Início » Mobile » Descanse em paz: Windows Phone tem suporte encerrado pela Microsoft

Descanse em paz: Windows Phone tem suporte encerrado pela Microsoft

Por
19 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O Windows Phone, sistema operacional que a Microsoft lançou em 2010 para tentar competir com Android e iOS, está morrendo oficialmente nesta terça-feira (11). A Microsoft descontinuou o suporte ao Windows Phone 8.1, a última versão disponível, que chegou aos smartphones em 2014.

Isso significa que, a partir de hoje, nenhum Windows Phone receberá atualizações de segurança, correções de bugs ou suporte técnico, seja gratuito ou pago. O fim do suporte acontece mesmo com o fato de que a maioria dos smartphones com Windows ainda roda o sistema antigo: segundo a AdDuplex, 73,9% estão com Windows Phone 8.1 e apenas 20,3% com o novo Windows 10 Mobile.

O Windows Phone chegou a ter um número relevante em vendas em alguns mercados, como o Brasil, notavelmente no segmento de baixo custo. O Nokia Lumia 520, por exemplo, oferecia tela de qualidade e desempenho decente numa época em que praticamente não existiam opções realmente boas com Android. Com consumo de RAM mais controlado, o Windows Phone rodava mesmo em hardwares mais simples.

Mas o sistema nunca teve grande adesão dos desenvolvedores, nem mesmo da Microsoft. Além disso, Windows Phone 7 e 8 foram marcados pelas trapalhadas da equipe de comunicação da empresa, que frustrava os usuários ao descumprir promessas de atualizar os smartphones existentes. E, mesmo com a forte concorrência, a Microsoft demorava para liberar recursos básicos, como uma central de notificações, que não existia no 7.5, era esperada para o 8 e só chegou no 8.1.

No Brasil, não há mais vendas de smartphones com o sistema da Microsoft, sendo que 95,5% do mercado é dominado pelo Android e 4,5% pelo iOS. Enquanto isso, o Windows 10 Mobile continua na promessa, respondendo por apenas 0,1% das vendas de smartphones em todo o mundo; aparelhos da própria Microsoft não são lançados há mais de um ano.

Leia mais: 10 maiores fracassos tecnológicos dos últimos 10 anos

  • Podia ter levado o Windows 10 Mobile junto também que ninguém ia sentir falta…

    • Breno

      Para você que aceita um duopólio estagnado e que não favorece a escolha por outros sistemas.

      • Em breve™

      • Yago Oliveira

        É duo pólio estagnado porque não tem uma terceira empresa que lance um sistema que bata de frente com os já existentes. Fazer o que?

        • Mesmo que houvesse um terceiro sistema, sem apoio adequado, será outro natimorto. Mexer nesse terreno está ficando perigoso, e caro.

          • Robinson Pereira

            concordo plenamente. Para que alguém possa tentar investir nesta área, é preciso que algo ocorra e um dos concorrentes comece a perder mercado. Ou que alguém invente um produto realmente revolucionário. Smartphones chegaram em uma encruzilhada. os tablets, chegaram antes, até mesmo por isso que as vendas despencaram. Quando os smartphones começaram a crescer, os tablets foram perdendo a utilidade. O mercado ainda tenta vender diferenciais como RAM de 6Gb, 8GB, e outras bobagens, mas, no final das contas, o que isso vai entregar realmente na mão do usuário comum?

          • Exato. Ninguém comprava BlackBerry10 porque não tinha Instagram, Instagram não dava suporte por que ninguem estava comprando.

            Marketing e comodidade. Quando você já investiu numa plataforma, mudar para outra é um problema, especialmente se ela não vai de saída ter o mesmo portfólio de apps e serviços que você está acostumado.

            O caso BlackBerry10 deixa isso bem, bem óbvio. O SO era de longe um dos melhores já vistos tando em poder do software, facilidade de desenvolver e funcionalidades nativas, mas nem por isso foi bem sucedido.

            (Comentários da galerinha que adorava surra a BlackBerry sem nunca ter usado em 3…2…1…)

        • Robinson Pereira

          nao é nem questao de sistema operacional. é marketing. android tem 95% do mercado e já deixou uma porrada de gente na mão. Quantos aparelhos da samsung, LG, Sony, e motorola morreram com uma atualização apenas? Mas isso impediu de chegar a 95%? Não.

          • André Cruz de Aguiar

            Tenho um tablet da Samsung que só teve uma atualização do Android, do 4.4 para o 5. Só que funciona até hoje, ao contrário de outro tablet que roda Windows Mobile 8. O problema não é necessariamente atualização, mas funcionar direito e isso pelo menos o Android faz, ao contrário do Windows Mobile, que é um lixo de SO.

          • Robinson Pereira

            O que nao funciona no seu tablet com windows 8? Ele quebrou? O galaxy note 8.0 foi atualizado do 4.2 para o 4.4.2 e a caneta desalinhou e a bateria passou a perder carga em alta velocidade. O seu tablet é windows RT? Funciona normalmente. A nao ser que vc tenha quebrado. Os android tambem perdem um monte de app com as atualizações, assim como o ios.

          • Tori

            Windows RT nem apps tem.

          • Robinson Pereira

            e a maioria das pessoas usa quais aplicativos em seus notebooks? Eu sempre usei o meu surface como um notebook. Instalei adobe indesign, photoshop, etc. Usei surface RT também, no qual usava editor de texto, navegador, como a maioria das pessoas. De quais aplicativos as pessoas sentem falta em um tablet windows RT? Já reparou que os aplicativos mais utilizados são exatamente os mais simples?

          • Tori

            o que usam? vamos ver:
            Google Chrome
            opa, já perdeu.

          • Robinson Pereira

            vc instala google chrome no seu tablet android? Não. Usa no máximo uma versão que já vem instalada. E nos tablets antigos? usa o chrome? Além do mais, o chrome não é uma unanimidade nem, tão pouco insubstituível. além disso, ninguém está aqui ganhando ou perdendo. estou rebatendo comentários radicais (“nem app tem”) e relativizando. e tem mais: a venda dos tablets estão caindo, sejam android ou ios.

          • Tori

            >você instala o google chrome no seu tablet android?
            geralmente no meu sempre vem instalado.

            >e nos tablets antigos, usa o chrome?
            sim, a sincronia dele entre tudo que é coisa é ótima.

            >a venda dos tablets estão caindo, sejam android ou iOS
            mas a do Windows RT caiu primeiro, a do Windows 10 Cloud vai ir no mesmo caminho

          • Robinson Pereira

            meu, sinceramente, não força a barra. O chrome não esteve sempre presente no android. Então o que vc fala é uma bobagem, pois significaria que ninguém compraria ipad ou galaxys tab enquanto não pudesse instalar chrome no tablet. nem vou perder mais tempo com isso. tem assunto mais importante na pauta.

          • Robinson Pereira

            Quando nao existia chrome para ipad, ninguem comprava ipad, nao é? Tao pouco os tablets android, certo? Ninguem comprava…..

          • Tori

            quem usa ipad, sempre usa os serviços da Apple, além do mais o safari é uma belezura de navegador

          • Robinson Pereira

            kkkkkkkkk

          • John Picker

            Fera, se não conhece não fala besteira. Android pesadão cheio de vulnerabilidade e pra piorar nem um pouco otimizado, tem que ter um aparelho de 5 mil pra ter esperança de não travar. IOS não trava, mas vai gastar os mesmo 5 mil pra poder parecer cool com os amiguinhos.

          • Jorge Luis

            os aparelhos sem atualização param de funcionar? Os aplicativos param de rodar nele?

      • Leandro Amaral

        Eles não desistem hahahahaha

        • Robinson Pereira

          como sócio da Samsung, como vc absorveu o impacto do problema do Galaxy Note 7? Sera que vc não consegue trazer os modelos corrigidos para vender no Brasil? Vc demitiu o cara que aprovou aquelas baterias maiores do que deveriam ser?

          • Leandro Amaral

            Afetou

          • Leandro Amaral

            Se for reparar nos comentários, temos um sócio da Microsoft aqui.

          • Leandro Amaral

            Afetou foi?

          • Robinson Pereira

            vc não entendeu a pergunta? Ah, sim, desculpe, vc é sócio majoritário da Apple! Desculpe…

          • Leandro Amaral

            E você tem quantos anos? 13?

          • Robinson Pereira

            Meu caro, a sua resposta certa é: “eu não sou sócio da Apple nem da Samsung, nem da Sony, nem da LG, eu sou apenas bobo mesmo”. Entendeu? As perguntas foram claras. Se vc não é sócio dessas empresas e não ganha nada com o fim do Windows 10 Mobile, apenas admita que sua opinião é apenas uma bobagem.

          • Leandro Amaral

            Se minha opinião é uma bobagem, então pq vc perdeu seu tempo tentando provar que tua opinão é a correta?

          • Robinson Pereira

            Pelo mesmo motivo que vc perdeu tempo dando a sua.

          • Leandro Amaral

            Gostei da fanfic.

          • Robinson Pereira

            considerando que eu uso smartphones desde o jornada 928, pocket pc, 2002, 2003, 5.0, 6.1, 6.5, que usei os treo, iphone, galaxy note, meego, maemo, etc etc etc, não é fanfic, é lógica. é bom senso. esclarecimento. Não é posição dogmática de quem diz “é ruim, mas eu nunca usei”.

          • Leandro Amaral

            Mas aonde foi que eu disse que é ruim?

          • Robinson Pereira

            Você por acaso vê alguém torcendo para que um modelo de carro saia de linha? Ou alguém se negando a comprar um Cruise porque o Gol 1.0 tem melhor valor de revenda? Cada um consome o que quer. E quando o assunto é exatamente smartphone, o que mais tem é desinformação e opinião tendenciosa. Dia desses eu estava em uma loja de acessórios para celular e estava usando o meu lumia 950xl. O dono da loja veio comentar que não vê quase ninguém usando windows mobile. Eu respondi: “Para mim, é o melhor sistema que tem”. E o cara disse: “Ah, mas falam que é muito complicado de usar”. Mas ele admitiu, em seguida que nunca usou. Essa é a diferença. Dos 95% que usam hoje Android, uns 85% nunca usou windows phone. 5% usou aparelhos mixurucas de windows phone. O restante tem sua decisão baseada em gosto pessoal. Não dá para dizer que TODOS os usuários de android e iOs desistiram do windows phone. Então essa postura de “ah, windows tem 1% de mercado” não tem nenhum fundamento em experiência pessoal, mas sim em marketing. E, de fato, Google, Samsung e Apple deram um show de marketing sobre a Nokia e a Microsoft depois de 2006. Tanto que tem tanta gente que teima em dizer que a plataforma mobile da microsoft foi o último a chegar, enquanto na verdade quem chegou por último foi o Android. O resto é besteira.

      • Emanuel Schott

        Concorrência é só um meio pra forçar as empresas melhorarem cada vez mais, não um fim ou algo essencial.

        Ninguém sente falta por exemplo de outro buscador além do Google.

      • Não sei se você sabe, mas existem alternativas ao “duopólio”, talvez até melhores que Windows Phone. Samsung tem o Tizen, LG tem o incrível webOS, Jolla (formada por ex funcionários da Nokia) tem o fantástico SailfishOS (baseado no meego). Se você se sente incomodado, é só exercer a sua liberdade e comprar um celular com um desses sistemas ou instalar no seu celular (android) atual.
        Mas também tem outro problema: ninguém liga.

        • Robinson Pereira

          eu gosto muito do Meego. Tenho um N900 aqui apenas para brincar e um Nokia N950 com Meego Harmattan. nunca experimentei o Jolla ou o Sailfish, mas se seguem a mesma filosofia do Meego, devem ser muito bons.

          • Jolla é a empresa que faz o Sailfish. E se você gosta do Meego, com certeza vai gostar do Sailfish. Eu amei a navegação por gestos e a fluidez do sistema com certeza.

          • Robinson Pereira

            Quando comprei um N9 eu fiquei impressionado. A tela pequena era uma decepção. Hoje, com o N950, que tenho mais como relíquia mesmo, ainda me surpreendo como um sistema tão bem bolado possa ter sido abandonado. Mas é aquela questão com a qual a microsoft se deparou: vale a pena brigar contra a imagem que o Android tem? A briga com a Apple não é difícil, pois o público para celulares caros como o iphone é pequeno. A questão são os androids que venderam como água com modelos baratinhos para pessoas que nem sabem direito as suas funcionalidades. Ou vai dizer que nunca viu um usuário de android ou ios dizendo: “ah, meu celular travou, o chip estragou e perdi todos os meus contatos”. Nem sabem sincronizar, nem sabem o que é nuvem e depois querem dizer que usuários de android são mais criteriosos.

          • Tori

            o Sailfish OS é ótimo mano!
            você vai adorar.
            e a Sony fechou parceria com a Jolla para produzir smartphones xperia com sailfish OS ainda este ano.

          • Robinson Pereira

            Eu estou vendo se dá para rodar no N950.

      • André G

        Mas o Android apesar de ser desenvolvido pela Alphabet ele é de código aberto, você pode usar o Android sem nenhum vínculo com a Google, alguns smartphones são lançados sem Google Play e nenhum app da Google.
        Então apesar de ser um duopólio, como o Android é de código aberto, ele pode ser alterado ao ponto de ser chamado de outro nome, como a Xiaomi faz, ela trata a MIUI como se fosse um sistema próprio, nem citam o Android.

    • Tox

      Ainda tenho Windows 10 mobile e gosto muito do sistema, ire utiliza-lo até o suporte acabar ou até quando celular durar

    • Marcus Araújo

      Detalhe para a foto provocativa do Higa hahahahaha

      • haha, só percebi depois de ver o comentário.

    • Robinson Pereira

      qual foi a sua desilusão com o windows 10 mobile? Fala pra gente, vai… O que aquele lumia 530 fez pra vc que te irritou tanto que vc comprou um galaxy S8 e um iphone 7 para se vingar…

  • Cristiano Silveira

    Próximo vai se o W10M, as viúvas da Microsoft sempre falam “agora vai, tá vindo o grande lançamento” e por aí vai… Coitados bando de Alice. Microsoft tá cagando pra plataforma mobile dela.

    • Milton Filho

      Na vdd eles mudaram o foco, eles viram que não dava mais pra competir no mercado de usuário final e estão focando em corporativo. Pra corporativo o W10M é bem interessante, as integrações com todo o ecossistema é bem legal, desde autenticação, loja própria pra distribuição de apps internos, etc.

      A plataforma em si é bem legal, mas chegaram muito tarde no mercado e essas constantes mudanças na plataforma fez com que a credibilidade fosse abaixo e não atraiu a atenção dos desenvolvedores de app o que fez a plataforma não vingar como deveria. É uma pena

      • Robinson Pereira

        mas a microsoft não chegou tarde no mercado mobile. Na verdade, eles começaram o mercado mobile e não ficaram nem um momento fora. Eles erraram no marketing de seus produtos.

    • Trovalds

      Eles não desistiram da plataforma, só diminuíram o passo Diga-se de passagem, isso foi anunciado em 2016. Tanto que tá saindo build mobile pra quem é Insider. Só que anunciaram também que um provável RTM do W10M só em 2018 ou 2019.

      E a MS está desistindo gradativamente do software em favor de serviços, que é onde está a grana pesada de fato. Azure e Office 365 estão aí bombando os cofres da empresa. Não, a MS não vai desistir dos SOs, ela está desistindo de outros produtos.

      • Robinson Pereira

        Sim. A Vaio acabou de lançar o Phone Biz, a HP tem o Elite X3 e até a Alcatel tem um modelo, o 4S, que tem uma versão android e outra WM10. Eu vejo aqui muita gente querendo comparar lumia 530 com Galaxy Edge e iphone 6. É esquisito. Eu uso um 950xl e acho um hardware muito bom e um sistema que está sendo aprimorado constantemente. Tanto que há uns dois meses, em um debate como esse, alguns detratores do sistema afirmavam que faltavam funcionalidades que já haviam sido lançadas há tempos. Acho que tem muita falta de informação e experiência.

  • Ricardo – Vaz Lobo

    Qual é a onomatopeia ideal, para reverberar minha imensa tristeza com essa notícia?
    RIP meu adoradinho 530!

  • Silvio Rodrigues

    Há 6 anos eu havia escrito que o Windows Phone era um sistema natimorto. Só faltaram mingulir. Usei, experimentei, até gostei, até ele morrer de verdade já em 2013. Ainda tenho o meu Lumia 730 apenas como recordação de ser meu último Nokia.

    • Trovalds

      Não nasceu morto, o que matou ele foram as trapalhadas da MS. Se tivesse havido coesão dentro da empresa acerca do SO duvido muito que não estariam aí mordendo pelo menos uns 5% do mercado mundial de smartphones.

      • Josué Júnior

        Pois é, o sistema tinha realmente um futuro!
        Mas faltou seriedade, como disse o amigo.
        O sistema não tinha fade notificações, não tinha apps suficientes e pra um sistema que “”produzia”” seus hardwares(Nokia=Hardware=Microsoft=SO), poderiam abocanhar uma excelente fatia de mercado.
        Eu acreditei muito na Microsoft!

        • Robinson Pereira

          O windows 10 mobile continua tendo suporte. O windows phone acabou, da mesma forma como varias versões do android e do iOS

      • Concordo com o Silvio que nasceu morto. Windows Mobile dominava o mercado, ficou largado às traças até que, um dia, a Microsoft se tocou e resolveu lançar o Windows Phone como ~algo totalmente novo~.
        Como era de se esperar, aparelhos Windows Mobile não foram atualizados para Windows Phone, nem o Windows Phone rodava os aplicativos do Windows Mobile.
        Além do lançamento tardio, Windows Phone chegou sem recursos básicos como clipboard.
        Não houve atualização do 7 para o 8, nem do 8 para o 10 na maioria dos casos. Se você estava contando, quem era cliente fiel da Microsoft tomou no cu 3 vezes.

        Nenhum desenvolvedor em sã consciência investiria em uma plataforma tão instável como essa. E assim vira uma bola de neve.

        • Esse drama das atualizações não existe no iOS, e no Android pelo menos tem como dar um jeitinho (custom ROM e companhia).

          • Anakin

            no android pelo menos o play services da conta de muita coisa, mas realmente a culpa é das infelizes cagadas da MS. Falando nisso, vou dar uma passada agora no Windows Club pra ver como está a dissertação por lá haha

          • Robinson Pereira

            eu acabo de comprar um aparelho que sincroniza com iOs e android. acontece que só roda no iOs 8.0 pra cima. Inclusive, tenho um ipod touch de 32GB que está em perfeito estado, mas quase não funciona mais nenhum app nele. Devo jogar fora um aparelho que custa uns 350 reais no mercado livre? essa história de que iOs e android não sofre drama de atualizações eu realmente não acho que seja verdade.

          • Já deu uma olhada no ano de fabricação desse iPod? Até onde eu sei, o suporte costuma ser de 4 a 5 anos nessa plataforma.

            Android tem o Play Services que ameniza a situação e como eu disse antes, você pode usar uma custom ROM mais atualizada.

          • Robinson Pereira

            Sim, já dei uma olhada no ano de fabricação, e daí? Quer dizer que virou lixo? Posso jogar fora? Ou devo jogar fora? Quanto a rom customizada, já fazia isso com Qtek 9090, instalando Rom de windows mobile 6.5. Mas é um recurso feito por quantos % dos usuarios? E o pior: Quantos aparelhos com android que exigem que isso seja feito dois anos depois de lançados? Desculpa, mas isso nao justifica 95% de mercado. Marketing justifica. Pode ter certeza de que 90% dos usuarios de android nao tem a menor ideia do que seja custom rom e trocam seus celulares com frequência porque sao modelos baratos

          • Quem tem que responder essas perguntas é você mesmo. Os dispositivos com iOS são os que possuem o maior tempo de suporte dos dispositivos mobile. Se você ainda acha que é pouco, paciência.

            E essa conversa já desviou completamente do escopo. A questão era, no iOS você tem o suporte oficial mais longo do mercado e no Android você PELO MENOS consegue fazer uns paranauê. O mesmo não acontece com o Windows Phone, saca? Você pode ser um gênio da Nasa, se seu celular era a porcaria de um Windows Phone 7.x ele NUNCA vai rodar 8.x ou 10, com ou sem gambiarra.

          • Robinson Pereira

            E vc roda outro OS no iPhone? No iphone isso é segurança. No windows phone é….

          • Te convido a ler de novo meu comentário, pelo visto você não entendeu o ponto.

          • Robinson Pereira

            eu entendi muito bem. Chamei apenas a atenção para uma incoerência dos críticos do windows mobile.

          • Não existe incoerência. iOS possui suporte de 4 a 5 anos enquanto Windows Phone não chegava a ver major release… nunca? Incoerência de verdade era fã do Windows Phone zombando a situação das atualizações no Android.

          • Robinson Pereira

            vc nao entendeu onde reside a incoerência. Mas quanto ao android, tem que zombar mesmo. existem diversos aparelhos que nem chegaram a ter atualizações. Aparelhos como o motorola atrix, chegou estourando em inovação no mercado e teve UMA única atualização. O próprio Galaxy tab P1000L, que mesmo hoje ainda tem um bom valor de revenda por causa da TV (eu tenho dois) não passou do 2.3.6 oficialmente. Os meus eu coloquei 4.4.2, mas por minha conta e risco. Dizer que isso é uma vantagem é olhar o mundo com olhos de Poliana e achar que um fusca é melhor que uma BMW porque dá para trocar o motor fácil, fácil, hehehhehehhehe

          • Então bonzão mesmo é o cara que comprou Omnia W com Windows Mobile 6 e tomou no cu quando saiu Windows Phone 7, depois comprou um lumia 800 e tomou no cu de novo quando saiu o 8, tomou no cu mais uma vez comprando o HTC One que vinha com WP8.1 mas não recebeu o 10? Sério cara?
            Pra foder mais, dos poucos celulares que receberam Windows 10, vários modelos não vão receber novas versões do Windows 10 (nem tem como dizer que é hardware pois vários high end com hardware melhor que certos mid/low end ficaram no limbo).

            O ponto que você não entendeu até agora é que: antes a porcaria de um android com ROM remendada do que um WP com tempo de suporte ridículo.

            A menos que a “BMW” seja o iOS, sua comparação não faz sentido algum. Se os dispositivos que você mencionou fossem Windows Phone não teria atualização à força, estariam desatualizados até hoje. Dá pra dizer que Windows Phone é um fusca que nem peça de reparo tem então.

          • Robinson Pereira

            Não fica nervosinho. Vc sabe que da mesma forma que ocorreu esse caso do Omnia W ocorre o tempo todo com quem tem iOs e android. basta estar no contexto da transição de um Os para outro, né? Exemplo fraquinho o seu. Mas a verdade é que parece que vcs, haters do WP, ganham algum dinheirinho (ou um prato de comida) para ficar fazendo críticas vazias a um sistema que vcs mesmos não sabem apontar motivos REAIS para condenar. Nada que não ocorra no iOs e no android. Nada. Não percam tempo. O Bill Gates está bem tranquilo no topo do mundo e cagando pra vcs.

          • Falar a verdade virou ser hater nervosinho. Beleza cara, já deu pra ver que você não tem argumento ou não teve interpretação de texto na escola. Talvez os dois.

          • Robinson Pereira

            deixa de querer ofender. é feio. Vc nem sabe quem eu sou, com o que trabalho, onde fiz meu ensino médio, minha graduação e meu mestrado. Não sabe de nada. Vc nunca vai querer aceitar meus argumentos porque vc está embasado em um princípio infantil que se revela em seu próprio texto: “Então bonzão mesmo é o cara….”. Bonzão, meu caro, é o profissional que desenvolveu cada um dos Sistemas Operacionais que estão em xeque aqui. O consumidor é apenas o consumidor. Vc está se achando bonzão pela sua opção? Existe coisa mais infantil do que isso? Se vc já tem idade para conviver com filhos deve ter percebido como crianças ficam satisfeitas por terem feito uma simples escolha a qual os pais consideram positiva. Mas isso é coisa pra infância. O consumidor compra o que quiser, de acordo com escolhas emocionais, racionais, financeiras etc. Vc não tem dados para dizer o motivo das aquisições dos 95% dos usuários de android. Não sabe de nada. Então seus argumentos não passam de conversa de menino que se acha bonzão porque escolheu determinado S.O. (que bobagem!) e fica querendo zoar da opção alheia. Além do mais, esse seu “falar a verdade” não passa de “falar sua opinião”. Sacou? boa sorte aí, bonzão.

        • Trovalds

          Primeiro que o Windows Phone não tinha nada haver com o Windows Mobile (que acabou virando Windows CE, que por sinal ainda existe). O Windows Mobile como o próprio nome diz uma versão reduzida do Windows pra aparelhos móveis. E quem dominava o mercado de smartphones (como conhecemos hoje) antes da chegada da Apple era a BlackBerry (antiga RiM). Há de se concordar que o Windows Phone aproveitou-se do kernel do Windows CE na primeira versão (7.0). No 7.5, o CE já foi relegado a pouquíssima coisa e tudo praticamente era novo. No Windows Phone 8 não existia mais nada do legado do CE. Já aí você vê o tamanho da confusão que a MS fez ao prometer várias coisas que não podia cumprir.

          Se fosse assim haveria de se se condenar o Windows XP, que tem o kernel do NT e várias coisas do Windows ME (que começaram com o Windows 3.1). Mas a MS tomou as decisões certas à época e consolidou o SO a ponto de ele ser usado até hoje, 16 anos após o lançamento.

          • Windows Phone acabou sendo “algo diferente”, mas do pior jeito possível. Era baseado em tecnologia “legada” e sem retrocompatibilidade. Querendo ou não, Windows Mobile era um dos líderes da época.

        • Ulisses Lino

          A promessa agora é que estabilize essa questão de compatibilidade de apps, ja que tudo agr é universal, td é Windows 10. E no fim do ano passado a Microsoft apresentou que conseguiu emular o x86 rm um processador ARM, provavelmente vem coisa nova por ai, e td indica que é o tal do “Surface Mobile/Phone”. E como disseram ai em cima, o único jeito de entrar nessa briga dos mobiles, seria com algo revolucionario, e a Microsoft ja ta mostrando isso em diversas areas que a empresa atua, espero que façam o mesmo pro mobile, sempre gostei do Windows Phone, mesmo me desapontando algumas vezes.

      • Caio

        Exato, a Microsoft tem nome, dinheiro e gente competente. Faltou vontade e visão de futuro pra perceber que o mercado hoje seria mobile. Se eles tivessem entrado forte na briga junto com o iOS e o Android, estariam em uma posição muito melhor.

    • tuneman

      quase comprei o 730, mas a incerteza me fez optar pelo Quantum Go.
      ainda bem, pois estaria meio fodido.

    • André G

      Em 2012 quase comprei o Lumia 800, ainda bem que não comprei, pois ele morreu no WP 7.8, mesmo sendo um smartphone com um hardware razoável para a época.
      Eu não comprei pois ele custava 1300 e não tinha câmera frontal, acabei pegando um razr i por 1000 e foi uma ótima escolha.

  • Molinex

    0,1% das vendas de smartphones em todo o mundo, aí não tem muito o que fazer mesmo…
    Depois de um sucesso estrondoso desse, é melhor encerrar as atividades…

  • Bom, a MS nunca demonstrou o interesse necessário. Além dos tropeços, nem o mercado e nem os devs botaram fé. Era só uma questão de tempo. Enfim, já vai tarde.
    E que leve o W10M junto, na cova cabem os dois.

  • corrige aí higa, o 8.1 saiu em 2014, eu lembro, eu tinha.

  • Antony

    Vim seco esperando os 3 defensores ávidos do W10M. Parece que cheguei cedo demais, ou já mudaram de sistema.

    • Eles ficaram sem internet (Tim Bestas™), mas já vão providenciar o pagamento da fatura com o seu Cartão (Nubank™).

    • Paulo

      Talvez porque tenha sido o Windows Phone 8.1 que tenha perdido suporte. Assim como o Android 4.4.

    • Robinson Pereira

      vc sofreu quando a apple cancelou o suporte aos iphones 5 e 5c?

    • Gnull

      eu fui um que mudei pro android, tenho um mi5. Só mudei porque o lumia 930 estragou hehehe

  • Wellington Gabriel de Borba

    Choices

  • Jaca Paladium

    Nunca fui usuário…mas ele parecia menos tosco que o Android.

  • A Nokia fez aparelhos icônicos, sonho de qualquer usuário Android. Uma pena a dona do sistema operacional ser irresponsável e desfocada. Foi bom ter vários Lumias, mas não dá mais. O Windows 10 Mobile não atende as necessidades nem de um balde (já que tem bugs e erros até pra ligar). O jeito é Android e iOS mesmo.

    • Minduim

      Pior que é, o w10m tá com bug em tudo quanto é coisa. Do edge ao sim card, tudo é bugado, nada funciona direito, nem o básico do básico.

      • Se eu fosse pra um lugar sem sinal celular e voltasse pra cobertura, só voltava a ter rede se reiniciasse o aparelho. E isso ocorre desde quando surgiu o sistema, vááários feedbacks no Hub de Feedback, e quem disse que resolveram esse problema tão básico, mas tão fatal? Tive que comprar um Android simplesmente pra ter sinal sempre.

        • Minduim

          Esse bug foi umas das coisas mais bizarras que eu ja vi no wm. Já perdi as contas de quantas ligações eu perdi por causa disso. Aqui esse bug acontece do nada, o sinal é bem forte, moro perto de uma torre da Oi mas todos os dias o aparelho ficava sem sinal e lá ia eu reiniciar o telefone…

        • Robinson Pereira

          entrem em contato com a operadora. mas insistam. Isso aconteceu comigo aqui. Mas acontece que eu estava com mais outros dois aparelhos android e iOs que tiveram o mesmo comportamento.

      • Robinson Pereira

        Eu uso android, iOs e windows 10 mobile em um lumia 950xl. Desconheço mais bugs no wm do que nos outros. Dao problema da mesma forma e perdem suporte também.

        • Minduim

          Eu nao sou de reclamar das coisas nao mas o w10m tem mais bug do que qualquer outro OS que ja usei.

          Qual é o básico de um telefone? Fazer ligação né?! Pois é, o w10m todo os dias, sem exceção, desliga os chips e o telefone fica sem sinal, sem mais nem menos. A unica forma de fazer o telefone funcionar novamente é reiniciando o aparelho. Já perdi as contas de quantas ligações eu perdi por causa desse bug bizarro. Nunca vi um bug assim em nenhum OS, seja Java, Symbiam, Android, iOS ou até mesmo o WP, em nenhuma versão

          • Robinson Pereira

            Olha, vou te perguntar uma coisa, exatamente porque eu passei por esse problema. Entrou em contato com a operadora? Eu entrei. O problema era deles. Depois de reclamarem muito que era um problema meu, decidiram enviar um outro codigo para o meu aparelho. Reiniciaram de lá. Dito e feito. Nunca mais me incomodei. Assim como nunca tinha me incomodado desde 2012 quando peguei meu primeiro Lumia, ainda da Nokia. Fora isso, e fora o fato de ter usado (e estar usando até hoje) o Insider Preview, nunca vi mais problemas no windows do que em outras plataformas.

          • Minduim

            Eu solucionei o problema mudando de aparelho, desde então nunca mais tive problemas com sinal.
            Aqui estou rodando a release e mesmo assim tem uns bugs bizarros. SD corrompido toda vez que liga o aparelho, Edge recarregando sozinho toda hora, arquivos recebidos via bluetooth que desaparecem, downloads que nao sao salvos no aparelho, apps fechando sem mais nem menos, Groove que para sozinho, teclado japones bugado, tiles em branco e por ai vai… Nunca vi bugs assim nos outros OSs.

          • Robinson Pereira

            Kkkkk tu podes ter certeza que é um problema do seu aparelho. Usei 710, 920, 820, 930, 1320, 1520 e 950xl. Nunca passei por nada disso

          • Minduim

            antes fosse, tenho dois lumias e ambos tem exatamente os mesmos bugs.

          • Robinson Pereira

            então são problemas nos seus aparelhos. além dos meus, que ja tive, dei um 640xl para meu pai (74 anos, nunca conseguiu mexer no android, mas adorou o windows mobile, faz tudo com o celular) e para meu enteado de 16 anos. nenhum dá problema. Isso se chama azar.

          • Sidney Sol 🦊👎🐺👍

            Java não é OS

          • Minduim

            Entenda “Java” por j2me.

      • Sidney Sol 🦊👎🐺👍

        “Usas SD card?” (Buss, AndréH)

        • Minduim

          Hehehe

  • betacaroteno

    É uma pena…por um momento eu cheguei a gostar bastante do sistema. Mas enquanto Android e iOS iam evoluindo e os desenvolvedores apenas portando apps para essas duas plataformas, o WP foi ficando para trás, junto com a má vontade da própria MS. Não testei ainda nenhum aparelho com Windows 10 Mobile, mas não creio numa retomada do sistema. Ruim para nós.

    • Robinson Pereira

      se vc nunca testou o windows 10mobile, deveria. Vai ver que na verdade quem avançou foi esse sistema. O meu lumia 950xl, por exemplo, de 2015, desbloqueia a tela em 99,9% das vezes com reconhecimento de iris. Veja as críticas aos sistemas da concorrência, principalmente o S8. eu uso android e iOs também e nao vejo no que podem ser melhores que o meu. Minha esposa tem um Moto Z com snap, novinho em folha, e não vejo o que tem de melhor que o meu. Inclusive, quando precisamos tirar fotos, ela sempre pede para eu fazer com o meu.

  • Rodrigo LDRV

    Um REIZINHO INCOMPREENDIDO desse, bicho. Essa é a definição e nada mais nada menos do nosso guerreiro que lutou com as forças injustas da Apple imunda e Android embuste. Ainda me lembro do meu primeiro Windows Phone e do sonho de utilizar ele como um PC real pra conectar a impressora e o scaner, e instalar um antivirus de verdade. Um dia todos vão se lembrar da injustiça que fizeram com umas das inovações mais hinárias de todos os tempos. Espero estar viva pra ver isso, mas sei que vou estar morta.

  • John Smith

    Usei o WP8/8.1, experimentei o W10M, mas hoje tenho um Android. Se fosse pra usar um Android anterior ao Nougat eu tinha torcido o nariz, mas o sistema melhorou muito nos últimos tempos e está bem maduro, sendo que encontrei no Nougat várias funções que eu tinha no W10M e fariam falta, como dimensionamento da interface, e outras que não tinha e foram bem vindas, como usar dois aplicativos em tela dividida nativamente. Ainda há alguns detalhes que poderiam ser implementados, como um tema predominantemente preto (excelente para telas AMOLED).
    Se no futuro a Microsoft der ênfase no sistema mobile e os desenvolvedores abraçarem a causa, poderia migrar de volta para o sistema sem nenhum problema.

    Sempre que venho nesses tópicos já espero ver certos comentários. Um falando em “viúvas da Microsoft”, outro falando em “Em breve”… Nunca entendi a necessidade de atacar/defender uma empresa ou seus usuários com argumentos fracos. Pelo menos desta vez, a maioria dos comentários parece ser sensata.

    É muito mimi a troco de nada.

    • Robinson Pereira

      verdade. não dá para entender. parece que tem um monte de acionista da Samsung por aqui.

  • Faltou uma foto do sorriso do Higa no final.

  • Amava o Windows Phone/ Mobile, porém a Microsoft fez mais merda do que coisas boas com o sistema, fazer o que 🙁 Até mais Windows Phone, esperando o Windows 10 Mobile ir par ao paletó de madeira também!

    Eterno SoOn™

  • Glauber Silva

    Tive o 520 e depois o Lumia 920. Dois aparelhos ótimos pro seu segmento. Uma pena!

  • Jack Silsan

    Uma parte desses que ainda estão no 8.1 podem atualizar para o 10 Mobile. Suponho que tenha chegado a hora ou de atualizar ou de trocar de smartphone (e de sistema)

  • JoseRenan

    10 maiores fracassos… …últimos dez anos

  • Matheus Oliveira

    Tenho um Lumia 820 e um 830. Antes tive um Lumia 800 e um Samsung Omnia W. Mês passado comprei um Moto G5 Plus e é impressionante como, apesar de uma grande promessa, o Windows Phone 7, 7.5, 7.8(!), 8, 8.1 e agora o 10 foi uma sucessiva torrente de falhas por parte da empresa.

    Bugs persistentes, lentidão para entregar funções básicas (até o 7.5, era impossível transferir algo plug and play e precisavamos usar o bugado zune), problema com atualizações em aparelhos que claramente as suportavam. Aos poucos, o Windows Phone/Mobile se tornou o pior de dois mundos: Um sistema extremamente fechado e não personalizável como o iOS com a imprevisibilidade do pós-venda do Android.

    Passei 6 anos usando o Windows Phone. Por isso, com propriedade eu digo: Já vai tarde.

    • Robinson Pereira

      mas esse problema do Zune, meu caro, é o mesmo do iphone, que precisa do iTunes, não é? eu uso windows phone há tanto tempo quanto vc e realmente discordo. O sistema melhorou demais.

  • Dario Coutinho

    O maior erro da Microsoft sem dúvida foi não investir em um design bonito. O sistema é bom, mas os aparelhos não encantam ninguém.

    Não adianta ter sistema perfeito se os aparelhos não despertam o desejo de compra do público leigo. Principalmente os de grande poder aquisitivo.

    Basta comparar o design dos aparelhos da marca com smart chineses. A identidade visual escolhida pela MS e Nokia é grosseira.

    • Robinson Pereira

      criticar o design da nokia é meio esquisito. Os aparelhos da Samsung são bonitos? Não vamos falar dos Edge, que são uma minoria em termos de vendas. O Android tem 95% do mercado porque uma grande massa tem aqueles celulares bem feinhos da samsung, LG, etc.

    • A.I. de Pirocoptero

      O design da Nokia-MS era bem coeso. Apesar de “grosseiro”, era funcional e resistente. As vezes muita beleza também significa que a máscara se quebraria só com uma quedinha…

  • Frink, o cientista

    Pois é. As coisas não saíram como planejado pela MS. Tive 2 WP: um Lumia 710 com WP 7.0 (que foi atualizado para o 7.5), um Lumia 720 (ainda tenho, mas deu um problema que a tela mexe sozinha). Atualmente, tenho um Lumia 640 (esse WM10) funcionando bem a mais de um ano. No geral, o sistema me atende bem, a tela é boa, bateria e câmera padrão… Apesar das “cagadas” da MS, o sistema tá bem estável. O problema maior não é nem a falta de aplicativos, é vários aplicativos importantes serem meio capados, mas dá pra utilizar de boas. Pra quem não se importa em não ter “Pockmon go” ou “Snapchat” tá tranquilo. O problema, não só do WP mais da MS em geral foi ter mantido um CEO “fora do seu tempo” por muito tempo. Dá pra perceber a evolução desde a entrada do “Nutella”, muita coisa boa saiu desde então. Se ele tivesse entrados uns 5 anos antes teríamos uma 3a. opção em SO mobile…

    • Robinson Pereira

      acho que o problema sempre foi mais de marketing do que do sistema operacional. Eu tive 710, 920, 930, 1320, 1520 e hoje tenho um 950xl. Não conheço aparelho melhor que o meu na faixa de preço dele. Se eu for comparar com um smartphone de 5 mil reais, não vale, né? é como comparar um Onix e uma BMW.

  • Samuel Pereira

    Achei o título meio tendencioso, leva a crer que a M$ encerrou o suporte a plataforma em sí e não somente ao Windows 8.1.

    • LekyChan

      então né, o ultimo windows phone foi justamente o 8.1

  • Marcus Araújo

    Acho que a questão do duopólio, nesse caso específico da MS, foi puramente por rejeição ao sistema. E de fato, WP e W10M ainda estão(vam) MUITO, mas MUITO atrás do iOS e do Android. Era fluido, mas era sofrível lidar com as limitações do sistema. Por fluido e limitado, já tínhamos os dumbphones.

    Havia festivais de WP a preço de banana, mas os consumidores REJEITARAM. A MS tinha dinheiro e capacidade técnica de fazer melhor e falhou miseravelmente. Os desenvolvedores pularam fora porque não tinha usuários o suficiente. E os usuários (poucos que se arriscaram) ficaram na mão com um sistema ruim, defasado e sem apps. Possíveis novos futuros usuários rejeitaram a intenção de adquirir um WP por perceber que era um sistema desagradável por diversos pontos, e notar que promessa da Microsoft valia tanto quanto uma nota de três reais, aprenderam com o “erro” alheio.

    Torço para que haja uma terceira (e quarta, e quinta…) alternativa, mas, caso haja uma viável, não virá por iniciativa da MS (ao menos enquanto chamarem de Windows). A marca Windows no mobile já foi enterrada junto com a pouca relevância que teve o WP8 no mercado.

    • Robinson Pereira

      como rejeição ao sistema? android tem 95% do mercado no Brasil, entao vc vai dizer que todo esse povo comprou um aparelho com windows phone e desistiu depois? Então em um momento os windows phone foram os aparelhos mais vendidos? Desculpe, mas isso não é verdade. Pegue dez pessoas e pergunte qual foi a experiência delas com windows phone e o que elas não gostaram. pergunte o que tem no iOs e no android que elas não encontram no windows phone. Isso que vc está dizendo é lenda, é dogma. Conheço gente que falou que windows phone nao tinha app suficiente. eu fui ver o que a pessoa tinha no smartphone além dos pacotes originais da samsung: tinha whatsapp e facebook. Essa é a realidade. Confira a lista dos 10 app mais utilizados e vc vai ver que são básicos e que existem no windows phone. E nem todos esses 10 sao usados por todo mundo. Dia desses eu troquei um galaxy com tela trincada por um lumia 640lx na caixa, novinho, pois o cara disse que preferia android. Eu questionei o que ele usava no smartphone: “whatsapp”. entende isso? não tem nada a ver com rejeição racional, com experiência de uso, nem nada desse tipo.

      • Marcus Araújo

        Eu nem sou adepto de ter vários apps no celular, mas tive um WP8/8.1 e foi meu momento de pesadelo. Você se esquece que jovens, por exemplo, gostam do Snapchat, não disponível no WP. Vários jogos populares também não estavam disponíveis. Instagram tinha um app medíocre que nunca saiu do beta, assim como o Facebook também era muito problemático (aliás, quase todos que conheço e utilizavam um WP preferiam utilizar o Facebook no navegador, tamanha a rejeição ao app). WhatsApp também era ruim e capado em relação às novidades presentes no iOS/Android, e quase todo mês eu precisava reinstalar o WhatsApp porque deixava de funcionar sozinho (e lá se iam as conversas, já que no WP o WhatsApp não tinha backup). E por aí vai. Nem vou citar Internet Banking aqui porque seria covardia, era o que mais me fazia falta na plataforma. Navegador, só opções obscuras e tão limitadas quanto o IE… Poderia ficar dias aqui falando dos meus problemas com a plataforma, problemas que eram também percebidos compartilhados por quem eu conhecia, em diversos modelos dos Lumia.

        Negar que houve rejeição é negar o óbvio, e a participação do WP não caiu sozinha. Ninguém precisava comprar para rejeitar, bastava a opinião de um amigo insatisfeito. Daí dizer que no W10M corrigiram a maioria desses pontos etc, mas não adianta mais nada: depois de anos de experiência desastrosa, ninguém cogitará migrar de novo para Windows no celular.

    • Robinson Pereira

      O que beneficiou o android foi ter entrado no mercado, depois de todo mundo, como uma opção barata para quem queria um iphone e não podia comprar. gente que nunca havia usado um smartphone ou um palmtop antes, que nem sabia configurar o toque do smartphone. Esse povo começou a comprar o aparelho com android porque a prima, o irmão, a colega de trabalho usava e sabia ajudar a configurar. Neste momento, havia ainda aparelhos com windows mobile 6.5 e estavam surgindo os 7.0 e 7.5, que vieram com preços menos competitivos. Era mais fácil comprar um htc magic do que um HTC HD2, e assim vai. Isso, aqui no Brasil.

      • Marcus Araújo

        Claro que o fator preço pesou, mas não dá para ignorar também o fato de utilidade: ninguém saiu comprando smartphone com Android porque todo mundo tinha, mas sim por todo mundo ter E achar útil para uma série de coisas, como comunicação e acesso facilitado às redes sociais. WP veio depois, se tornou uma alternativa muito mais barata, mas não vingou. Preço sem percepção de utilidade não adianta, o Android já servia “bem”, não havia motivo para arriscar num WP. Até a Alcatel, marca desconhecida, conseguiu seu lugar ao sol com a combinação Android e preço. Uma marca tradicionalíssima como a Nokia, aliada ao preço baixo, mas optando por WP mostra que houve, sim, rejeição à plataforma.

        Eu dei um voto de confiança à MS no mobile. Um só. E certamente será o último de minha vida.

  • André Cruz de Aguiar

    O Windows Mobile 10 não chegou a ser lançado? Tive um tablet com o 8 e realmente o SO é péssimo.

  • Apenas por curiosidade, quais funções presentes no Android e iOS vocês sentem mais falta no W10M?

    • Robinson Pereira

      ninguém vai responder.

      • Uma pena, vejo um monte de comentários dizendo que Android e iOS é melhor mas nunca dizem o porque.

        • Robinson Pereira

          Eu tambem queria saber. Esse papo de app é bem fraco. As pessoas de meu circulo de amizade, a maioria usa android. Os poucos que usam windows phone nao trocam. Só que a maioria que usa android roda facebook e whtasapp e olha la. Agora estão começando a entrar no instagram, que ja tem no WP ha um bom tempo. Ninguem deu bola para pokemon go. Ninguem deu bola pra snapchat, mesmo podendo rodar. Logo, essa conversa de app é uma coisa que afeta qual %?

    • Gnull

      Eu fui usuário do W10 e tive que partir pro android porque ele acabou falecendo. Esclarecendo sua questão, não lembro de qualquer função que me faria falta no W10, além da qualidade dos aplicativos do android, que é superior.
      Pelo contrário, acho o W10 mais leve, intuitivo e limpo, contudo seus apps são de qualidade inferior.
      As live tiles até hoje são uma ótima sacada que sinto falta.

      • Robinson Pereira

        Mas os app sao feitos por terceiros. E no que o ios e o android sao melhores?

        • Gnull

          IOs eu nunca usei, não posso opinar. E não disse em momento algum que o sistema android é superior, só os apps mesmo, que como você disse são feitos por terceiros.
          Em relação ao sistemas eu gosto dos dois e não sei de nenhuma função que me faça falta. O W10 era muito completo e funcionava bem, não tinha do que reclamar.
          Acho que, o android só tem a grande vantagem de ser altamente personalizável.

  • Alex Lourenço

    A Microsoft quer a morte dele pois nada fez para evitar. Quem tem os 950 que aguarde. Saudade dos meus L1020 e L930 que simplesmente eram fascinantes. O suporte aos aplicativos também é complicado.

    • Robinson Pereira

      tenho um L950lx e a caixa economica acabou de lançar em junho a atualização do app deles. ficou muito bom. melhor do que a versao do BB e da caixa para android. elegante, funcional, completo. Não senti falta de nada. Mas eu acho que isso ocorre com todos os sistemas. Veja o caso do galaxy note 8.0, que eu acho um aparelho muito útil para o meu trabalho. foi lançado em 2013 e teve uma atualização apenas que ferrou com o aparelho, causando desalinhamento da caneta e drenagem da bateria. em 2015 a samsung lança o tab A spen, na mesma faixa de preço que o Note 8.0 tinha, ok? O note, em dois anos não tinha mais atualização e a samsung deixou os usuários na mão com os problemas. eu comprei um tab A spen e o que ele tinha de melhor que o 8.0? Nada. tela com resolução menor, cpu mais lenta, camera frontal um pouquinho melhor e bateria mais duradoura (nada mais justo, considerando o tamanho do aparelho) e mais nada. e como com isso tudo o android pode vender mais?

  • Paulinho Oliveira

    É realmente frustrante, tinha uma Lumia 730, o sistema é muito melhor que o Android, devido a incompetência da Microsoft à colocar no mercado seu sistema, talvez por ganância, faltou campanha de preços baixos no início para incentivo, também incentivo a criação de app, faltou inteligência e interesse, trabalharam como o Brasil trabalha.

    • Robinson Pereira

      Eu acho que faltou vontade de jogar dinheiro fora, pois a guerra contra o android é muito difícil.

  • Meganegão

    O povo adora alimentar monopólios. O titulo da materia e sensacionalista, mas de fato, windows 10 não é mais phone, e mobile.

  • Raphael

    Ainda bem que pulei desse barco depois do lançamento do w10 quando vi que a Microsoft não tava ligando pros smartphones e vendi meu 930.

  • Cadê a fonte da notícia oficial?

  • Eudes Rodrigo

    Famoso Click bait. Que pena…

  • Eudes Rodrigo

    Corrijam o título do post! Não sabia que click bait era uma prática usual no tecnoblog!

  • Ramon Gonzalez

    Vixe, ja tava morto mas faz é tempo!! Só tinham esquecido de enterrar, já tava até fedendo… E o pior: foi morto pela própria mãe (MS). Que história tenebrosa…

  • André Pira

    R.I.P. Lumias🙏💀👻

  • Marcos Oliveira

    Colocar o título certo ninguém quer né #clickbait