De surpresa, a Microsoft liberou uma atualização para o aplicativo do OneDrive que impede a sincronização de arquivos em partições que não estejam formatadas em NTFS. A mudança gerou reclamações de usuários que, repentinamente, viram o serviço de nuvem parar de funcionar corretamente.

OneDrive

O maior problema é que a Microsoft não comunicou a mudança previamente aos usuários afetados. Nos últimos dias, eles passaram a ver uma mensagem informando que “o local onde você está tentando criar a pasta do OneDrive pertence a um drive com um sistema de arquivo não suportado”, como mostra o MakeUseOf.

É verdade que NTFS é o padrão do Windows há muito tempo, e você dificilmente terá um drive formatado em outro sistema de arquivos, mas a medida afeta especialmente quem sincronizava os dados do OneDrive em um disco externo com exFAT ou mesmo o velho FAT32, por exemplo.

Sem contar que a restrição também vale para o ReFS (Resilient File System), que foi lançado pela Microsoft no Windows Server 2012 e um dia pode substituir o NTFS. Eu usava o ReFS no Windows 10 para criar um pool de armazenamento — meu desktop tinha dois HDs internos pequenos (320 e 500 GB), e eu aproveitava o recurso para juntá-los em um único volume sem fazer RAID.

Ao OnMSFT, a Microsoft deu a entender que, na verdade, o fato do OneDrive ter funcionado em outros sistemas de arquivos até então era um acidente. “A Microsoft descobriu que uma mensagem de aviso que deveria existir estava faltando quando um usuário tentou armazenar sua pasta do OneDrive em um sistema de arquivos não-NTFS, o que foi imediatamente corrigido”.

A solução é reconfigurar o aplicativo, indicando uma nova pasta de sincronização ou convertendo a partição para NTFS. Se o drive estiver em FAT32, basta abrir o Prompt de Comando e digitar “convert letradaunidade: /fs:ntfs” para convertê-lo. Faça um backup antes.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fernando Martins
atualizei o OS hoje e meu onedrive parou. to puto. jeito eh pagar mais caro e migrar pro gdrive e nunca deu problema
Roberto Bittencourt
Tenho um pool ReFS de 3 x 2TB espelhado e simplesmente parou de funcionar o OneDrive. Agora só vai adiantar a minha migração pro Google Drive. O que adianta eles investirem num novo file system se a própria empresa o sabota. Que tremendo tiro no pé!
Junior Brasil
O estranho é que já rolaram algumas atualizações do OneDrive por aqui e não observei nenhuma mudança quanto ao funcionamento do OneDrive em meu MBP. Aguardar pra ver no que é que isso vai dar... se é que vai dar em alguma coisa...
Mario Junior ?????????
A MS só pode ser retardada. Tenha santa paciência! O Onedrive é um lixo se você quiser sincronizar as coisas pelo navegador. Agora vem com essa de não suportar o upload utilizando outros sistemas de arquivos, nem o próprio ReFS que pertence a ela mesma. Taquepariu! Por isso prefiro 1000x o Google Drive.
Jonas Rafael Rossatto
Parece que a galera da Microsoft esqueceu que também vendem pacote office+one drive pra Mac. São muito burros mesmo!
MJuliani
Comprei 4 na FastShop por R$49,90 cada e ativei todos de uma vez, fosse o preço cheio, não teria feito. Uso basicamente o Excel e o OneDrive para backup
Jonathan Nazareth
É, eu não tinha olhado essas opções. Valeu pela dica. Até imaginei o Chaves apontando para mim e dizendo: "Que burro! Dá zero pra ele". kkkkk. Vou olhar isso no ano que vem (a facada desse ano já foi dada).
André Macedo
site da americanas agora... 120 reais...
André Macedo
É só comprar no varejo... Meu primeiro pacote custou 85 reais, a segunda assinatura, paguei 115 reais... 5 maquinas office 365... Direto na microsoft é muito caro.
Cortana ?
Aumentou um pouquinho, agora está 159,90. https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=80898&origem=1&utm_source=BUSCAPE&utm_medium=COMPARADOR&utm_term=MICROSOFT%20OFFICE%20365%20HOME%20PREMIUM%20PARA%205%20PC%20MAC%206GQ%2000647&utm_content=OFFICE&utm_campaign=MICROSOFT%20OFFICE%20365%20HOME%20PREMIUM%20PARA%205%20PC%20MAC%206GQ%2000647
Mateus B. Cassiano
Algo me diz que pode estar relacionado à volta dos placeholders, que por algum motivo devem depender do NTFS, as compilações atuais no fast ring do Insider Preview já oferecem suporte ao recurso mas pedem uma atualização do cliente do OneDrive primeiro...
@Sckillfer

ReFS é natimorto... Já que não tem suporte algum da mãe (parece até um sistema mobile).

Sckillfer
ReFS é natimorto... Já que não tem suporte algum da mãe (parece até um sistema mobile).
@Sckillfer

"O maior problema é que a Microsoft não comunicou a mudança previamente aos usuários afetados"
Como sempre! Ela não informa que ao instalar o Windows num VHD tu não vai poder mais atualizar o Windows (só diz que tu não vai poder hibernar o sistema)... Não diz que atualizando pro Windows 10 tu perde o OneDrive placeholders...

Sckillfer
"O maior problema é que a Microsoft não comunicou a mudança previamente aos usuários afetados" Como sempre! Ela não informa que ao instalar o Windows num VHD tu não vai poder mais atualizar o Windows (só diz que tu não vai poder hibernar o sistema)... Não diz que atualizando pro Windows 10 tu perde o OneDrive placeholders...
Exibir mais comentários