A Vivo fechou uma parceria com a francesa JCDecaux para instalar small cells nas maiores cidades brasileiras. Isso significa que, nos próximos meses, teremos relógios de rua, pontos de ônibus, totens e afins ampliando o acesso à internet de vários centros urbanos.

O objetivo, de acordo com a Vivo, é melhorar a cobertura das redes 3G e 4G nos locais em que há dificuldade para ampliação da telefonia móvel pelas vias tradicionais. A operadora já tem cerca de 150 small cells em São Paulo e Rio de Janeiro. No caso da capital paulista, a maior parte foi instalada em orelhões.

Small cells são pequenos equipamentos com antenas que são usados principalmente para ampliar o alcance de redes móveis em locais que concentram muitas pessoas e, por isso, podem ficar com a cobertura sobrecarregada. É por essa razão que small cells vêm sendo cada vez mais usadas em estádios de futebol e estações do metrô, por exemplo.

Ao trabalhar junto com a JCDecaux, a Vivo espera instalar small cells em pelo menos 6.900 pontos de cidades como Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro.

Caberá à JCDecaux fornecer energia elétrica para cada ponto de instalação. A Vivo, obviamente, cuidará do sinal. Com a parceria, a operadora se beneficiará do reforço de sua cobertura. Já a JCDecaux poderá usar cada ponto para exibir anúncios — a companhia é especializada em publicidade externa e já tem totens em várias partes do Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados