Início » Computador » Como maximizar janelas no Mac OS X

Como maximizar janelas no Mac OS X

Thiago Mobilon Por

Uma das coisas que mais me irritava quando comecei a usar o OS X, é o gerenciamento de janelas. Depois de usar Windows desde sempre, eu não conseguia me conformar com o fato de que o botão de fechar janela não encerrava o programa. Mas principalmente, eu não me conformei até hoje que o botão maximizar (ou zoom, como é chamado no Mac), não ajusta a janela à tela.

Com o passar do tempo, comecei a ver utilidade em fechar a janela sem encerrar o programa, mas reparei também, que por não poder maximizar as janelas do sistema, minha produtividade estava muito abaixo do habitual.

Várias janelas disputando a atenção do usuário.

Reza a lenda que o sistema todo foi baseado em leis de três filósofos. Segundo o que eles acreditam, este é o melhor modelo. Arte pura.

Me desculpem os filósofos -e a Apple-, mas a minha produtividade discorda. Este monte de janelas boiando na tela, chega a ser até bonitinho, mas a sensação é a mesma de ter um monte de pimpolhos implorando sua atenção, enquanto você está tentando programar PHP.

Maximizador de janelas tabajara

Depois de pesquisar um pouquinho no Google, encontrei um hack que prometia ser a solução ideal para o meu problema. Fiquei feliz em saber que eu não sou o único Mac OS chato do mundo, a desejar que a Apple adicione um botão Maximizar nas janelas.

Uma vez que você já possua um backup atual do seu sistema, basta seguir o processo abaixo.

O que você vai precisar:

Como fazer:

  1. Instale o pacote SIMBL;
  2. Deszipe o Stoplight, e mova o arquivo StoplightHack.bundle para [home]/Biblioteca/Application Support/SIMBL/plugins;
  3. Dê um duplo-clique no arquivo Stoplight.prefPane para instalá-lo;
  4. Em Preferências do Sistema/Stoplight, configure a opção Default Behaviors->Zoom para Fill Screen;
  5. Copie o arquivo Maximize.scpt para [home]/Biblioteca/Scripts;
  6. Em Preferências do Sistema/Acesso Universal, habilite a opção Ativar o acesso para dispositivos assistivos.

Reinicie o sistema, e as configurações devem estar funcionando perfeitamente. Se você é um usuário assíduo do QuickSilver, pode ainda configurar uma tecla de atalho para esta função.

Vale ressaltar que mesmo com o hack, nem todas as janelas podem ser maximizadas. Isto acontece pois alguns programas possuem um comportamento padrão para o botão de Zoom. No iTunes por exemplo, este botão faz com que ele se alterne entre o modo minimalístico, e o full.

O Finder é outro que não se ajustará à tela automaticamente, mas a boa notícia é que, agora que o script está instalado, uma vez que você o redimensione manualmente pela primeira vez, ele recordará a posição e tamanho da janela para sempre.

A dica de maximização foi retirada deste post, que é iniciado com a seguinte chamada: Maximize on Macs sucks.

Quem discorda?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ailton Dias
Parabéns, gastou 14 mil em uma máquina pra rodar um sistema que um PC de uns 3 mil daria conta.
Cassio Guimaraes
Eu não tenho absolutamente nada contra a função Zoom do Mac OS X. Meu problema está na ausência da função maximizar. Por mim as janelas no Mac teriam 4 botões, entre eles o de maximizar. Cada pessoa é um mundo, e querer que todo mundo se adapte a essa filosofia de "apenas o espaço necessário" é forçar todo mundo a pensar igual. Eu fico com o Thiago Mobilon. Minha mente funciona melhor com 1 coisa grande apenas aparecendo na tela. (Tanto é que adoro usar o iPad). Isso é tão verdade para muitas pessoas que a Apple finalmente entendeu isso e criou a função Fullscreen nos aplicativos. Muito boa em vários casos, mas ainda não é a função maximizar, só pra não dar o braço a torcer! Full screen é legal, mas eu gosto de ter o Dock e a barra de tarefas sempre aparecendo. Ou seja, eu sempre vou querer maximizar janelas, e o fato de a Apple não colocar um botão pra isso vai me obrigar a sempre ter que fazê-lo manualmente ou improvisar alguma gambiarra dessas.
Robison Taffarel Fernandes
Samuel Arendt Acho que o meu problema foi uma mistura de "grana e falta conhecimento". Grana da minha parte, pois os produtos da Apple sempre foram sonhos de consumo, e realizar sonhos a maioria das vezes custa muita grana, e acabei me viciando no Windows. E falta de conhecimento, das empresas em que trabalhei que achavam que utilizar MAC era um luxo bobo, uma coisa de "descolado" e não uma ferramenta essencial no desenvolvimentos de nosso trabalho, pois na época havia um abismo colossal entre os sistemas operacionais, em um tempo muito antes das palavras: GEEK, NERD, REDES SOCIAIS e até mesmo INTERNET. Sim eu sou da Geração Pré-Internet.
Samuel Arendt
Trabalhei um tempo com Mac, juro que tentei mas não é para mim, rs. O mesmo problema, produtividade. Gostaria de ter um em casa para me divertir, um computador para a família, mas só. Mas, cada panela tem sua tampa.
Robison Taffarel Fernandes
Thiago, Show de bola, como usuário de MAC em casa e Windows no trabalho, não há como evitar a confusão de atalhos e clicks. Mas como cresci em um ambiente windows, desde o tempo do finado Windows 3.1, e me vejo apanhando na utilização do MAC. Trabalho como Projetista de Interfaces de Sistemas em uma empresa com mais de 1.500 funcionários, e em nossos momentos de ócio criativo a intermináveis discussões sobre a rivalidade MAC x Windows volta e meia é a pauta, e mesmo o mais ferrenho defensor da Apple há de concordar que há funcionalidades fenomenais no produto da Apple . Tento sempre personalizar ambas máquina para criar uma "interface híbrida", que eu sei é um sonho de consumo.
Ra439b7ia
Comprei mac faz uns 4 meses e me acostumei rapidao com ele... esse lance do maximizar nao me incomoda naum.. nem o fato de ter q encerrar o programa depois de fechar .. Acho mac bem melhor e mais facil que Windows.. alem de travar MUUITO menos (:
@iLex
Na verdade nao precisa do comand soh SHIFT + BOTÃO VERDE e vualaaaaaa a janela esta maximizada mais creio que a irritação do povo nao eh por isso e sim por nao poder simplesmente clicar duas vezes na aba pra que maximize x.X bom ainda nao tentei o hack explicado no começo do post mais vou tentar logo volto ae pra comentar...
Danielle
é só apertar command + shift+ botão verde "+"
Nero
Também me incomoda muito ter que ficar redimensionando as janelas toda hora na mão. Uso Windows 7 e Ubuntu 11.04 todos os dias. Essa interface Unity me chamou muito a atenção. Acho ela a melhor para se lidar com o sistema, seguido do Windows. Tentei usar um iMac durante três semanas para substituir as duas máquinas que eu uso paralelamente para trabalhar (C2D 2.9 Win 7 e DC 2.0 Ubuntu Linux) mas o iMac deixou muito a desejar!
Francisco
Isso já esta feito... to com windows no iMac... pra ter ideia, consegui um jeito de instalar o windows sem nem ter partiçao do mac na maquina. A maquina agora esta só com o windows mesmo.
Thássius Veloso
Francisco, sou da opinião de que o melhor sistema operacional é aquele que melhor atende as suas necessidades. No meu caso particular, uso uma combinação de OS X da Apple, Windows, iPod e até mesmo iPad. Cada um tem a sua função e todos me atendem de alguma forma — cumprem seus objetivos. Se você não conseguiu se acostumar ao jeito Apple de fazer as coisas, talvez seja melhor voltar ao seu Windows velho de guerra. A maioria dos usuários Apple diz que o sistema é melhor, mais fácil de usar etc. do que o Windows da Microsoft. Para algumas pessoas (como parece ser o seu caso) é justamente o oposto. Não fique frustrado por não conseguir usar o OS X. Coloque o Windows 7 na máquina e seja feliz. :)
Francisco
E... se eu falar que comprei um iMac (o mais top) de 27, com 8gb de ram, 2 hd´s (SSD para OS e outro hd de 1tb para arquivos) NA ESPERANÇA que iria conseguir usar isso... INFELISMENTE não consigo ver 1 motivo pra usar o OSx. Instalei até o Lion aqui, mesmo assim... DEUS ME LIVRE, não consigo aprender a usar isso... eu estou teimando, mas nao consigo. Resumindo... iMac novinho em folha com hd formatadinho e WINDOWS 7 nele. Agora sim... tenho meu PC bonito, e meu sistema operacional FACIL DE USAR. No meu WINDOWS (muita gente fala ruindows... pra mim é BOWINDOWS), alem de poder maximizar as janelas, eu ainda tenho a opção de apertar a tecla windows + seta e botar a janela no canto esquerdo ou direito... tecla windows mais seta pra cima maximizar, seta pra baixo desfazer maximizar... alem de que tecla windows + e Meu lindo e maravilhoso windows explorer... sem contar com todo o resto. Vejo varios sites com posts dizendo "10 motivos pra usar mac", mas nao vejo nenhum site dizendo "10 motivos pra não usar mac".. (talvez eu faça um site so pra isso). Uso PCs desde 1989... MS-DOS seco... vi o windows nascendo e uso ele desde então... do windows 1.0 até o windows 7... ACREDITO QUE SEJA IMPOSSIVEL CONSEGUIR ME ACOSTUMAR COM O OSx... (Pelo menos posso falar que tentei... até comprei um MAC pra isso). Alguem CONSEGUE me responder uma coisa simples? O que você pode fazer em um MAC que não consegue fazer no windows? RE: Não sei... acho que tudo que voce faz em um mac, voce também faz no windows! (Talvez seja ignorancia minha mas... até então é isso). Agora vamos ao contrario... O que voce faz no windows que não faz no mac? Acho que MAIS DE 1 MILHÃO DE COISAS. Acho que a cada software que existe pra mac, existem 1000 iguais (ou bem melhores) pra windows. Começando pelos jogos... a GRANDE MAIORIA ESMAGADORA, so existe pra windows. Muita gente fala que o mac é rapido. É CLARO QUE É RAPIDO, custa 10.000 reais, TEM QUE SER RAPIDO POH... monta um PC de 10.000 reais, bota windows 7 nele, vai ser tão rapido (ou mais rapido) que o mac. Virus? Meu windows não tem virus nem spyware... (Eu sei o que estou falando). NÃO ME VENHA COM ESSA DE QUE VIRUS SEJA O PRINCIPAL MOTIVO PARA USAR UM MAC... POR FAVOR! Alguem consegue me dar 1 BOM motivo pra usar meu MAC com o OS liXo ? (Por favor, apenas 1 motivo já basta).
Carlos
Caramba mas quanta babaquice desses mac maniacos. Dizer que nao precisa maximizar pq vc nao precisa eh puta balela. Ora a Apple agora decide o que eu preciso ou sou eu?
Marsden
Quem disse que o mac não maximiza janelas?!? basta instalar o BetterTouchTool (vc acha no link: http://boastr.net/ Com ele, vc configura o mac para maximizar, deixar na metade (direita, esquerda, acima, abaixo), ou 1/4 (superior esquerda e direita, inferior esquerda e direita), além de tantas outras opções (especialmente se vc tiver um magic mouse) Abraços.
Caio B
Odeio essa coisa de nao poder maximizar a tela no mac. aff
Exibir mais comentários