grande!

  • Nesse exato momento tenho mais de 30 apps pra atualizar, só não o faço por conta da falta de changelog. O mais interessante é que até o Google caga pra changelog.

    Dropbox é um deles: Aparece um update e no changelog tá descrito “Lançamos updates regularmente, mantenha seu app atualizado para receber nossas últimas novidades”. Pô, custa escrever ali o que está mudando?

    Isso é importante porque já deixei app atualizar automaticamente e me ferrei (oapp perdeu um recurso excelente).

    • Stark

      Também já perdi bons recursos em apps por conta de atualizações, mas prefiro deixar como automático na maioria. Se o app mudar para pior, vou atrás de uma versão mais antiga. Não é o ideal, mas como raramente ocorre, acho melhor do que ficar vendo o changelog de cada app.

      • JN Marcos

        Tenho atitude semelhante. Só não deixo automático para que não pegue os espaços no meu dispositivo, pois é pouco. Vou atualizando de pouco em pouco, vendo quais os apps são mais importantes para mim. Os menos importantes, que já estão em desuso, vou deixando pra lá, até ver se excluo ou atualizo. Mas também não me preocupo com changelog.

    • Diogo Nóbrega

      Sério que você não atualiza os apps só com medo de perder um recurso que você gosta? Só você passar a utilizar um app concorrente, simples.

      • O SwiftKey pra mim é sensacional, isso até a Microsoft comprar e acabar com o teclado. Deixava tudo no automático, até que um dia percebi que o teclado tinha ficado “burro”. Entrei na PlayStore e geral descendo o pau na Microsoft (atual dona) por conta do update ridículo (que perdura até hoje).

        Como esse teclado não tem concorrente (GBoard é uma aberração fora de cogitação), então tive que correr no apkmirror pra pegar a versão antiga. O mesmo quase aconteceu com o Greenify, cujo o dev cresceu o olho e começou a se vender, por sorte nessa época eu já havia desabilitado a opção de update automático.

        Na dúvida eu leio os changelogs (quando tem!) e decido se vale a pena ou não.

        • Divulga a versão boa aí, parça?

        • Marsupial radical

          Uso o SwiftKey há um booom tempo (comprei na época que ainda era pago) e nunca tive problemas com ele… O que deu?

          Outra, o que deu com o Greenify? já faz um tempo que parei de usar.

          • O SwiftKey começou com um bug besta de sugestão de palavras.
            Antigamente você ia escrevendo e ele tentava adivinhar a palavra seguinte, agora ele só faz isso se você tocar na palavra que acabou de escrever. Ou seja, estragaram o app em 90%.

            O Greenify deixou de hibernar apps em uso (segundo plano) automaticamente, logo perdeu 50% da sua utilidade (pra mim), sorte que consegui recuperar um apk antigo que funcionava legal. O Dev é até bacana, tenta explicar como o novo modo funciona, mas a maioria dos leigos nunca irão entendender.

          • Marsupial radical

            Bah, nunca notei isso com o SwiftKey, e uso diariamente…

            Sobre o Greenify, comasim deixou de hibernar? Era pra isso que ele servia desde o início?! Oo É tipo o Telegram deixar de ser enviar mensagens de texto, ou o facebook começar a ser bom.
            Que sem sentido.

        • BassVix

          Sério que o GBoard é tão ruim assim em relação ao SwitfKey?

          Eu comprei o SwiftKey há muito anos atrás, quando tive que passar – maus bocados – com um iCoisa vi que a melhor opção era o GBoard (SwitfKey do iOS é um troço todo capado, era de se esperar).
          Quando – graças a Deus – voltei para o Android resolvi dar uma chance par ao GBoard e não tenho visto necessidade em voltar para o SK.

          O que está tão melhor assim no SK?

        • Keaton

          Ué? Que problema tu viu no GBoard? Ele funciona tranquilo até num Moto E 2015.

      • John Smith

        Eu parei de atualizar o YouTube só por causa da mudança na interface que distanciou ele do Android e aproximou do iOS… (sério).

        • Essas são as novas guidelines do Material Design no Android. Não vai ter como fugir.

          • John Smith

            Sério que vão copiar na cara dura esse aspecto do iOS? Esse design de elementos visuais em apps obrigatoriamente terem ícone + texto é muito feio.

          • Como os celulares ficaram maiores, era inevitável fugir.

          • John Smith

            Penso que existem soluções melhores, como a adotada no W10M, por exemplo.

            Esse elemento de design da Apple é extremamente ultrapassado; esses botões ícone + texto estão ali embaixo desde o primeiro iPhone…

          • Também prefiro o jeito do WP, pois é possível colocar praticamente todo o menu em baixo (pois os três potinhos ficam em baixo). Um ótimo exemplo é o app de mapas do W10M.

    • Anayran Pinheiro

      Chega a ser irônico ler um comentário seu sobre se preocupar com segurança, hehehehehe!

    • ditom

      Não atualizo nada também.
      Mas é porque os 8GB do meu telefone são poucos mesmo… 🙂

    • andrefbr

      O Spotify é exatamente assim.

  • Jefferson Rodrigues

    Atualizei a Google play, e essa função sumiu.

  • Roberto

    não adianta nada se apps como Twitter, Facebook, Instagram e o próprio Google colocam uma descrição genérica que vale para todos os updates…

    • John Smith

      “Updates in this version: Bugfixes and new features”.

  • Eu odeio aqueles desenvolvedores que colocam no changelog apenas “Melhorias”. Nessa última atualização do Google Home (1.24.512) e YouTube (12.24.10) para iOS as propagandas agora são suportadas pelo Chromecast. Os espertinhos não colocaram isso no changelog pq senão ninguém iria atualizar.

  • Rafael Oliveira

    Minha fila de atualização tá gigantesca. Só atualizo quando o app para de funcionar e pede atualização ou quando não tenho nada pra fazer e vou dar uma navegada por lá pra saber se colocaram algo de relevante. Se começarem a colocar coisas nos changelogs talvez eu comece a atualizar com mais frequência.

  • Saulo Benigno

    Mas isso garante que Twitter, Facebook e outros façam uma descrição melhor?

    No iPhone já é assim como o Android vai ser e nada muda….

    Exemplos do iOS nos anexos , Outlook, Messenger , Uber, empresas diferentes e mesmo tipo de changelog, sempre assim. Deveria existir é regra para isso.

    https://uploads.disquscdn.com/images/848e35855b17a049080741ded9a0a501343b6ab3691cfc98c9a6e77eb5f828ce.png

    https://uploads.disquscdn.com/images/f79b7109c44095d812f80dcf87b4cc8a034d6d2f1edfffb78b76b458eb35f61c.png https://uploads.disquscdn.com/images/5b35ddac6abb1fe1820d3186309e8c6b6d9692991096939c15b93220b4b15a19.png

  • E quando que a Google (!) vai parar de por descriçõe genéricas que se repetem todo updade? “Novidade da versão” com changelog de 2008 (não só nos apps da Google, no caso).

    • É a primeira a dar mal exemplo e depois cobra isso dos Devs.

      O próprio YouTube passou anos e anos com a mesma descrição original de 1976. Só mudou o changelog tem pouco tempo, mas mesmo assim vem repetindo. Só atualizei o app porque começou a aparecer uma tela irritante me alertando da versão “muito desatualizada”.

  • Eduardo

    Pra depois ler algo tipo “Novas correções para deixar o app mais fiável e estável”

  • BassVix

    Vamos lá, agora teremos uma área específica para aparecer:

    – “Melhorias”.
    – “Correção de bugs”. (colocando novos)

    rsrs

  • Leandro Amaral

    Pessoal tem que parar de achar que atualização significa nova feature, a maioria das vezes é realmente correções e melhorias. Eu como desenvolvedor fico muito incomodado com isso.