Início » Telecomunicações » Pontos de ônibus e relógios de rua vão virar antenas de celular da Vivo

Pontos de ônibus e relógios de rua vão virar antenas de celular da Vivo

Emerson Alecrim Por

A Vivo fechou uma parceria com a francesa JCDecaux para instalar small cells nas maiores cidades brasileiras. Isso significa que, nos próximos meses, teremos relógios de rua, pontos de ônibus, totens e afins ampliando o acesso à internet de vários centros urbanos.

O objetivo, de acordo com a Vivo, é melhorar a cobertura das redes 3G e 4G nos locais em que há dificuldade para ampliação da telefonia móvel pelas vias tradicionais. A operadora já tem cerca de 150 small cells em São Paulo e Rio de Janeiro. No caso da capital paulista, a maior parte foi instalada em orelhões.

Ponto de ônibus com peça da JCDecaux

Ponto com peça publicitária da JCDecaux

Small cells são pequenos equipamentos com antenas que são usados principalmente para ampliar o alcance de redes móveis em locais que concentram muitas pessoas e, por isso, podem ficar com a cobertura sobrecarregada. É por essa razão que small cells vêm sendo cada vez mais usadas em estádios de futebol e estações do metrô, por exemplo.

Ao trabalhar junto com a JCDecaux, a Vivo espera instalar small cells em pelo menos 6.900 pontos de cidades como Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro.

Caberá à JCDecaux fornecer energia elétrica para cada ponto de instalação. A Vivo, obviamente, cuidará do sinal. Com a parceria, a operadora se beneficiará do reforço de sua cobertura. Já a JCDecaux poderá usar cada ponto para exibir anúncios — a companhia é especializada em publicidade externa e já tem totens em várias partes do Brasil.

 

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ricardo - Vaz Lobo
Uma reportagem na revista "Minas faz Ciência", março-maio/2017, trata do assunto. Vale uma olhadinha.
Robledo Gomes
Aí o 5G chegando e nem o 3G tem em todo lugar
Felipe Silva
Morreu e enterraram.

Muitos problemas de interferência, a velocidade não é tudo isso, e se não me engano a tecnologia é proprietária.

Internet cabeada só vale a pena investir em fibra optica, o resto é gambiarra.

xDSL tá com os dias contados, ninguém mais faz redes novas com essa tecnologia, DOCSIS parece que vai durar um pouco mais, mas tá bem próximo do limite físico, sem falar que o upload é uma merda.
Douglas B
Estou muito satisfeito com a cobertura 4G da TIM e seus planos que atendem dignamente os clientes. Aliás, na praça de alimentação do shopping Cidade, no Centro de BH,vc fica SEM SINAL da Vivo, enquanto na TIM tenho sinal em 100% dos locais que vou em BH e região metropolitana (dentro da minha realidade).A Vivo nem é mais tão superior em sinal e só se preocupa em oferecer o básico, nenhum benefício digno pro consumidor e tudo caro.
Douglas Baião
Estou muito satisfeito com a cobertura 4G da TIM e seus planos que atendem dignamente os clientes. Aliás, na praça de alimentação do shopping Cidade, no Centro de BH,vc fica SEM SINAL da Vivo, enquanto na TIM tenho sinal em 100% dos locais que vou em BH e região metropolitana (dentro da minha realidade).
A Vivo nem é mais tão superior em sinal e só se preocupa em oferecer o básico, nenhum benefício digno pro consumidor e tudo caro.
felipecn
A JCDecaux faz parte do Ottima hehe
Anayran Pinheiro
Trollagem bem sucedida xD
Ricardo - Vaz Lobo
As falhas das novas tecnologias vão aparecendo e sendo corrigidas a medida que são implantadas; enquanto isso não acontecer, a torradeira vai derrubar o acesso ao site de receitas da Palmirinha.

A grande sacanagem é a transmissão simultânea ficar dentro da gaveta dum burocrata fdp qualquer.

Há um piloto indo bem em Sete Lagoas (MG), tocado pela CEMIG e a FAPEMIG.
Haggis
Tá, mas...e o meu monstrocérebro?Essas antenas tão baixinhas e eu lá, esperando o monstrobus!
??? ?'??? H?????
Tá, mas...e o meu monstrocérebro?
Essas antenas tão baixinhas e eu lá, esperando o monstrobus!
David Diniz
Isso explica o por que de um tempo para cá apareceu 4G da vivo em 1,8GHz nas estações Trianon Masp, Consolação e Clínicas...

E é um bom motivo para eu continuar na Operadora, sempre com o melhor sinal 4G(+) e 3G aqui na cidade de SP e agora tem 4G em algumas estações da linha verde.
AposThoro Valdemito
Sem palavrão, por favor! ??
@Sckillfer
Em São Paulo tb, o nome é porque são otimistas!
Sckillfer
Em São Paulo tb, o nome é porque são otimistas!
𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓
É foda!
Jack Silsan
É foda!
LuizF
E por isso o Brasil não vai pra frente. Se vc for pensar...é triste
Cazalbé
Mestre, eu não falai que só tem na Asa Sul não, eu simplesmente disse que não foram distribuídas por toda a cidade. Sei que tem sim no SCS, no SCN, Eixo Monumental... Apenas citei a Asa Sul porque no caso da foto e do artigo, trata-se de uma que fica numa estação do metrô da Asa Sul.
Anayran Pinheiro
Mentira, porque lá no setor comercial sul é norte só tem as paradas de alumínio. E sim, elas são uma merda em comparação às paradas de tijolo (além de bem mais caras)
Cazalbé
Você se irrita só porque citam o Tim Beta?
Caramba, cara. [2]
Baidu feat MC Brinquedo
Pois é, queria saber mais disso também.


Da última vez estavam tentando resolver os problemas de interferência (liquidificador, furadeira, ar-condicionado e etc), mas não sei se evoluiu de lá pra cá.
Veritas
Você se irrita só porque citam o Tim Beta?
Caramba, cara.
João
Nossa, você não vê a linda prefeitura tentando melhorar sua produção de vitamina D?
Joaomanoel
Nossa, você não vê a linda prefeitura tentando melhorar sua produção de vitamina D?
Baidu feat MC Brinquedo
Quem falou de WiFi aqui? De rede de celular? Leia novamente meu comentário...


Apenas fiz um comentário crítico devido o fato do tal "abrigo" não abrigar ninguém.
Cazalbé
Aqui em Brasília é a Péssima!
Cazalbé
Essa é uma parada de ônibus da Asa Sul, no Plano Piloto, em Brasília. Aqui todas as paradas da Asa Sul são assim, lindas e modernas, porém, você está certinho, não tapam sol ou chuva e detalhe, vez ou outra um vândalo quebra um painel de vidro desse ai. Sem contar que já roubaram vários bancos (assentos) porque são "bonitinhos" e feito de um metal bacana e bem forte também, porém, são parafusados e de fácil remoção. Essas paradas estão ai há pelo menos uns 10 anos, o projeto não vingou não, tanto é que que não foram distribuídas em toda a cidade e muito menos nas satélites (regiões administrativas do DF, também conhecidas como cidades).
Jorge
Santa ignorância, isso não é um ponto de wifi e não é pra quem está no ponto de ônibus utilizar, é uma extensão a rede de celular da vivo para todos que estão perto, exatamente como uma antena de celular comum, só que em tamanho menor e com menor alcance.
Ricardo - Vaz Lobo
E a tal internet pela rede elétrica, por onde andas?
Anayran Pinheiro
HAUAHAUAHAUAHAUA! MELHOR RESPOSTA! XDDD
Jefferson Rodrigues
Tá chato esse negócio de citar o Tim Beta em tudo. Já bloquiei um cara por causa disso. E vou passar bloquear mais.
Roberto
Ai você liga para operadora para saber porque tá sem sinal e ela fala que roubaram os cabos de cobre...
Emerson Alecrim
Em São Paulo, a JCDecaux controla relógios de rua. Pelo menos é o que a companhia afirma em seu site.
emersonalecrim
Em São Paulo, a JCDecaux controla relógios de rua. Pelo menos é o que a companhia afirma em seu site.
Baidu feat MC Brinquedo
Achei o projetista!
JEFF
Aqui em PE a Vivo tem a melhor cobertura e tem bons planos: 1,2GB por 9,99 e 2GB por 14,99.
Só falta adicionar minutos para outras operadoras para eu mudar para a Vivo. Por 39,99 o cara tem 5.8GB por mês no Pre-pago.
JEFF
Aqui em PE a Vivo tem a melhor cobertura e tem bons planos: 1,2GB por 9,99 e 2GB por 14,99.
Só falta adicionar minutos para outras operadoras para eu mudar para a Vivo. Por 39,99 o cara tem até 5.8GB por mês no Pre-pago.
Felipe
Putz, mas em São Paulo é só a Otima? Aqui no Rio a Otima é de parte do centro e o Porto inteiro, aí a Clear Channel mantem no resto do centro, Zona Norte e Zona Sul, enquanto que na Zona Oeste é a JCDecaux
JEFF
Eu acho que nem vai dar tempo quebrar brother, pq já vão ter roubado todos rsrs
Rodolpho Markovsky
então fale pela sua experiência e não coloque num contexto generalizando.
O responsável pela criação e manutenção de pontos de ônibus não é de responsabilidade da vivo. Eles estão aproveitando uma estrutura que já é inerente à cidades que possuem ponto para transporte público. Talvez, se alguma fabricante de telhas, ou alguma fabricante de guarda-chuvas fosse a responsável pelos pontos de ônibus/projeto, seu comentário seria válido, do contrário, é só um rage sem motivo.
Baidu feat MC Brinquedo
Você já usou ônibus alguma vez na sua vida?


Aqui na minha cidade tínhamos paradas construídas com telhas e bancos de cimento. Eram feias? Eram! Tinha internet? Não tinha! Tinha Propaganda? Não tinha!


Mas protegiam da chuva e do sol, ao contrário dessas LYNDAS paradas com WiFi e o diabo a quatro.
Bruno Guerreiro
Só não entendo como isso funcionará aqui na cidade de São Paulo. Existe a Lei Cidade Limpa que proíbe propagandas assim na cidade, e só existe uma empresa com concessão para colocar anúncios nos pontos de ônibus, a Otima, que em contrapartida teve que trocar todos os pontos de ônibus da cidade.
Rodolpho Markovsky
você leu o texto ou só quis ragear ? Não é um projeto de lan house a cada esquina. É uma forma de utilizar melhor esses objetos que já existem na paisagem urbana para melhorar o sinal dos entornos. E não um projeto para uma pessoa passar o dia sentado na frente de um tóten pra conseguir internet.
Baidu feat MC Brinquedo
Pra que se preocupar com plano se já tem Tim Besta™ para todos!
Baidu feat MC Brinquedo
Eu só queria que o projetista dessa parada tentasse ficar sentado no horário de meio dia numa de suas criações, só assim ele conseguiria ver o tamanho da burrada que ele projetou.

Obs: Troque o sol por uma chuva torrencial e você tem problemas semelhantes.
Jefferson Rodrigues
O lado ruim da Vivo é se preocupar demais com o sinal e esquecer demais dos planos, que são pobres em benefícios e caros demais.
𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓
Aí vem um nóia maloqueiro e quebra tudo
Jack Silsan
Aí vem um nóia maloqueiro e quebra tudo