Uma das coisas que mais me irritava quando comecei a usar o OS X, é o gerenciamento de janelas. Depois de usar Windows desde sempre, eu não conseguia me conformar com o fato de que o botão de fechar janela não encerrava o programa. Mas principalmente, eu não me conformei até hoje que o botão maximizar (ou zoom, como é chamado no Mac), não ajusta a janela à tela.

Com o passar do tempo, comecei a ver utilidade em fechar a janela sem encerrar o programa, mas reparei também, que por não poder maximizar as janelas do sistema, minha produtividade estava muito abaixo do habitual.

Várias janelas disputando a atenção do usuário.

Reza a lenda que o sistema todo foi baseado em leis de três filósofos. Segundo o que eles acreditam, este é o melhor modelo. Arte pura.

Me desculpem os filósofos -e a Apple-, mas a minha produtividade discorda. Este monte de janelas boiando na tela, chega a ser até bonitinho, mas a sensação é a mesma de ter um monte de pimpolhos implorando sua atenção, enquanto você está tentando programar PHP.

Maximizador de janelas tabajara

Depois de pesquisar um pouquinho no Google, encontrei um hack que prometia ser a solução ideal para o meu problema. Fiquei feliz em saber que eu não sou o único Mac OS chato do mundo, a desejar que a Apple adicione um botão Maximizar nas janelas.

Uma vez que você já possua um backup atual do seu sistema, basta seguir o processo abaixo.

O que você vai precisar:

  • SIMBL 0.8.2 (Download)
  • Stoplight 1.1 (Download)
  • Maximize script (Download)

Como fazer:

  1. Instale o pacote SIMBL;
  2. Deszipe o Stoplight, e mova o arquivo StoplightHack.bundle para [home]/Biblioteca/Application Support/SIMBL/plugins;
  3. Dê um duplo-clique no arquivo Stoplight.prefPane para instalá-lo;
  4. Em Preferências do Sistema/Stoplight, configure a opção Default Behaviors->Zoom para Fill Screen;
  5. Copie o arquivo Maximize.scpt para [home]/Biblioteca/Scripts;
  6. Em Preferências do Sistema/Acesso Universal, habilite a opção Ativar o acesso para dispositivos assistivos.

Reinicie o sistema, e as configurações devem estar funcionando perfeitamente. Se você é um usuário assíduo do QuickSilver, pode ainda configurar uma tecla de atalho para esta função.

Vale ressaltar que mesmo com o hack, nem todas as janelas podem ser maximizadas. Isto acontece pois alguns programas possuem um comportamento padrão para o botão de Zoom. No iTunes por exemplo, este botão faz com que ele se alterne entre o modo minimalístico, e o full.

O Finder é outro que não se ajustará à tela automaticamente, mas a boa notícia é que, agora que o script está instalado, uma vez que você o redimensione manualmente pela primeira vez, ele recordará a posição e tamanho da janela para sempre.

A dica de maximização foi retirada deste post, que é iniciado com a seguinte chamada: Maximize on Macs sucks.

Quem discorda?

Receba mais sobre macOS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thiago Mobilon

Thiago Mobilon

Founder & CEO

Começou a empreender aos 18 anos, fazendo manutenção de computadores e artes gráficas. Criou o Tecnoblog para ser uma espécie de laboratório, onde contaria as suas experiências com eletrônicos e, de quebra, poderia aprender sobre programação e servidores. No entanto o site cresceu rapidamente, se transformando em uma empresa de mídia digital.

Relacionados