Início » Internet » Inventaram um clone do Orkut que funciona (mas cuidado)

Inventaram um clone do Orkut que funciona (mas cuidado)

Réplica da antiga rede social tem recados, comunidades e outros recursos do finado Orkut

Paulo Higa Por

A internet brasileira amanheceu com o ressurgimento inesperado de um serviço: o Orkut. A rede social foi originalmente lançada em janeiro de 2004, uma semana antes do Facebook, e sobreviveu até 2014, quando foi desativada pelo Google. Mas alguém inventou uma réplica do site que marcou a adolescência de muita gente. E ele funciona — mas é preciso ter cuidado.

Disponível em orkut.li, o site não tem relação com o Google, embora possua o mesmo layout e os recursos da antiga rede social. No formulário de cadastro, ele faz as perguntas que o Orkut fazia no passado, inclusive exigindo que os usuários tenham pelo menos 18 anos de idade. Depois do registro, o que se vê é uma volta ao passado: é possível enviar recados, ler sua sorte de hoje e acessar as comunidades.

Cuidados

O domínio orkut.li não foi criado pelo Google. Ele foi registrado em 4 de agosto de 2006, quando o Orkut ainda estava em seu auge, e está em nome de uma pessoa chamada Murillo Faga, com endereço na Avenida Paulista, mas nada garante que os dados não sejam falsos. O endereço aponta para os servidores do CloudFlare, um serviço de cache que também utilizamos aqui no TB, e não é possível saber onde ele está hospedado.

No meio dos meus testes, os navegadores Chrome e Safari passaram a mostrar uma tela vermelha, afirmando que o site tem suspeita de phishing, quando uma página é criada com o intuito de roubar informações, por isso é bom ter cautela — em especial com um recurso potencialmente perigoso, que permite importar dados da sua conta do Facebook.

Também não é recomendável se cadastrar com o mesmo e-mail e senha que você utiliza em outros sites. Essa é uma má prática comum entre os usuários, por isso, pessoas mal intencionadas de posse da sua senha no orkut.li podem fazer login com sucesso em outros serviços.

Funciona

A página de edição de perfil traz as inúmeras opções de antigamente: você pode informar seus programas de TV preferidos, a cor dos seus olhos e se gosta de animais de estimação, por exemplo. Claro que existe um campo “quem sou eu” para escrever o que quiser e dizer às pessoas que você só add com scrap. Na página inicial, o site mostra quem e quantos acessaram seu perfil recentemente.

Também dá para acessar o diretório de comunidades e até criar uma nova; eis a do Tecnoblog. As mais populares, como a “Eu odeio acordar cedo”, já estão no site. No entanto, muitos recursos não estão funcionando: nada acontece quando você tenta participar de uma comunidade, e ainda não é possível criar tópicos de discussão.

Google não comenta

Procurado pelo Tecnoblog, o Google se limitou a informar que o Orkut foi desativado em 2014, e que o arquivo de comunidades, que mantinha um registro das mensagens publicadas pelos usuários na rede social, saiu do ar em abril. A empresa preferiu não comentar sobre o clone.

Atualizado às 12h23 com o posicionamento do Google.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alexandre Motta

Já estar fora do ar kkkkk e dificil manter os servidores sem usuarios rsrs...

Misturama

Rodinei - Se não tivesse registro não estaria comentando, inútil!!

Rodinei Campos da Silveira

PERIGO! PERIGO! WILL ROBINSON!

Rodinei Campos da Silveira

PERIGO! PERIGO! NÃO TEM REGISTRO!

Penpaland Team

Recomendo https://www.penpaland.com é uma rede social baseada no intercâmbio de línguas.

Misturama

Não acho!!
Pois a maioria era fake...

Misturama

Caleb - É a realidade!!
Muitos eram fakes, quase todos, não conhecia nenhum pefil realmente verdadeiro na época do Orkult, era um ou dois, e isso foi comprovado pelo próprio dono do Orkult na época!!

Caleb Enyawbruce

90% pra mim é um número completamente absurdo

Misturama

Para quem sente falta do Orkult e se interessar o dono do Orkult criou em 2016 um novo Orkult chamado HELLO, esse não é clone, e vc pode recuperar fotos do seu antigo perfil do Orkult...

Link: https://www.hello.com/en/in...

Misturama

Naquela época as pessoas levavam a sério esse negócio de ajudar os outros, hoje em dia, só passam informações de maioria fakes...

Misturama

Caleb - 90% dos perfis do Orkult na época era fakes, com emails fakes.. óbvio q eles não vão logar com um email pessoal... Claro, a louco pra tudo nesse mundo, mas a maioria das pessoas iriam logar com o perfil falso de antes....
Outra coisa, o Orkult ainda existe, o dono do Orkult criou um novo Orkult chamado HELLO... que é semelhante ao antigo, e vc pode recuperar fotos do seu antigo perfil através dele...

Misturama

Akime - Tu é burrinha, hein kkkkkkkkkkkkkk
Já ouviu falar dos Hackers?!
Na internet está cheio deles, se vc baixar por exemplo um jogo com vírus, o hackers podem ter acesso a informações suas no computador e roubar seus dados, fotos e etc...

Misturama

É exatamente desse q o site aqui está falando...

Misturama

Processar o quê?

Misturama

Sim, antes já fui no link e apareceu seguro... agora aparece como página maliciosa !!

Exibir mais comentários