Início » Internet » Instagram quer acabar com os falsos influenciadores

Instagram quer acabar com os falsos influenciadores

Emerson Alecrim Por

Uma foto é publicada. Nos instantes seguintes, centenas de comentários surgem, milhares de likes aparecem. É a rotina dos tais influenciadores digitais no Instagram. Mas muitos deles não estão recebendo comentários e curtidas de verdade. Os perfis que usam truques para conseguir engajamento são tão numerosos que a rede social decidiu cortar o mal pela raiz.

Foto com smartphone - Imagem por Pixabay

Curtidas e, principalmente, comentários falsos são um problema sério para o Instagram por diversas razões, mas a principal delas, provavelmente, é a perda de confiabilidade que o serviço pode ter diante de anunciantes.

Esse mesmo problema também prejudica influenciadores legítimos. Há usuários que prometem atingir determinado nível de engajamento em campanhas publicitárias e, para corresponder à expectativa, recorrem a bots e aplicativos duvidosos. As capturas abaixo mostram um perfil legítimo (à esquerda) e um não tão legítimo assim. Os bots usam apenas emojis ou comentários vagos, como “awesome” e “nice”.

Influenciadores falsos

Os anunciantes já perceberam que, em muitos casos, os likes e comentários são falsos, ou seja, aquele engajamento todo não tem valor nenhum. Por conta disso, muitas marcas estão limitando ou mesmo deixando de realizar campanhas no Instagram.

A atividade fictícia também é uma forma de conseguir mais destaque: teoricamente, quanto mais curtidas e comentários uma publicação tiver, mais chances ela terá de aparecer com prioridade para os seguidores.

É praticamente impossível acabar com bots e perfis falsos, mas o Instagram quer pelo menos dificultar a vida dos usuários que jogam sujo. A primeira medida está sendo a de bloquear ou fechar serviços que prometem engajamento falso mediante pagamento, como Instagress, InstaPlus e PeerBoost.

Outro truque usado pelos trapaceiros é encher publicações e comentários com hashtags. As que forem identificadas como spam não serão mais visíveis na aba de pesquisa do serviço.

Com informações: The Next Web

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Renata Baptista Ferreira
Acho justo bloquear/fechar este tipo de serviço. Poderiam me tirar uma dúvida quanto a hashtag? Já aconteceu de eu publicar uma foto e esquecer de colocar alguma hashtag ou marcar localização. Se eu colocar depois da foto ter sido postada (mesmo tendo sido há uma semana atrás), funciona mesmo assim? Obrigada. Renata Baptista.
Divana Barbosa
Eu acho o Instagram uma das melhores redes sociais por causa das fotos. Amo fotografia e existem muitas fotos inspiradoras por lá... Além de acompanhar o Instahistories, já que não curti muito o Snapchat.
Joana Santos
Existem de facto muitas aplicações que permitem ganhar curtidas dessa maneira https://maislikes.net/aplicacoes-para-ganhar-curtidas se é justo ou não depende da sua forma de encarar as coisas , mas de facto ajuda muito a quem está começando com esse tipo de Marketing nas redes sociais.
Luiza Costa
Amo e tenho instagram, mas sinto muita falta e me cobro muito por um conteúdo que preste, por mais simples que seja,
yiye
Instagram = rede social de pessoas frívolas, egocêntricas, inseguras, carentes de atenção e que vivem de aparências.
Monstro Medieval
Eu gosto de fotografia, participo de várias redes assim.
Artur Benchimol
Pelo menos (ainda) temos como escolher no facebook.
Theo Queiroz
Eu uso só o stories, pra saber onde meus amigos/conhecidos estão no fds e as promoções e o que tá rolando nos bares e tal. Daí dá pra saber mais ou menos onde vale a pena ir num sábado a noite, hahaha. Mas esse é o meu uso, tem gente que vive para o instagram mesmo.
Cazalbé
Certa resposta!
Baidu feat MC Brinquedo
Nunca tive e já acho totalmente nosense.
Caio Castro
Na minha aba de pesquisa só aparece fotos de ferramentas, carros e relógios. Não tem essa parada de fitness e comida. Ele é personalizado com base nas curtidas que você dá nas fotos.
LekyChan
o facebook é igualzinho, pior que tenho que ficar mudando toda hora para "Mais Recentes" porque ele teima em querer me mostrar o feed na opção Principais histórias, e muitas vezes muda o tipo de minha visualização do nada quando estou vendo meu feed.
ochateador
Uma boa idéia seria forçar a verificação do e-mail e troca da senha de tempo em tempo.
Artur Benchimol
Depois que deixou de ser em ordem cronológica eu desinstalei o app, eu não quero ver porcaria, quero ver as fotos dos meus amigos quando tiver acontecendo alguma coisa... agora só aparece postagem de semanas atrás
Luiz Vitor Monteiro
O meu aparece maquiagem, DIY de qualquer coisa, spinners, desenhos e me mês. É basicamente o que eu faço no Instagram. Então é sim, de certa forma, personalizado.
Exibir mais comentários