Início » Web » Inventaram um clone do Orkut que funciona (mas cuidado)

Inventaram um clone do Orkut que funciona (mas cuidado)

Réplica da antiga rede social tem recados, comunidades e outros recursos do finado Orkut

Por
40 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

A internet brasileira amanheceu com o ressurgimento inesperado de um serviço: o Orkut. A rede social foi originalmente lançada em janeiro de 2004, uma semana antes do Facebook, e sobreviveu até 2014, quando foi desativada pelo Google. Mas alguém inventou uma réplica do site que marcou a adolescência de muita gente. E ele funciona — mas é preciso ter cuidado.

Disponível em orkut.li, o site não tem relação com o Google, embora possua o mesmo layout e os recursos da antiga rede social. No formulário de cadastro, ele faz as perguntas que o Orkut fazia no passado, inclusive exigindo que os usuários tenham pelo menos 18 anos de idade. Depois do registro, o que se vê é uma volta ao passado: é possível enviar recados, ler sua sorte de hoje e acessar as comunidades.

Cuidados

O domínio orkut.li não foi criado pelo Google. Ele foi registrado em 4 de agosto de 2006, quando o Orkut ainda estava em seu auge, e está em nome de uma pessoa chamada Murillo Faga, com endereço na Avenida Paulista, mas nada garante que os dados não sejam falsos. O endereço aponta para os servidores do CloudFlare, um serviço de cache que também utilizamos aqui no TB, e não é possível saber onde ele está hospedado.

No meio dos meus testes, os navegadores Chrome e Safari passaram a mostrar uma tela vermelha, afirmando que o site tem suspeita de phishing, quando uma página é criada com o intuito de roubar informações, por isso é bom ter cautela — em especial com um recurso potencialmente perigoso, que permite importar dados da sua conta do Facebook.

Também não é recomendável se cadastrar com o mesmo e-mail e senha que você utiliza em outros sites. Essa é uma má prática comum entre os usuários, por isso, pessoas mal intencionadas de posse da sua senha no orkut.li podem fazer login com sucesso em outros serviços.

Funciona

A página de edição de perfil traz as inúmeras opções de antigamente: você pode informar seus programas de TV preferidos, a cor dos seus olhos e se gosta de animais de estimação, por exemplo. Claro que existe um campo “quem sou eu” para escrever o que quiser e dizer às pessoas que você só add com scrap. Na página inicial, o site mostra quem e quantos acessaram seu perfil recentemente.

Também dá para acessar o diretório de comunidades e até criar uma nova; eis a do Tecnoblog. As mais populares, como a “Eu odeio acordar cedo”, já estão no site. No entanto, muitos recursos não estão funcionando: nada acontece quando você tenta participar de uma comunidade, e ainda não é possível criar tópicos de discussão.

Google não comenta

Procurado pelo Tecnoblog, o Google se limitou a informar que o Orkut foi desativado em 2014, e que o arquivo de comunidades, que mantinha um registro das mensagens publicadas pelos usuários na rede social, saiu do ar em abril. A empresa preferiu não comentar sobre o clone.

Atualizado às 12h23 com o posicionamento do Google.

Mais sobre: