O Windows Phone, sistema operacional que a Microsoft lançou em 2010 para tentar competir com Android e iOS, está morrendo oficialmente nesta terça-feira (11). A Microsoft descontinuou o suporte ao Windows Phone 8.1, a última versão disponível, que chegou aos smartphones em 2014.

Isso significa que, a partir de hoje, nenhum Windows Phone receberá atualizações de segurança, correções de bugs ou suporte técnico, seja gratuito ou pago. O fim do suporte acontece mesmo com o fato de que a maioria dos smartphones com Windows ainda roda o sistema antigo: segundo a AdDuplex, 73,9% estão com Windows Phone 8.1 e apenas 20,3% com o novo Windows 10 Mobile.

O Windows Phone chegou a ter um número relevante em vendas em alguns mercados, como o Brasil, notavelmente no segmento de baixo custo. O Nokia Lumia 520, por exemplo, oferecia tela de qualidade e desempenho decente numa época em que praticamente não existiam opções realmente boas com Android. Com consumo de RAM mais controlado, o Windows Phone rodava mesmo em hardwares mais simples.

Mas o sistema nunca teve grande adesão dos desenvolvedores, nem mesmo da Microsoft. Além disso, Windows Phone 7 e 8 foram marcados pelas trapalhadas da equipe de comunicação da empresa, que frustrava os usuários ao descumprir promessas de atualizar os smartphones existentes. E, mesmo com a forte concorrência, a Microsoft demorava para liberar recursos básicos, como uma central de notificações, que não existia no 7.5, era esperada para o 8 e só chegou no 8.1.

No Brasil, não há mais vendas de smartphones com o sistema da Microsoft, sendo que 95,5% do mercado é dominado pelo Android e 4,5% pelo iOS. Enquanto isso, o Windows 10 Mobile continua na promessa, respondendo por apenas 0,1% das vendas de smartphones em todo o mundo; aparelhos da própria Microsoft não são lançados há mais de um ano.

Leia mais: 10 maiores fracassos tecnológicos dos últimos 10 anos

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcos Oliveira
Colocar o título certo ninguém quer né #clickbait
Minduim
Hehehe
Minduim
Entenda "Java" por j2me.
Sidney Sol 🦊❤️🦊

Java não é OS

Sidney Sol 🦊❤️🦊

"Usas SD card?" (Buss, AndréH)

Sidney Sol ????
"Usas SD card?" (Buss, AndréH)
Sidney Sol ????
Java não é OS
André Martani

R.I.P. Lumias🙏💀👻

André Pira
R.I.P. Lumias???
Robinson Pereira
deixa de querer ofender. é feio. Vc nem sabe quem eu sou, com o que trabalho, onde fiz meu ensino médio, minha graduação e meu mestrado. Não sabe de nada. Vc nunca vai querer aceitar meus argumentos porque vc está embasado em um princípio infantil que se revela em seu próprio texto: "Então bonzão mesmo é o cara....". Bonzão, meu caro, é o profissional que desenvolveu cada um dos Sistemas Operacionais que estão em xeque aqui. O consumidor é apenas o consumidor. Vc está se achando bonzão pela sua opção? Existe coisa mais infantil do que isso? Se vc já tem idade para conviver com filhos deve ter percebido como crianças ficam satisfeitas por terem feito uma simples escolha a qual os pais consideram positiva. Mas isso é coisa pra infância. O consumidor compra o que quiser, de acordo com escolhas emocionais, racionais, financeiras etc. Vc não tem dados para dizer o motivo das aquisições dos 95% dos usuários de android. Não sabe de nada. Então seus argumentos não passam de conversa de menino que se acha bonzão porque escolheu determinado S.O. (que bobagem!) e fica querendo zoar da opção alheia. Além do mais, esse seu "falar a verdade" não passa de "falar sua opinião". Sacou? boa sorte aí, bonzão.
Yan Minari
Falar a verdade virou ser hater nervosinho. Beleza cara, já deu pra ver que você não tem argumento ou não teve interpretação de texto na escola. Talvez os dois.
Robinson Pereira
qual foi a sua desilusão com o windows 10 mobile? Fala pra gente, vai... O que aquele lumia 530 fez pra vc que te irritou tanto que vc comprou um galaxy S8 e um iphone 7 para se vingar...
Robinson Pereira
Não fica nervosinho. Vc sabe que da mesma forma que ocorreu esse caso do Omnia W ocorre o tempo todo com quem tem iOs e android. basta estar no contexto da transição de um Os para outro, né? Exemplo fraquinho o seu. Mas a verdade é que parece que vcs, haters do WP, ganham algum dinheirinho (ou um prato de comida) para ficar fazendo críticas vazias a um sistema que vcs mesmos não sabem apontar motivos REAIS para condenar. Nada que não ocorra no iOs e no android. Nada. Não percam tempo. O Bill Gates está bem tranquilo no topo do mundo e cagando pra vcs.
Yan Minari
Então bonzão mesmo é o cara que comprou Omnia W com Windows Mobile 6 e tomou no cu quando saiu Windows Phone 7, depois comprou um lumia 800 e tomou no cu de novo quando saiu o 8, tomou no cu mais uma vez comprando o HTC One que vinha com WP8.1 mas não recebeu o 10? Sério cara? Pra foder mais, dos poucos celulares que receberam Windows 10, vários modelos não vão receber novas versões do Windows 10 (nem tem como dizer que é hardware pois vários high end com hardware melhor que certos mid/low end ficaram no limbo). O ponto que você não entendeu até agora é que: antes a porcaria de um android com ROM remendada do que um WP com tempo de suporte ridículo. A menos que a “BMW” seja o iOS, sua comparação não faz sentido algum. Se os dispositivos que você mencionou fossem Windows Phone não teria atualização à força, estariam desatualizados até hoje. Dá pra dizer que Windows Phone é um fusca que nem peça de reparo tem então.
Robinson Pereira
vc nao entendeu onde reside a incoerência. Mas quanto ao android, tem que zombar mesmo. existem diversos aparelhos que nem chegaram a ter atualizações. Aparelhos como o motorola atrix, chegou estourando em inovação no mercado e teve UMA única atualização. O próprio Galaxy tab P1000L, que mesmo hoje ainda tem um bom valor de revenda por causa da TV (eu tenho dois) não passou do 2.3.6 oficialmente. Os meus eu coloquei 4.4.2, mas por minha conta e risco. Dizer que isso é uma vantagem é olhar o mundo com olhos de Poliana e achar que um fusca é melhor que uma BMW porque dá para trocar o motor fácil, fácil, hehehhehehhehe
Exibir mais comentários