Início » Computador » Chrome OS testa nova interface para se tornar mais amigável ao toque

Chrome OS testa nova interface para se tornar mais amigável ao toque

Paulo Higa Por

Algumas empresas, como a Samsung, estão lançando Chromebooks mais completos, com tela sensível ao toque. Mas a interface do Chrome OS foi originalmente pensada para teclado e trackpad: os elementos são pequenos e nem sempre bem espaçados. Isso começou a mudar em uma versão de desenvolvimento.

A versão Canary do Chrome OS veio com um menu de aplicativos mais parecido com o que encontramos no Android. Na parte inferior da tela, há um campo de busca e uma faixa com cinco aplicativos sugeridos; deslize o dedo para cima e veja uma grade de ícones ocupar a tela inteira. Você também pode tocar no botão de microfone e fazer uma busca por voz no Google diretamente do launcher.

Para testar a novidade, basta instalar o Chrome OS Canary e ativar o menu de aplicativos em tela cheia, entrando em chrome://flags/#enable-fullscreen-app-list. Vale lembrar que o canal Canary traz recursos não testados e pode causar instabilidades; não é uma boa ideia colocá-lo no seu Chromebook de trabalho.

O Google vem testando outras novidades, como o Night Light, que reduz a emissão de luz azul no período noturno para não atrapalhar seu sono; e a possibilidade de controlar o comportamento do Chromebook ao fechar a tampa. O sistema vem amadurecendo e roda aplicativos de Android, pena que não parece ser bem recebido no Brasil: o único Chromebook lançado recentemente foi o Chromebook 3, da Samsung.

Com informações: Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Nilsonlinux

O cloudready https://www.neverware.com/f... pode te da a chence de ter uma experiência como esta.

Nilsonlinux

Aqui é tão rápido quando o windows 10. E olha que estou utilizando o CloudReady que é um desenvolvimento da Neverware que preparam o ChromiumOS para rodar em inúmeros tipos de hardware.Estou tendo uma experiencia fantástica.

Tim Heavymetal
Aqui é tão rápido quando o windows 10. E olha que estou utilizando o CloudReady que é um desenvolvimento da Neverware que preparam o ChromiumOS para rodar em inúmeros tipos de hardware.Estou tendo uma experiencia fantástica.
Matheus Siqueira Moreno
Tanto espaço e colocam os apps juntinhos e aglomerados no meio. Não sei não
Bruno Barbosa Confort
Não tenho nada a reclamar. Roda leve e fluido. Logico que nao da para fazer edição de vídeo, ou editar planilhas e bancos de dados pesados, games, etc (nem é essa a proposta), mas para 90% do uso do usuário médio (internet, email, Youtube, etc.) dá com sobra. Não quero mais saber de gastar fábulas em notebooks desnecessariamente.
@Sckillfer

Interface nova com uma carinha de Android Donut!

Sckillfer
Interface nova com uma carinha de Android Donut!
André G
Acho um pouco difícil, devido aos drivers. Mas essa versão disponível para instalação dizem que funciona muito bem.
André G
Não.
FABIO NEVES
O meu aqui roda satisfatoriamente bem dentro das limitações de hardware e de um dispositivo que custou 750,00 reais. Aliás, não sinto lerdeza nas operações normais do dia a dia.
John Maverick
Eu comprei um em novembro do ano passado e devolvi 3 dias depois. Ainda bem que comprei pela Internet e pude devolver por arrependimento.
DumbSloth87
e o Google Assistant, funciona nisso aí?
Renan
Alguma chance do Chrome OS ser lançado em versão oficial para instalação em qualquer PC?
Rodrigo Moralles
Exato, comprei um Chromebook 3 da Samsung e me arrependo amargamente, é lerdo em todas as tarefas e digo isso com um nó na garganta, já que gostei muito da UI dele, mas o desempenho é rídiculo.
Panino, o Moço

Ok... um sistema feito para vir em dispositivos com mouse e teclado, ao invés de melhorar sua interface para esses dispositivos de entrada resolve mudar tudo para se tornar mais "amigável" a toque, que quase ninguém usa.
Google sempre surpreende.

Exibir mais comentários