Atendendo a um pedido das operadoras, a Anatel decidiu adiar o bloqueio de celulares “xing-ling” no Brasil. Com o novo prazo, os usuários que tiverem aparelhos suscetíveis ao bloqueio serão notificados via SMS a partir de 15 de setembro. Já os bloqueios deverão começar, efetivamente, em 28 de novembro.

O plano anterior era o de iniciar as notificações em 30 de junho e, os bloqueios, em meados de setembro. Mas, temendo que o número de celulares barrados seja elevado, as operadoras pediram um prazo maior para adequar os seus sistemas.

De acordo com a Anatel, a base atual de celulares não será afetada. A proposta é a de que, ao menos por enquanto, apenas as unidades irregulares ativadas após a data de início das notificações sejam impedidas de se conectar às redes móveis brasileiras. Assim, o número de bloqueios não será alto no início.

HiPhone

Serão caracterizados como aparelhos irregulares e, portanto, passíveis de bloqueio, todos aqueles que não tiverem número IMEI registrado no banco de dados da GSMA, associação global de operadoras móveis.

Na prática, isso significa que celulares que são cópias de modelos disponibilizados no mercado ou que não possuem nenhum tipo de certificação reconhecida, por exemplo, é que serão barrados.

Se você tiver um smartphone adquirido no exterior (de marcas como Xiaomi, OnePlus e Oppo), não precisa se preocupar: mesmo que essas unidades não tenham sido homologadas pela Anatel, elas possuem IMEI válido e, portanto, não são consideradas “xing-ling”.

Com informações: IDG Now

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas Nascimento
A comparação com o dvd pirata não serve muito bem. Uma ótima analogia é se você comprasse um DVD de um cover e fosse penalizado por isso.
Ramon Gonzalez
Que ladainha chata isso se arrastando hein?? Quer bloquear, então bloqueia logo...
Abraão Caldas
A favor claro, e ainda tou achando que eles estão sendo bacanas em não bloquear aparelhos não homologados pela anatel.
A.I. de Pirocoptero
Tu é o **? =v
Baidu feat MC Brinquedo
a piroca falando do **! a que ponto chegamos hein kkkk
Arley Martins
UFAA, smarts da Xiaomi vejo vários amigos usando, são ótimos, digo até que melhor que muito samsung vendido pelo dobro do preço deles. Tomara que não suba ainda mais o preço originais com este bloqueio, pois se subir mais ai vai ter muita gente sem telefone.
A.I. de Pirocoptero
Interessante você pedir para os outros pararem de passar vergonha, sendo que seu nick mesmo teoricamente lhe faz passar vergonha (e na prática você nem liga pois sabe que é um pseudônimo e só poucos amigos sabem sua identidade secreta trolistica) olha só quem fala... a inteligência artificial de pirocóptero...
A.I. de Pirocoptero
Pessoas com pseudônimo (como eu) tem propensão a serem mais estúpidas ao comentar, mas divago. E o mais interessante é ver muitos "ancaps" ou "pró livre mercado" que antes reclamavam da "intervenção do malvado governo" aqui protegerem o governo só porque está tirando um celular que não gostam do mercado. Ta serto. Dos carros - como já dito, o pessoal compra mais pelo preço. Até porque brasileiro não sabe valorizar nada direito. Se soubesse, as pessoas não ficariam medindo salário e importância do seu trabalho como se fosse tamanho de p**a e tempo de orgasmo. Lembrando que muito da frota brasileira é composta de carros de 10 -20 anos ou mais. Então quanto a segurança, nem temos seja porque temos um monte de gearheads cabeças duras dirigindo pensando que são donos da rua, seja por causa dos carros sem manutenção pois o mecânico cobra mais que um médico do Dr. Consulta para consertar o carro (e muitas vezes nem conserta).
A.I. de Pirocoptero
mesma regra.
A.I. de Pirocoptero
INteressante como muitos de vocês quando tem uma lei contrária, "mimimi governo corrupto", mas aí entra uma lei que vocês concordam e viram puxa-sacos do governo. É, o mundo gira...
A.I. de Pirocoptero
Quer dizer que você votar em um político corrupto, não posso bater em você porque votou nele? =v
A.I. de Pirocoptero
Na verdade o pessoal compra a réplica para ficar ofertando na rua como se fosse original, ou revendendo como original também. Ou oferecendo como "celular do ladrão".
Ed. Blake
Provavelmente esta é uma medida alcançada por lobby das operadoras visto que suas redes acabam por ficar degradadas/prejudicadas devido a milhares de HiPhones e Moton Zeus com antenas de aluminio e circuitos de papelão conectadas nas BTUs (e este é só um dos motivos).
Ed. Blake
Brasileiro não se importa com segurança, se importa com preço. Em seu lançamento (lá nos maravilhosos 90's) o Renault Clio era o único que vinha com AirBag e ABS de série em todas as versões. Por ser mais caro que a concorrência, encalhou e só passou a ser notado quando virou um pé-de-boi com plastico duro pra todos os lados e passou a concorrer em preço com os rivais. Além do mais, como você mesmo disse, essa máquina de moer gente que é o Onix é o carro mais vendido do Brasil. Tente comprar um zero km hoje e surpreenda-se com a fila de espera. Vai mudar pra quê?
Ed. Blake
Pior que não. Veja os 'similares' dos Moto Z, iPhones e Galaxy S7 no Mercado Livre.... Cada anuncio de cada modelo tem centenas de vendas. Sem mencionar que muita gente acaba comprando o genérico por ignorância ou oportunismo pensando que está se dando bem comprando um Moto Z original baratinho. Ps. Obrigado por recussitar a Foston. Como eu odiava essa marca nos tempos de assistência técnica!
Exibir mais comentários