As operadoras estão a todo vapor instalando 4G em mais cidades. A tecnologia já está presente em 2.654 municípios, cobrindo 84,2% da população brasileira – 446 municípios a mais do que no mês anterior. Nesse último mês, TIM e Vivo aumentaram sua presença de forma significativa em novas regiões, enquanto a Claro teve um crescimento discreto.

Em comunicado à imprensa, a TIM informa que alcançou 1.850 cidades com a tecnologia 4G, uma diferença de 385 municípios em relação ao mês passado. O anúncio chega uma semana após a operadora ativar a rede de 700 MHz em sete capitais. Na maioria das demais cidades, a cobertura é feita através da frequência de 1.800 MHz (banda 3); ela tem maior alcance em relação aos tradicionais 2.600 MHz que eram inicialmente utilizados por todas as operadoras.

Já a Vivo cresceu sua cobertura em mais 277 municípios, totalizando 1.477 cidades cobertos. Enquanto isso, a Claro marcou presença com apenas 71 novas cidades cobertas, totalizando 1.133 municípios cobertos.

TIM, Vivo e Claro se comprometeram em terminar o ano de 2017 com pelo menos 2.000 cidades contempladas com cobertura 4G.

E a Oi?

A situação da Oi é um tanto quanto frágil: a operadora está em processo de recuperação judicial por conta de uma dívida bilionária. Ela continua estacionada com 284 municípios cobertos e se compromete a fechar o ano de 2017 com 844 cidades cobertas com 4G, tendo serviço disponível para 72% da população urbana.

A Anatel exige, conforme edital de leilão das licenças, que as operadoras terminem dezembro de 2017 com cobertura 4G em todos os municípios com pelo menos 30 mil habitantes. São 1.079 municípios, representando 75,8% da população.

Procurada pelo Tecnoblog, a Oi informou que atenderá as exigências da Anatel cobrindo as cidades faltantes com tecnologia 3G. Em nota, a operadora diz: “a Oi informa que sua cobertura de rede de tecnologia 4G está em conformidade com as metas estabelecidas pela Anatel na Cláusula 7.2.2, do Anexo II-B do Edital n.° 004/2012/PVCP/SPV-ANATEL”.

Mesmo se tratando do leilão de licenças de 4G, o edital permite que as operadoras donas dos blocos V1 e V2 (TIM e Oi) atendam 1/6 dos municípios entre 30 e 100 mil habitantes com 3G, já que a tecnologia atende o requisito de velocidade mínima de 1 Mb/s.

De todas as quatro grandes operadoras, a Oi é a única que terminará o ano com menos de mil municípios cobertos por 4G.

Atualizado em 10/07

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ramom Henrique Martins
A Tim recentemente implantou LTE minha cidade no interior de MG, e também está operando em banda 1 (2100 MHz). A cobertura da operadora na cidade é bem deficiente. Agora há três operadoras com a tecnologia na cidade! Cada uma utilizando uma banda: vivo 2600 MHz, Tim 2100 MHz e Claro 1800 MHz. Temos três modelos de aparelhos em casa: um só funciona no 4G da vivo, outro não funciona com a Tim e outro funciona com todas. Daí mexendo um pouco encontrei a razão pra isso. É bem estranho pq não sabia desta permissão do refarming da banda 1 também.
André Abreu
Alguém sabe dizer qual a frequencia que a 4G da Tim opera no Brasil? Quero comprar um aparelho importado e preciso dessa informação. Obrigado.
Marcelo Mozer
A Tim expandiu o 4G para todos os municípios do Norte do RJ, mas está fazendo na frequência de 1800 MHZ (banda 3 LTE) mas nem todos os smartphones suportam essa frequência. O meu moto G 2015 XT 1543 compatível com as bandas LTE 700 MHZ (28), 1700 (4) MHZ, 2600 (7) MHZ não pega a rede 4G da operadora. Só estou acessando a rede 2G na minha cidade. Lamentável, eu e muitos outros usuários não podermos usufruir do 4G por conta da ANATEL ter permitido o uso de uma frequência que muitos aparelhos não suportam!!
evefavretto
Meu Z Play mostra o EARFCN no *#*#4636#*#*. Os Samsungs mostram a banda no *#0011#
David Matheus
Como você consegue identificar a banda que o celular tá usando no LTE?
LekyChan
vai continuar funcionando em 4g, porem só onde tiver antenas de 1800Mhz e de 2600Mhz, onde for coberto apenas por de 700Mhz ele funcionará em outra tecnologia como 3G e 2G
Firmino Gomes
Poxa, ficou todo nervoso, o foda-se nem foi pra vc, foi pro lixo que éo SBTD. Tv nem telecom é, nada mais é que um monte de concessões pra meia dúzia de magnatas ganharem mais dinheiro.Decide se tu tá afim de ver Globo, ou se quer que a merda do sinal seja mais forte, e melhor distribuído. E vc acha que a telecom é organizada hoje? Sim, é melhor que na época das tele estatais. Aprende a interpretar o que comentam.
Bruno Silveira
Ah bom. Eu achava q depois q passassem para 700mhz, as outras frequências seriam desativadas. Vlw!
evefavretto
Vão simplesmente desligar os equipamentos de bilhões de reais que transmitem em banda 7 e 3, né?
Ivan Paiva
Foda-se vc seu palhaço . Pensando como vc então as telecomunicações podem virar uma bagunça e daqui a pouco seu 4g para de funcionar. Aprenda a respeitar as pessoas como vc gostaria de ser respeitado.
Firmino Gomes
as antenas de 2600 e 1800 não serão desligadas, ou sofrerão mudanças de frequencia não. continuarão a co-existir junto com as de 700mhz.
Firmino Gomes
foda-se tv digital, todo mundo hoje usa satélite! Eu quero é o 4G funcionando.
Firmino Gomes
esse ping aí tá show.
Bruno Silveira
intao quando as operadoras começarem a funcionar em LTE 700mhz, ele nao vai mais funcionar em 4G? apenas em 3G+?
LekyChan
de acordo com a pagina de suporte da apple ele só tem 4G de 1800MHz e 2600MHz https://support.apple.com/kb/SP685?locale=pt_BR&viewlocale=pt_BR
Exibir mais comentários