Próximo iPhone terá sensor 3D para desbloqueio sem impressão digital

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 4 dias
iPhone 7

Rumores dizem que a próxima geração de iPhones terá três modelos. Além das versões atualizadas do iPhone 7 e 7 Plus, haverá um smartphone com tela OLED que ocupa quase toda a parte frontal — e ele deve vir com reconhecimento facial avançado.

Mark Gurman, que costuma adiantar detalhes confiáveis sobre a Apple, diz na Bloomberg que o sensor 3D ficaria localizado na parte frontal, e seria capaz de escanear seu rosto e desbloquear o aparelho “em poucas centenas de milissegundos”. Ele funcionaria até mesmo se o iPhone estiver deitado na mesa — não precisa ficar tão perto de você.

Como se trata de um sensor 3D, ele seria menos vulnerável a ser enganado por fotos (como é o caso do Galaxy S8). E aparentemente, esse sensor é mais seguro que o Touch ID porque captura mais dados que o leitor de impressões digitais.

Uma das fontes diz à Bloomberg que a Apple quer substituir o leitor de digitais pelo reconhecimento facial 3D, o que deixou alguns preocupados. Será mesmo que o próximo iPhone virá sem o Touch ID? Isso é meio improvável: a empresa vem adotando esse recurso em laptops graças à sua conveniência, e provavelmente não o retiraria de seu produto mais vendido.

Rumores diziam que a Apple estava tentando integrar o Touch ID na tela OLED, mas parece que ela não conseguiu. (A Samsung cogitou fazer isso no Galaxy S8, mas enfrentou dificuldades técnicas e teve que colocar o leitor de digitais na traseira.) Então onde está esse sensor: abaixo da tela, na traseira ou no botão liga/desliga? Teremos que esperar até setembro ou outubro para descobrir.

Os três novos iPhones terão um processador fabricado em processo de 10 nanômetros. Os sucessores do iPhone 7 e 7 Plus devem vir com tela LCD de 4,7 e 5,5 polegadas, mais o Touch ID — e sem o sensor 3D.

Com informações: Bloomberg, The Next Web, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados