Início » Celular » Os melhores aplicativos para escanear documentos

Os melhores aplicativos para escanear documentos

Veja como digitalizar seus documentos em papel para PDF apenas com o celular

Por
2 anos atrás

Nem todo mundo tem um scanner por perto para digitalizar aquele documento para um amigo ou colega de trabalho. Ainda assim, somente tirar uma foto não é o suficiente? O que fazer: use um aplicativo! Nós testamos vários apps para escanear documentos e reunimos os cinco melhores para você não ficar na mão.

Para garantir a precisão dos testes, escaneamos três documentos: uma página de um livro, uma folha impressa de instruções para uma prova e as minhas anotações em uma folha almaço. As folhas foram colocadas em um móvel de cor preta (para fazer contraste com o branco) e os aplicativos foram usados em suas configurações iniciais, sob boas condições de iluminação. Quando necessário, apliquei filtros pré-instalados para garantir uma melhor digitalização.

Em vídeo

O melhor: Evernote

Por incrível que pareça, o popular aplicativo para fazer anotações é também o melhor aplicativo para digitalizar documentos. Ao clicar no símbolo de (+) e depois no ícone de câmera, ele já ativa o flash do seu celular e pede para você alinhar a folha. Ele enquadra o conteúdo automaticamente (nem dá para cortar manualmente) e nem dá a opção de filtros.

Ainda assim, o trabalho do Evernote se saiu impecável em nossos testes: todos os documentos ficaram bem legíveis, sem alguma falha e com o corte perfeito. Veja você mesmo:

A má notícia é que o aplicativo não tem OCR – e a falta de configurações adicionais pode ser um ponto negativo quando o aplicativo não reconhecer perfeitamente um documento. Baixe o Evernote para Android e iOS.

Outros

Adobe Scan

Nós já falamos mais detalhadamente sobre o aplicativo da Adobe neste post. Ele tenta cortar o documento automaticamente, mas não se sai muito bem: acabei usando a opção manual para selecionar as bordas das folhas. Ele tem outras opções de edição, como girar o documento e mudar as cores (colorido, tons de cinza ou quadro branco).

O forte dele é o reconhecimento de texto (OCR), mas não pude testar com precisão: você precisa ter assinatura do Acrobat DC para editar o PDF, inserir assinaturas, etc. Sem pagar, o máximo que você consegue fazer é buscar alguma palavra no seu documento – nos meus testes, funcionou bem. Veja o resultado do Adobe Scan:

Baixe o Adobe Scan para Android e iOS.

CamScanner

Um dos apps mais populares da categoria, o CamScanner tem modos para escanear cartões de visita, uma única folha ou em lote (mais de uma, útil para livros). Ele faz o corte do documento automaticamente, mas você pode editar antes de seguir para o próximo passo.

Na hora de editar, ele tem alguns filtros interessantes (apliquei o Aprimoramento) em vários (e o Auto não funcionou tão bem). Também há uma versão paga, que envia os documentos para a nuvem e oferece reconhecimento de texto (OCR). Na versão gratuita, o OCR está disponível apenas em modo leitura. Se você pagar, consegue editar e converter para arquivos de texto. Veja como o CamScanner se saiu em nossos testes:

Baixe o CamScanner para Android e iOS.

Genius Scan

Outra ótima opção é o Genius Scan. O forte do aplicativo é que ele faz o corte automático do documento – e funcionou bem, mas o do Evernote ainda é melhor. Esses filtros de aprimoramento que ele oferece são bons, mas não fizeram muita diferença nos meus testes – usei o preto e branco para todos.

Você também pode digitalizar várias páginas do seu documento sem precisar pagar (contudo, o app tem anúncios). O diferencial do Genius Scan é o recurso de assinar o documento. Sim! Dá para escanear uma folha importante e assinar digitalmente com o app. Legal, né? Veja como ele se saiu em nossos testes:

Baixe o Genius Scan para Android e iOS.

Dropbox

Sim, a ferramenta nativa do famoso serviço de armazenamento em nuvem é boa! No Dropbox, você pode ir em Adicionar (+) e depois em Digitalizar documento para escanear as folhas. Ele reconhece os documentos automaticamente (não muito bem), mas dá para você arrumar depois.

Ele não tem muitos filtros – só as opções P&B, Quadro branco e Original – mas a preto e branco funcionou bem comigo. O controlador de contraste também é uma ótima adição para ajustar a visibilidade do documento. Olha só como o Dropbox se saiu:

Baixe o Dropbox para Android e iOS.

Qual aplicativo para digitalizar documentos você usa?

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.