HiPhone

Atendendo a um pedido das operadoras, a Anatel decidiu adiar o bloqueio de celulares “xing-ling” no Brasil. Com o novo prazo, os usuários que tiverem aparelhos suscetíveis ao bloqueio serão notificados via SMS a partir de 15 de setembro. Já os bloqueios deverão começar, efetivamente, em 28 de novembro.

O plano anterior era o de iniciar as notificações em 30 de junho e, os bloqueios, em meados de setembro. Mas, temendo que o número de celulares barrados seja elevado, as operadoras pediram um prazo maior para adequar os seus sistemas.

De acordo com a Anatel, a base atual de celulares não será afetada. A proposta é a de que, ao menos por enquanto, apenas as unidades irregulares ativadas após a data de início das notificações sejam impedidas de se conectar às redes móveis brasileiras. Assim, o número de bloqueios não será alto no início.

Serão caracterizados como aparelhos irregulares e, portanto, passíveis de bloqueio, todos aqueles que não tiverem número IMEI registrado no banco de dados da GSMA, associação global de operadoras móveis.

Na prática, isso significa que celulares que são cópias de modelos disponibilizados no mercado ou que não possuem nenhum tipo de certificação reconhecida, por exemplo, é que serão barrados.

Se você tiver um smartphone adquirido no exterior (de marcas como Xiaomi, OnePlus e Oppo), não precisa se preocupar: mesmo que essas unidades não tenham sido homologadas pela Anatel, elas possuem IMEI válido e, portanto, não são consideradas “xing-ling”.

Com informações: IDG Now

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados