Início » Web » Instagram quer acabar com os falsos influenciadores

Instagram quer acabar com os falsos influenciadores

Por
04/07/2017 às 16h14
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Uma foto é publicada. Nos instantes seguintes, centenas de comentários surgem, milhares de likes aparecem. É a rotina dos tais influenciadores digitais no Instagram. Mas muitos deles não estão recebendo comentários e curtidas de verdade. Os perfis que usam truques para conseguir engajamento são tão numerosos que a rede social decidiu cortar o mal pela raiz.

Foto com smartphone - Imagem por Pixabay

Curtidas e, principalmente, comentários falsos são um problema sério para o Instagram por diversas razões, mas a principal delas, provavelmente, é a perda de confiabilidade que o serviço pode ter diante de anunciantes.

Esse mesmo problema também prejudica influenciadores legítimos. Há usuários que prometem atingir determinado nível de engajamento em campanhas publicitárias e, para corresponder à expectativa, recorrem a bots e aplicativos duvidosos. As capturas abaixo mostram um perfil legítimo (à esquerda) e um não tão legítimo assim. Os bots usam apenas emojis ou comentários vagos, como “awesome” e “nice”.

Influenciadores falsos

Os anunciantes já perceberam que, em muitos casos, os likes e comentários são falsos, ou seja, aquele engajamento todo não tem valor nenhum. Por conta disso, muitas marcas estão limitando ou mesmo deixando de realizar campanhas no Instagram.

A atividade fictícia também é uma forma de conseguir mais destaque: teoricamente, quanto mais curtidas e comentários uma publicação tiver, mais chances ela terá de aparecer com prioridade para os seguidores.

É praticamente impossível acabar com bots e perfis falsos, mas o Instagram quer pelo menos dificultar a vida dos usuários que jogam sujo. A primeira medida está sendo a de bloquear ou fechar serviços que prometem engajamento falso mediante pagamento, como Instagress, InstaPlus e PeerBoost.

Outro truque usado pelos trapaceiros é encher publicações e comentários com hashtags. As que forem identificadas como spam não serão mais visíveis na aba de pesquisa do serviço.

Com informações: The Next Web

Mais sobre:
  • Trovalds

    Depois que descobriram as fazendas de likes não sei nem se essas medidas se tornariam efetivas de fato. PARTICULARMENTE eu criaria mecanismos que dessem relevância a perfis de usuários verificados. Se o influenciador recebe curtidas e comentários em sua maioria desse público seria de fato relevante. Claro, não é O método perfeito.

    Lembrando que eu não faço a mínima ideia de como todos os algoritmos funcionam na rede social (se é que o instagram pode ser classificado assim), enfim. Fiz apenas um exercício de imaginação do que eu faria.

    • É uma boa ideia, por sinal.

    • ochateador

      Uma boa idéia seria forçar a verificação do e-mail e troca da senha de tempo em tempo.

  • Maxnoob

    Me sinto tão saturado disso tudo. Stories, likes e afins…
    A galera deixa de fazer conteúdo relevante pra publicar o que dá mais like (falso ou não). Aquela aba de pesquisa do Instagram parece um câncer recheado de três coisas: comida, maquiagem e “fitness”.

    • Mas aba search reflete o que vc vê nos seus perfis / buscado. O meu e da minha esposa são bem diferentes.

      • Maxnoob

        A questão é que não sigo perfil assim. Só o pessoal que conheço, o que não tem assunto relativo aos temas sugeridos.

      • Luiz Vitor Monteiro

        O meu aparece maquiagem, DIY de qualquer coisa, spinners, desenhos e me mês. É basicamente o que eu faço no Instagram. Então é sim, de certa forma, personalizado.

    • Jefferson Rodrigues

      O que rola de tão interessante em uma rede só de fotos? Eu já experimentei e achei uma chatice.

      • Mércurie

        Também não achei sentido

      • Nunca tive e já acho totalmente nosense.

      • Theo Queiroz

        Eu uso só o stories, pra saber onde meus amigos/conhecidos estão no fds e as promoções e o que tá rolando nos bares e tal. Daí dá pra saber mais ou menos onde vale a pena ir num sábado a noite, hahaha. Mas esse é o meu uso, tem gente que vive para o instagram mesmo.

      • Monstro Medieval

        Eu gosto de fotografia, participo de várias redes assim.

      • Eu acho o Instagram uma das melhores redes sociais por causa das fotos. Amo fotografia e existem muitas fotos inspiradoras por lá… Além de acompanhar o Instahistories, já que não curti muito o Snapchat.

    • tuneman

      eu nem cheguei a embarcar nessas ondas.

    • Caio Castro

      Na minha aba de pesquisa só aparece fotos de ferramentas, carros e relógios. Não tem essa parada de fitness e comida. Ele é personalizado com base nas curtidas que você dá nas fotos.

      • Cazalbé

        Certa resposta!

  • She’s lost control

    Uso o Instagram mais pra seguir os meus ídolos, fora isso uso pra mais nada.

  • Que tal voltar a dar destaque a publicações legais na aba explore e ter um feed organico ao invés de só dar boost em publicações cheias de likes?

  • Artur Benchimol

    Depois que deixou de ser em ordem cronológica eu desinstalei o app, eu não quero ver porcaria, quero ver as fotos dos meus amigos quando tiver acontecendo alguma coisa… agora só aparece postagem de semanas atrás

    • LekyChan

      o facebook é igualzinho, pior que tenho que ficar mudando toda hora para “Mais Recentes” porque ele teima em querer me mostrar o feed na opção Principais histórias, e muitas vezes muda o tipo de minha visualização do nada quando estou vendo meu feed.

      • Artur Benchimol

        Pelo menos (ainda) temos como escolher no facebook.

  • yiye

    Instagram = rede social de pessoas frívolas, egocêntricas, inseguras, carentes de atenção e que vivem de aparências.

  • Amo e tenho instagram, mas sinto muita falta e me cobro muito por um conteúdo que preste, por mais simples que seja,

  • Joana Santos

    Existem de facto muitas aplicações que permitem ganhar curtidas dessa maneira https://maislikes.net/aplicacoes-para-ganhar-curtidas se é justo ou não depende da sua forma de encarar as coisas , mas de facto ajuda muito a quem está começando com esse tipo de Marketing nas redes sociais.

  • Renata Baptista Ferreira

    Acho justo bloquear/fechar este tipo de serviço.
    Poderiam me tirar uma dúvida quanto a hashtag? Já aconteceu de eu publicar uma foto e esquecer de colocar alguma hashtag ou marcar localização. Se eu colocar depois da foto ter sido postada (mesmo tendo sido há uma semana atrás), funciona mesmo assim?
    Obrigada.
    Renata Baptista.