Início » Mobile » Nokia e Zeiss voltam com parceria para câmeras de smartphones

Nokia e Zeiss voltam com parceria para câmeras de smartphones

Por
29 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Uma antiga parceria está de volta: Nokia e Zeiss fecharam um acordo para desenvolverem novas câmeras de smartphones. As duas já trabalharam juntas em diversos projetos, incluindo aparelhos com Symbian e Windows Phone lançados na última década.

As empresas ainda não revelam muitos detalhes da parceria, mas a Nokia lançou recentemente três smartphones básicos e intermediários com Android, conhecidos como Nokia 3, Nokia 5 e Nokia 6. Espera-se que o Nokia 8 (ou 9) seja apresentado em breve como um topo de linha e, portanto, tenha uma câmera melhor — uma parceria com a Zeiss vem muito a calhar nesse momento.

Lembra do Nokia 808 PureView?

A HMD Global, que detém os direitos da marca Nokia em celulares, informa em comunicado que o objetivo é “melhorar a qualidade da experiência de imagem em smartphones, abrangendo todo o ecossistema, desde software e serviços até a qualidade da tela e o design ótico”. A parceria vai “trazer de volta a marca Zeiss aos smartphones da Nokia”, segundo a empresa.

Vários celulares da Nokia foram lançados com lentes Carl Zeiss. Alguns dos mais icônicos para mim são o Nokia N95, que era o sonho de consumo de muita gente em 2007; o Nokia 808 PureView, que tinha flash de xenon e sensor de 41 megapixels (no meu review, ele foi descrito como uma câmera que fazia ligações); e o Lumia 1020, que elevou as câmeras de smartphones a um novo patamar em 2013. Quais você lembra?

Mais sobre: , ,
  • Trovalds

    Não é uma ideia que me apetece exatamente porque mesmo pra Carl Zeiss é impossível ultrapassar alguns limites da física. Apesar de que quando essa dupla chega ao mercado com um top eles praticamente determinam novos patamares a serem alcançados.

  • Anayran Pinheiro

    Se vier um Android com boa qualidade e software afinado, com uma câmera melhor que as do Samsung flagships, só quero pra ontem!

    • Eduardo Lemes

      Imagina um smart tipo o Oneplus com uma câmera do Lumia 1020… pqp, nem precisa dessas câmeras duplas…

  • Eduardo Lemes

    Tive um Lumia 1020, fazia fotos impecáveis, mesmo em ambientes com pouca luz, até mesmo quase sem luz…

    Uma pena que o sistema era Windows, não pelo sistema em si que era impecável também, mas pela falta de aplicativos e até mesmo a atualização deles… isso tornava o uso diário muito limitado, daí acabei retornando para o Android.

    Se a Nokia tivesse embarcado no Android naquela época, meu Deus, teríamos smarts sensacionais hoje e ela ainda seria relevante pro mercado…

  • Jônathas Arruda

    Só não nos esqueçamos de um pequeno detalhe: as patentes da Nokia, que tanto diferenciavam suas câmeras no mercado, foram vendidas à Microsoft, quando a Nokia se livrou do setor mobile. Com certeza teremos um produto diferenciado em termos de imagem, mas creio que nada a nível do 808/1020.

    • Eduardo Lemes

      É verdade… mas é dificil falar com certeza pq não da pra saber ao certo quais patentes ficaram com a Microsoft e as que ficaram com a Nokia. Como a MS não deu andamento na linha de 41mpx, pode ser que a Nokia tenha ficado com algumas dessas patentes, pois era uma tecnologia muito interessante e que de certa forma eram um diferencial para os smarts naquele momento…

    • A ms tem patentes da Nokia mas nao da zeiss. A lente continuara sendo zeiss, os aperfeiçoamentos de software podem ser refeitos, inclusive melhor

      • robson laranjeiras

        O problema é que seria um trabalho de P&D todo feito a partir do zero.

        A turma de TI diz que é muito difícil, hoje em dia, fazer um trabalho enorme (como esse) “sozinho”. Em vários pontos você vai acabar precisando usar um recurso patenteado por outrem.

        Como já foi dito, a parceria certamente é bem vinda, mas esperar algo no mesmo patamar em que estava antes, em curto/médio prazo, é esperar demais.

    • oisourenato

      Na verdade a MS não comprou nenhuma patente da Microsoft, o que ela comprou foi o licenciamento das patentes da Nokia.
      Um dos maiores lucros da Nokia são as patentes, em vários anúncios da Nokia e da MS mostrava que a MS licenciou as patentes. O problema é que teve blogs que divulgaram o contrário sem nem ao menos ler os comunicados oficiais por completo.

  • FABIO NEVES

    Boa jogada, porém, incluir uma Zeiss num smartphone não passa de marketing de qualidade.

  • Luís Felipe

    Resumidamente existiram duas empresas utilizam as lentes Carl Zeiss: Microsoft e HMD Global. Não esquecendo que a Microsoft ainda tem: PureView, Pure Motion HD+, Clear Black Display, Lumia Rich Recording (responsável pela captação de áudio em estéreo usando os 4 MICs SMD da HP OMNI Malcolm) e Glance Screen.

    • user unknown

      Meu entra no site da Zeiss e vc vai ver que ela faz lentes pra área medica, hospitalar, fotografia, etc, etc. Ai vc fala essa BOBAGEM que so duas empresas usam!?!?😳

      • Luís Felipe

        no ramo de smartphones existirá duas empresas utilizando as lentes carl zeiss. Isso se Apple não se interessar também…

      • Mario Junior ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

        Lente não é tudo em uma câmera, meu caro.

    • E daí ?

  • Cazalbé

    Tive o 1020… nada se compara a ela até hoje!

    • André Machado

      tb tive um, a câmera era realmente fora da casinha, com qualidade impressionante em qualquer situação… mas os apps eram uma merda, e o celular ficou lento e inutilizável… uma pena…

  • Josué Rolin

    amém, amém e amém!

  • Jack Silsan

    Bacana, mas não acho que isso vá diferenciar a Nokia das demais OEM’s Android. No máximo atenderá a um nicho

  • Lembro-me bem dos modelos lançados com Zeiss, especialmente o N95, bem avançado e com recursos que nenhum outro possuía na época.

    Essa parceria já é um primeiro passo pra garantir um diferencial no mercado, com maior qualidade de imagem e vídeo nos próximos modelos

  • Ednei P. de Melo

    Seguindo a “tendência” de ir contra as têndencias de mercado, em 2015 ralei para encontrar um Nokia Pureview 808. Comprei e o utilizo até hoje, apesar de estar com um sistema limitadíssimo, a bateria chega a durar 2 dias com a maior tranquilidade! E de 2009 a 2011, brinquei muito com o meu Nokia N95… &;-D

  • André Machado

    * Acho que faltou uma menção ao nokia N8 nesse artigo, celular espetacular, com flash xenon, câmera de 12mp, com uma qualidade absurda.

    Tive um lumia 1020, que celular foda que era quando peguei ele pela primeira vez, fluido, acabamento lindo, qualidade das fotos eram impecáveis, uma pena a microsoft ter descontinuado(?) a linha de celulares… e torço muito para que a Nokia volte com um android nos níveis de um lumia 1020….

  • Mickael Fernandes

    Peguei um 1020 recentemente só para a coleção, incrível como os resultados ainda são bons. Muito me alegra ver essa parceria.