Início » Software » OneDrive deixa de suportar drives que não estejam formatados em NTFS

OneDrive deixa de suportar drives que não estejam formatados em NTFS

Por
06/07/2017 às 13h02
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

De surpresa, a Microsoft liberou uma atualização para o aplicativo do OneDrive que impede a sincronização de arquivos em partições que não estejam formatadas em NTFS. A mudança gerou reclamações de usuários que, repentinamente, viram o serviço de nuvem parar de funcionar corretamente.

OneDrive

O maior problema é que a Microsoft não comunicou a mudança previamente aos usuários afetados. Nos últimos dias, eles passaram a ver uma mensagem informando que “o local onde você está tentando criar a pasta do OneDrive pertence a um drive com um sistema de arquivo não suportado”, como mostra o MakeUseOf.

É verdade que NTFS é o padrão do Windows há muito tempo, e você dificilmente terá um drive formatado em outro sistema de arquivos, mas a medida afeta especialmente quem sincronizava os dados do OneDrive em um disco externo com exFAT ou mesmo o velho FAT32, por exemplo.

Sem contar que a restrição também vale para o ReFS (Resilient File System), que foi lançado pela Microsoft no Windows Server 2012 e um dia pode substituir o NTFS. Eu usava o ReFS no Windows 10 para criar um pool de armazenamento — meu desktop tinha dois HDs internos pequenos (320 e 500 GB), e eu aproveitava o recurso para juntá-los em um único volume sem fazer RAID.

Ao OnMSFT, a Microsoft deu a entender que, na verdade, o fato do OneDrive ter funcionado em outros sistemas de arquivos até então era um acidente. “A Microsoft descobriu que uma mensagem de aviso que deveria existir estava faltando quando um usuário tentou armazenar sua pasta do OneDrive em um sistema de arquivos não-NTFS, o que foi imediatamente corrigido”.

A solução é reconfigurar o aplicativo, indicando uma nova pasta de sincronização ou convertendo a partição para NTFS. Se o drive estiver em FAT32, basta abrir o Prompt de Comando e digitar “convert letradaunidade: /fs:ntfs” para convertê-lo. Faça um backup antes.

Mais sobre: ,
  • Trovalds

    Bem como a notícia diz: vai entender…

    De qualquer forma o OneDrive (cliente do W10) parou de funcionar aqui e eu desisti de tentar consertar. E não, não estava tentando criar em um drive não-NTFS.

  • LekyChan

    esse vai ser um bug que muita gente vai querer que volte.

  • Salviano Lima

    so mostra a qualidade dos produtos microsoft, ,enquanto isso um Dropbox, GoDrive entre outros serviços do mesmo tipo, alem de funcionar em varios sistemas de arquivos, funciona tbm em varios sistemas operacionais, então me pergunto, qual a vantagem de um “cloud drive” limitado q so pode sincronizar no mesmo sistema operacional com mesmo sistema de arquivos? vai servir apenas como um “serviço de backup’ do windows mesmo, sendo q a vantagem maior por exemplo de um sistema dearmazenamento em nuvem é vc poder editar arquivos em varios dispositivos diferentes sem ter problemas

    • Vin Xavier

      O lado ruim de serviços criados por empresas grandes, como Microsoft e Google, é que quando elas fazem um serviço não se preocupam em torná-lo excelente no mercado. Apenas querem fazer algo meia-boca que se integre com seu ecossistema para ganhar usuários comuns que preferem a comodidade da escolha padrão.

      Uma vez eu estava enviando ficheiros de um Mac, e a app do OneDrive deu uma pane. Depois de um mês com o suporte investigando o problema, me disseram que eu teria que renomear tudo porque o Windows não suporta ficheiros com aspas ou dois pontos no nome.

      Respondi que meu OneDrive não estava sincronizando com computadores Windows mas a resposta deles foi um “e daí?” mais educado. Constatei que a prioridade deles não é em ter um bom serviço cloud, e sim ter um serviço cloud “bom” para Windows. E quem não usar, que fique feliz com o que eles decidam disponibilizar.

  • Deckard

    – Ô Jão, vc esqueceu de marcar aqui pra avisar quando não é NTFS?
    – Ih, verdade, ativa aí pra nós.
    – Feito.
    – Flw Vlw!

    E assim foi.

  • Luiz Henrique

    Devem fazer isso para em breve™ voltar com a ‘função’ igual fizeram com os placeholders

    • Thiago Lopes

      E depois faz propagando falando que é um feature novo…

  • Júnior Silva

    A Microsoft anda cometendo alguns vacilos especialmente com o OneDrive, tirando espaço gratuito, oferece a opção de compra de apenas 50GB, se quiser mais tem que adquirir junto o Office ( oque eu acho um erro ), o serviço é muito bom, especialmente a interface, visualização de imagens, álbuns de fotos etc…
    O reprodutor de músicas não é bom ( o Google Drive ganha de longe nisso ).
    Minha nuvem padrão sempre foi o Google Drive, mas sempre gostei muito do OneDrive, mas alguns problemas e atitudes da Microsoft esta me afastando cada vez mais…
    O app pra Android tem alguns bugs bem chatos, alem de ser muito lento ao reproduzir vídeos, no Google Drive é tudo muito rápido, vídeos, músicas ( não precisa abrir em um player externo pra reproduzir uma música no Google Drive), e a integração OneDrive e Groove no Android é sofrível, uma pena, certas atitudes na Microsoft anda fazendo cada vez mais pessoas irem pra outros serviços de armazenamento…

  • Júnior Silva

    A Microsoft anda cometendo alguns vacilos especialmente com o OneDrive, tirando espaço gratuito, oferece a opção de compra de apenas 50GB, se quiser mais espaço tem que adquirir junto o Office ( oque eu acho um erro ), o serviço é muito bom, especialmente a interface, visualização de imagens, álbuns de fotos etc…
    O reprodutor de vídeos não é bom ( o Google Drive ganha de longe nisso ).
    Minha nuvem padrão sempre foi o Google Drive, mas sempre gostei muito do OneDrive, mas alguns problemas e atitudes da Microsoft esta me afastando cada vez mais…
    O app pra Android tem alguns bugs bem chatos, alem de ser muito lento ao reproduzir vídeos, no Google Drive é tudo muito rápido, vídeos, músicas ( não precisa abrir em um player externo pra reproduzir uma música no Google Drive), e a integração OneDrive e Groove no Android é sofrível. Uma pena, cada vez perde mais espaço, outros serviços agradecem a esses vacilos…

    • Cortana ✔

      Eu também acho que é um grande vacilo da Microsoft cobrar R$ 130,00 por ano, oferecer 1 TB de armazenamento para 5 usuários, Office e 60 minutos mensais no Skype. Ainda assim custar menos que os concorrentes que só oferecem o armazenamento.

      • Júnior Silva

        Ai que ta, muitos só querem o armazenamento, muitos querem mais opções como o Google Drive que tem a opção de 100GB.

      • Thiago Lopes

        Só fanboy mesmo para defender compra casada. Onedrive só não é pior que o iCloud, e olha que está ganhando por pouco…

        • Cortana ✔

          Por isso existe concorrência. Corre lá.

          • Thiago Lopes

            kkkkkk… E quem disse que eu uso isso aí? Tenho de “graça” no Office e sou obrigado a pagar o Dropbox, para ter um cloud decente. Se isso prestasse poderia me economizar um bom dinheiro por mês.

          • Cortana ✔

            Obrigado por adquirir um produto Microsoft.

          • Thiago Lopes

            ????
            Sua dissociação de identidade chegou a tal ponto de realmente se considerar parte da M$? Procure ajuda cara, isso tem tratamento.

          • Cortana ✔

            O cliente sempre tem razão.

      • Jonathan Nazareth

        Não quero entrar na discussão sobre qual o melhor serviço. Só uma pequena correção: Esse plano que você mencionou está por R$ 299,00 anuais (eu sei pq é o que eu tenho).

  • Adriano

    Bom, seja qual for o serviço de armazenamento, uma coisa é fundamental; a segurança, e para isso, o Crypto Data Security é uma excelente opção.

    Você protege seus arquivos com criptografia segura e os envia diretamente do seu desktop para seu serviço favorito. O software utiliza conexão segura (SSL) e a autorização concedida pelo usuário é apenas para o envio de arquivos.

    O Crypto Data Security tem suporte para o Dropbox, Google Drive, OneDrive e é grátis por 30 dias. Vale a pena experimentar.

    Segue o link abaixo:
    http://www.datasoft-cds.com/

  • “O maior problema é que a Microsoft não comunicou a mudança previamente aos usuários afetados”
    Como sempre! Ela não informa que ao instalar o Windows num VHD tu não vai poder mais atualizar o Windows (só diz que tu não vai poder hibernar o sistema)… Não diz que atualizando pro Windows 10 tu perde o OneDrive placeholders…

  • ReFS é natimorto… Já que não tem suporte algum da mãe (parece até um sistema mobile).

  • Mateus B. Cassiano

    Algo me diz que pode estar relacionado à volta dos placeholders, que por algum motivo devem depender do NTFS, as compilações atuais no fast ring do Insider Preview já oferecem suporte ao recurso mas pedem uma atualização do cliente do OneDrive primeiro…

  • Parece que a galera da Microsoft esqueceu que também vendem pacote office+one drive pra Mac. São muito burros mesmo!

    • Junior Brasil

      O estranho é que já rolaram algumas atualizações do OneDrive por aqui e não observei nenhuma mudança quanto ao funcionamento do OneDrive em meu MBP.

      Aguardar pra ver no que é que isso vai dar… se é que vai dar em alguma coisa…

      • Fernando Martins

        atualizei o OS hoje e meu onedrive parou. to puto. jeito eh pagar mais caro e migrar pro gdrive e nunca deu problema

  • Mario Junior ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    A MS só pode ser retardada. Tenha santa paciência!

    O Onedrive é um lixo se você quiser sincronizar as coisas pelo navegador. Agora vem com essa de não suportar o upload utilizando outros sistemas de arquivos, nem o próprio ReFS que pertence a ela mesma.

    Taquepariu! Por isso prefiro 1000x o Google Drive.

  • Roberto Bittencourt

    Tenho um pool ReFS de 3 x 2TB espelhado e simplesmente parou de funcionar o OneDrive. Agora só vai adiantar a minha migração pro Google Drive. O que adianta eles investirem num novo file system se a própria empresa o sabota. Que tremendo tiro no pé!