Início » Celular » Android Marshmallow enfim ultrapassa Lollipop e se torna versão mais popular

Android Marshmallow enfim ultrapassa Lollipop e se torna versão mais popular

Felipe Ventura Por

Todo mês, o Google divulga as estatísticas de uso para cada versão do Android, de acordo com o número de acessos à Play Store. E o sistema atingiu um marco notável: o Marshmallow 6.0 enfim se tornou mais popular e ultrapassou o Lollipop.

Foto por Takahiro Yamagiwa/Flickr

O Android Marshmallow tem 31,2% de participação, contra o Lollipop (5.0 e 5.1) e seus 30,1% de base instalada. O Nougat, por sua vez, está em 11,5%.

Vale lembrar que o Marshmallow trouxe várias melhorias importantes. Ele permite gerenciar permissões individualmente para cada aplicativo: por exemplo, você pode liberar sua localização, mas barrar o acesso a seus contatos — não é "tudo ou nada" como em versões anteriores do Android.

Além disso, ele oferece o Google Now a um toque (Now on Tap); consome menos bateria graças ao Doze; permite que os desenvolvedores guardem os dados de cada app na nuvem; e tem suporte nativo a USB Type-C e a leitores de impressão digital.

O código-fonte do Marshmallow foi lançado em outubro de 2015. Ou seja, essa versão levou 21 meses para se tornar a mais popular. Nunca na história do Android isso aconteceu de forma tão devagar, como você pode conferir na tabela abaixo:

O problema é que o Nougat está crescendo ainda mais devagar. O gráfico abaixo mostra que o Android 7.x mal conseguiu seguir o ritmo do Marshmallow, e este já foi mais lento que o Lollipop:

Não é um bom sinal para o Android O, previsto para o terceiro trimestre. Sim, o processo de atualização costuma ser lento, mas parece estar piorando: as fabricantes estão levando o Nougat para seus tops de linha, mas outros aparelhos estão ficando para trás.

Até o momento, esta é a lista de aparelhos atualizados para o Nougat pelas principais fabricantes:

  • Samsung: Galaxy S7, Galaxy S7 Edge, Galaxy Note 5, Galaxy S6, Galaxy S6 Edge, Galaxy S6 Edge Plus, Galaxy A5 (2016), Galaxy A3 (2016), Galaxy Tab S2, Galaxy Tab A 10.1 (2016)
  • Motorola: Moto Z, Moto Z Play, Moto G4, Moto G4 Plus, Moto G4 Play, Moto X Style, Moto X Play, Moto X Force
  • Asus: ZenFone 3, ZenFone 3 Deluxe, ZenFone 3 Max, ZenFone 3 Zoom, ZenFone 3 Laser, ZenPad 8, ZenPad Z8, ZenPad 3S 10
  • LG: G5, V10, G4
  • Sony: Xperia X, Xperia XZ, Xperia X Performance, Xperia X Compact, Xperia XA Ultra, Xperia Z5, Xperia Z5 Compact, Xperia Z5 Premium, Xperia Z3 Plus, Xperia Z4 Tablet
  • OnePlus: 3, 3T
  • HTC: HTC 10, One M9, One A9

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

jacob
Melhor que negue, esse marshmallow é uma porcaria.
jacob
Finalmente, pensei que fosse o único que achava esse Marshmallow uma bela porcaria. Meu Moto X2 que com o Lollipop era um avião, com o marshmallow virou uma lesma, dá vontade de jogar o celular na parede.
Leandro
Crie novo android aqui http://adf.ly/1nGBel
Adriano
Tudo bem! Sem problemas.:)
John Smith
É. Tive uma interpretação diferente do seu post.
John Smith
Se você não sabe a resposta para essa pergunta, não vale nem a pena debater.
Jhon
Uma. E qual a relevância disso?
Adriano
John, o fato da Apple ter um único aparelho, é justamente o que permite que façam um excelente trabalho a nível de software. O afinado trabalho de atualizações, é consequência disso. O Google já percebeu que a fragmentação de seu sistema operacional, é seu grande problema, o que não ocorre com o iOS. Isso é fato. Não sou fã boy da Apple, gosto do iPhone e o utilizo desde sua primeira versão, pela sua inegável e excepcional qualidade, não pela marca.
Diogo
Ridículo e não vir de fabrica com o Android 7. Pois lançou em 2017.
Rafael Leite
Improvável, mas seria legal.
𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓
O Google, no I/O 2017, falou justamente sobre a modularização do Android, em uma iniciativa batizada de Project Treble https://www.manualdousuario...
Jack Silsan
O Google, no I/O 2017, falou justamente sobre a modularização do Android, em uma iniciativa batizada de Project Treble https://www.manualdousuario.net/google-io-kotlin-e-a-furia-da-oracle/
Felipe Xavier
Sempre que "aciono" o cadeado, funciona lindamente. Spotify, Netflix (ela ficava fechando quando usava no Chromecast), Mi Band Tools, Runkeeper... Enfim, ela não é perfeita, mas eu gostei muito mais de um sistema com MUITAS funções nativas, do que ficar instalando 300 apps (pagando ou convivendo com propagandas).
𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓
Essa questão do Spotify me parece ser um problema do app. Explico: Tenho um Lumia 730 aqui e nele estão instalados Tubecast e myTube, ambos clientes de YouTube. Enquanto o Tubecast simplesmente não funciona direito em segundo plano, com o myTube eu posso por pra tocar apenas o áudio e posso bloquear a tela de boa. Dois apps com o mesmo propósito, mas com diferentes níveis de qualidade.Some a isso o fato de o Android ser muito fragmentado, o que dificulta ainda mais a vida dos devs
Jack Silsan
Essa questão do Spotify me parece ser um problema do app. Explico: Tenho um Lumia 730 aqui e nele estão instalados Tubecast e myTube, ambos clientes de YouTube. Enquanto o Tubecast simplesmente não funciona direito em segundo plano, com o myTube eu posso posso por pra tocar apenas o áudio e posso bloquear a tela de boa. Dois apps com o mesmo propósito, mas com diferentes níveis de qualidade.
Some a isso o fato de o Android ser muito fragmentado, o que dificulta ainda mais a vida dos devs
Rafael
Isso seria excelente, mas não acho que isso vá acontecer não...
Rodolfo Catucci Brasil
No LG G4 versão Dual SIM ainda não tem Android Nougat....
Deibson Oliveira
Não é questão de só ter defeitos... Mas sim de ser bastante atrasada, PIP só no navegador padrão (não uso), Quick Ball... Tem aplicativos na play store com a mesma finalidade, clonagem de apps... Isso sim é interessante, multi tarefa com vários comandos? Se tiver se referindo aos atalhos pra informações do app e o cadeado pra impedir que a MIUI encerre o aplicativo (cadeado pra mim é um defeito), não sei vc, mas as vezes bestou usando Spotify com a tela bloqueada e do nada para tudo, vou olhar e a MIUI encerrou o aplicativo, como assim? Kkk isso é um defeito da ROM, se o app está em uso, pra que encerrar? Detalhe... O gerenciamento de bateria está desativado nas configurações... Em matérias de possibilidades a MIUI sem dúvidas é uma das melhores ROMs, mas... Tem muita coisa que precisa melhorar, muita mesmo... Quer mais detalhes? Dá uma olhada no Review do Mi6 no Android Police, sobre o aparelho foi só elogios, já na parte do Software...Edit... Espero que a MIUI 9 chegue com melhorias ou pelo menos venha com as funções do Marshmallow/Nougat que estão faltando.
Deibson Wagner
Não é questão de só ter defeitos... Mas sim de ser bastante atrasada, PIP só no navegador padrão (não uso), Quick Ball... Tem aplicativos na play store com a mesma finalidade, clonagem de apps... Isso sim é interessante, multi tarefa com vários comandos? Se tiver se referindo aos atalhos pra informações do app e o cadeado pra impedir que a MIUI encerre o aplicativo (cadeado pra mim é um defeito), não sei vc, mas as vezes bestou usando Spotify com a tela bloqueada e do nada para tudo, vou olhar e a MIUI encerrou o aplicativo, como assim? Kkk isso é um defeito da ROM, se o app está em uso, pra que encerrar? Detalhe... O gerenciamento de bateria está desativado nas configurações... Em matérias de possibilidades a MIUI sem dúvidas é uma das melhores ROMs, mas... Tem muita coisa que precisa melhorar, muita mesmo... Quer mais detalhes? Dá uma olhada no Review do Mi6 no Android Police, sobre o aparelho foi só elogios, já na parte do Software...

Edit... Espero que a MIUI 9 chegue com melhorias ou pelo menos venha com as funções do Marshmallow/Nougat que estão faltando.
𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓
Pra você a MIUI é só defeitos então? Ela tem recursos que me interessam: Quick Ball, clonagem de apps, PiP, tela de multitarefa com vários comandos, múltiplas áreas de trabalho, customização da interface... A lista é grande.
Jack Silsan
Pra você a MIUI é só defeitos então? Ela tem recursos que me interessam: Quick Ball, clonagem de apps, PiP, tela de multitarefa com vários comandos, múltiplas áreas de trabalho, customização da interface... A lista é grande.
𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓
Foi exatamente o que eu disse, apenas usei outras palavras. Lembro-me que em 2014 haviam pessoas reclamando que aparelhos como o T2 Ultra não estavam no calendário de atualizações, mas a Sony "ouviu" as reclamações dos seus clientes e se esforçou pra mudar um paradigma desfavorável à atualizações dos seus smartphones. For que a interface usada pela Sony é relativamente próxima do Android puro, o que teoricamente torna o trabalho de atualizar o sistema mais fácil, comparado com a TouchWiz por exemplo
Jack Silsan
Foi exatamente o que eu disse, apenas usei outras palavras. Lembro-me que em 2014 haviam pessoas reclamando que aparelhos como o T2 Ultra não estavam no calendário de atualizações, mas a Sony "ouviu" as reclamações dos seus clientes e se esforçou pra mudar um paradigma desfavorável à atualizações dos seus smartphones. For que a interface usada pela Sony é relativamente próxima do Android puro, o que teoricamente torna o trabalho de atualizar o sistema mais fácil, comparado com a TouchWiz por exemplo
André G
Cara, eu tive um Xperia Z2 e não tenho do que reclamar da Sony com relação a atualizações, o Z2 veio com o 4.4.2, recebeu o 4.4.4, 5.0.1, 5.1.1 e morreu no 6.0.1.
Enquanto isso os smartphones concorrentes só receberam o 4.4.2, 5.0.1 e 6.0.1 (Alguns nem receberam o 6.0.1).
E enquanto o Z2 já tinha recebido o 5.1.1 lembro que algumas fabricantes nem tinham atualizado para o Lollipop ainda.
Muita gente ficou brava com a Sony quando ela anunciou que não iria atualizar o Z3 para o Nougat, mas a culpa foi a Qualcolm que não atualizou os drivers para o Snapdragon 801.
Deibson Oliveira
Cara a MIUI está tão atrasada que merecia ser chamada de carro dos anos 80, tenta expandir notificações com um dedo, responder de forma separada cada uma, sabe aquelas opções que aparecem na hora de compartilhar alguma coisa que já vai direto no contato do whatsapp por exemplo e evitar ter que abrir o app e depois achar o contato? Não tem!, Doze? Vulkan? Ambient Display? Notificações na tela de bloqueio? Nada disso tem, sem falar do gerenciamento de RAM absurdo que mesmo com 6GB de como no Mi6 a MIUI insiste em encerrar os aplicativos mesmo tento mais da metade da RAM livre, sei que é pra poupar bateria, mas isso atrapalha nas notificações, elas não chegam a não ser que abra o aplicativo manualmente... Vou parar por aqui pq a lista é grande...Ps. Tenho um Mi 5s.Abç!
Deibson Wagner
Cara a MIUI está tão atrasada que merecia ser chamada de carro dos anos 80, tenta expandir notificações com um dedo, responder de forma separada cada uma, sabe aquelas opções que aparecem na hora de compartilhar alguma coisa que já vai direto no contato do whatsapp por exemplo e evitar ter que abrir o app e depois achar o contato? Não tem!, Doze? Vulkan? Ambient Display? Notificações na tela de bloqueio? Nada disso tem, sem falar do gerenciamento de RAM absurdo que mesmo com 6GB de como no Mi6 a MIUI insiste em encerrar os aplicativos mesmo tento mais da metade da RAM livre, sei que é pra poupar bateria, mas isso atrapalha nas notificações, elas não chegam a não ser que abra o aplicativo manualmente... Vou parar por aqui pq a lista é grande...
Ps. Tenho um Mi 5s.
Abç!
André G
Essa lenta atualização para o Nougat se deve a várias coisas, eu por exemplo usava um Xperia Z2 até semana passada pois ele ainda rodava bem o Android, mesmo depois de 3 anos de uso, ele roda o Marshmallow e eu só troquei de smartphone pq ele está com problemas no touch, senão eu iria esperar mais um tempo. No passado era preciso trocar de smartphone todo ano para ter uma experiência satisfatória, mas hoje em dia mesmo comprando um smartphone intermediário é possível usá-lo por 2 anos tranquilamente e no segundo ano geralmente já não recebem atualização.
Outro motivo é que o smartphone que comprei é um HTC 10, ele já tem atualização para o Nougat mas a operadora não liberou. Vou instalar o Nougat via OTA, pois odeio esses apps inúteis da operadora.
E existem muitos outros motivos que fazem com que as atualizações demorem cada vez mais, espero que daqui pra frente esse tempo comece a diminuir, mas acho improvável.
Matheus Oliveira
Não entendo muito da parte técnica da coisa (na verdade, entendo quase nada), por isso talvez eu não consiga enxergar uma impossibilidade óbvia, mas vou perguntar mesmo assim: Por que o Android não poderia ser atualizado em "módulos", como se faz com qualquer sistema empresarial?

Você teria o núcleo do sistema e, totalmente independente, as modificações das empresas. Assim, esse "núcleo" poderia ser atualizado automaticamente e as modificações das fabricantes poderiam vir muito depois, ao mesmo tempo que o usuário poderia simplesmente escolher manter o uso da interface antiga (porém com o sistema já adaptado) ou simplesmente usar o sistema puro?

Por exemplo, uma mudança como as da permissões, que exige uma adaptação, não seria aplicada. Porém, a melhoria de bateria (que é a melhoria de um aspecto interno que não interfere no uso do usuário) já seria aplicada com essa "semi-atualização".
Wagner
Marshmallow na minha opinião é ruim demais, tirou boas funções do meu celular, como a memória expansiva, também agora não posso mais gravar filmes, clipes e músicas para passar para o pendrive, no lollipop eu tinha essas 2 funções e o meu celular rodava mais leve, agora posso jogar fora, porque ficou pesado e ruim de mais, e foi depois dessa mudança.
𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓
Com customizações "pobres" como a dos Xperias, ou "sujas" como a ZenUI, faz sentido reclamar da demora. Mas nem tanto assim, já que por exemplo a Sony tem se esforçado pra atualizar seus aparelhos, coisa inimaginável em 2014. Já no caso da MIUI e (quem diria) da TouchWiz, não sei se faz tanto sentido assim. Essas duas últimas são atualizadas pelas suas respectivas desenvolvedoras com frequência, e tem tantos recursos que deixam o Android puro parecendo um carro dos anos 90 perto de um Tesla.
Jack Silsan
Com customizações "pobres" como a dos Xperias, ou "sujas" como a ZenUI, faz sentido reclamar da demora. Mas nem tanto assim, já que por exemplo a Sony tem se esforçado pra atualizar seus aparelhos, coisa inimaginável em 2014. Já no caso da MIUI e (quem diria) da TouchWiz, não sei se faz tanto sentido assim. Essas duas últimas são atualizadas pelas suas respectivas desenvolvedoras com frequência, e tem tantos recursos que deixam o Android puro parecendo um carro dos anos 90 perto de um Tesla.
ditom
Tive um 3GS por longos cinco anos sendo sempre atualizado.
Bons tempos...
ditom
Sinceramente, ficaram Android em tudo que foi telefone capado.
A Google não se responsabiliza nem os fabricantes.
Conclusão: Android passa por ser uma bela porcaria, infelizmente.
A LG negou atualização para o marshmallow no meu telefone. Vou ficar no Lolipop mesmo...
John Maverick
É verdade, mas o Android deveria ser como o Windows (para PC's) que independe da fabricante para ser atualizado
Panino, o Moço
Com o sistema atualizando os Play Services e continuando a tudo funcionar normalmente mesmo que você permaneça em uma versão antiga do sistema não há tanta necessidade de correr atrás de atualização.E pelo que me lembro muita gente correu e evitou atualizar par o 4.4 por causa da mudança de permissões no cartão de memória.
Panino, o Manino
Com o sistema atualizando os Play Services e continuando a tudo funcionar normalmente mesmo que você permaneça em uma versão antiga do sistema não há tanta necessidade de correr atrás de atualização.
E pelo que me lembro muita gente correu e evitou atualizar par o 4.4 por causa da mudança de permissões no cartão de memória.
wjld
Meu Moto E também, é incrível a mudança. LineageOS é vida mesmo.
WildHadez
Meu Moto E também, é incrível a mudança. LineageOS é vida mesmo.
Jefferson Rodrigues
Gran prime, na verdade!
Rafael Gil
O que impede outras empresas de manterem os próprios aparelhos atualizados? Ele não disse que é "culpa" do Android. Só disse que a Apple mantém seus produtos atualizados. O que é verdade aliás.
Islan Oliveira
Sei não, atualizei o meu via OTA e no caso eu disse que saiu faz tempo do G4 Plus que o colega mencionou, no X Play eu já não sei.
Dutra
Nenhuma e até agora nada. Se já saiu a tempo, sabe onde encontrar a rom?
Leon
Sim, nem tudo são flores no mundo das ROMs alternativas... Mas mesmo assim é melhor do que nada.
Rafael
Só a Apple, o que não invalida o fato.
Jefferson Rodrigues
O meu recebeu apenas a primeira e última. Mas tô de boa.
Jefferson Rodrigues
Para o meu aparelho, só tinha versão não oficial e cheia de bugs. Preferi continuar com a original.
Islan Oliveira
Mas já chegou faz tempo, o teu é vinculado a alguma operadora?
Baidu feat MC Brinquedo
Isso é sacanagem mesmo.


Os caras usam recursos antigos pra compilar o código e burlar o sistema de permissões na cara dura. O Google se faz de cego e deixa passar batido.
John Smith
Quantas empresas diferentes fabricam aparelhos com iOS?
Adriano
No quesito atualização, a Apple é show...??
Já estou esperando as pedradas...?
Lucas Limoni
e eu no meu MotoG4plus =/
Gustavo Michels
Uma vergonha o Galaxy A5 2016 recebeu e o modelo de 2017 nada ainda..
Will
Infelizmente sim, meu redmi 2 PRO ficou no L, mas com a Lineage coloquei o N 7.1.2
Weller Santibanez
Infelizmente sim, meu redmi 2 PRO ficou no L, mas com a Lineage coloquei o N 7.1.2
Pedro
A longo prazo podemos pensar positivo. Vai que essa intenção do Google de separar em blocos o Android e facilitar as adequações das fabricantes...
Mesmo assim além do pensamento positivo precisa da boa vontade e menor número de aparelhos por fabricante no mercado.
Leon
LineageOS é vida. Depender de fabricante pra ter o aparelho atualizado é fria.
Felipe Xavier
Falta a Google obrigar os desenvolvedores a adaptarem seus aplicativos à nova política de permissões. Diversos joguinhos novos, ainda solicitam todas permissões no momento da instalação. Já deixei de instalar vários por isso.
Dutra
Esperando o Nougat chegar no meu Moto X Play.
Trovalds
Não ultrapassa porque os fabricantes não atualizam o Android nos seus aparelhos. Como a venda de aparelhos está desacelerando no geral vai ser difícil uma versão nova sobrepor uma antiga em participação.