Em janeiro, o Facebook começou a testar anúncios dentro do Messenger. Após “testes promissores” na Austrália e Tailândia, eles estão sendo distribuídos para usuários em todo o mundo.

Você verá os anúncios do Messenger na página inicial do app para iOS e Android, não dentro das conversas. Role a lista um pouco, e lá estará o banner com uma propaganda. Toque nele, e você será levado para uma conversa do Messenger com a empresa, ou para o site dela (renderizado no navegador interno, em vez de abrir outro app).

A rede social diz que não extrai informações de suas mensagens para personalizar os anúncios (pelo menos por enquanto). O Messenger usa a mesma segmentação que o Facebook: por exemplo, se você curtiu páginas de lojas online, você provavelmente verá propagandas delas e de empresas semelhantes.

Isso pode ser um problema, segundo o TechCrunch, já que esses anúncios provavelmente não terão contexto dentro do Messenger. Além disso, eles são muito grandes para a interface que estão ocupando, dominando dois terços da tela — mais do que qualquer outro elemento no app.

E, como era esperado, o Messenger impede que você desative os anúncios permanentemente. No máximo, você pode tocar em uma seta no canto inferior direito das propagandas para denunciá-las ou ocultá-las. Elas chegarão a todos os usuários até o final de 2017.

À medida que o Facebook fica sem espaço para exibir anúncios no feed de notícias, a rede social explora outros meios de extrair receita. Assim, ela vem tentando rentabilizar o Messenger e seus 1,2 bilhão de usuários.

O Instagram também está exibindo mais anúncios, inclusive nas histórias; e o WhatsApp vem testando ferramentas para conectar seus usuários com empresas e negócios.

Com informações: Facebook, TechCrunch, Mashable.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Pereira

Telegram + Tim Beta + Telefone importado da China. Win-win-win

Rodrigo
Telegram + Tim Beta + Telefone importado da China. Win-win-win
marcos_5000
Ah, isso sim. Tbm não tenho o app do Facebook instalado, só o do Messenger Lite por causa de uns trabalhos de faculdade mas já desinstalei. Messenger é muito ruim indiferente da versão ou plataforma! :P
Tiago Celestino
Messenger poderia ser reduto para os bots, que realmente faz sentido já que interliga com a própria rede do Facebook. Mas como sempre, nenhum serviço é de graça.
John Smith
Exatamente por causa do que você disse no último parágrafo que eu uso o Messenger Lite: só tem o essencial nele, com poucas firulas. Tomara que continue assim por um bom tempo...
Sandir Leonardo
Ah, mas infelizmente ainda é mais um aplicativo para ser instalado... então eu passo! To vivendo bem sem o app do Facebook e do Messenger kkkkk
marcos_5000
Tem o Facebook Messenger Lite, não tem o Story, não tem ads e bem mais leve. Só não tem aqueles balões flutuantes (que eu, sinceramente, odeio).
LuizF
Bem q poderia pelo menos por a propaganda no mesmo tamanho q é a barra de conversas. E tbm tirar akele monte de coisa desnecessárias. Não sabem fazer app direito. Akele story é uma merda. Telegram é a salvação
Sandir Leonardo
Compartilhe, por favor!
PinPortal ✔️

Mas eu acho difícil no futuro eles não colocarem anúncios no Messenger Lite (também).

O Facebook Lite tem 200 milhões de usuários ativos, é muita gente (quase um Twitter e mais que o Snapchat). O Messenger Lite também tem potencial de ter mais de 100 milhões de usuários ou mais no futuro e o Facebook desejará rentabilizar em cima desses usuários também.

PinPortal ??
Mas eu acho difícil no futuro eles não colocarem anúncios no Messenger Lite (também). O Facebook Lite tem 200 milhões de usuários ativos, é muita gente (quase um Twitter e mais que o Snapchat). O Messenger Lite também tem potencial de ter mais de 100 milhões de usuários ou mais no futuro e o Facebook desejará rentabilizar em cima desses usuários também.
PinPortal ✔️

¨Me pergunto se os anúncios chegarão ao Messenger Lite.¨

Eu acho que vão sim, cedo ou tarde.
Com o Facebook Lite e seus 200 milhões de usuários (quase um Twitter e mais que um Snapchat), o Facebook percebeu o potencial das versões Lite dos seus aplicativos.

O Messenger Lite terá 100 milhões de usuários até o ano que vem (eu suponho). E já terão finalizado a implementação dos anúncios no Messenger (que irá até Dezembro de 2017). Então acho que em 2018 começarão a explorar maneiras de adicionar anúncios no Messenger Lite.

Eu quero saber como vai ficar o Whatsapp, já que eles disseram que não vão colocar um banner com anúncios. Se for uma forma inteligente de conectar usuários à empresas, será benéfico para os três (Facebook - que ganhará dinheiro. Usuários - que terão sua usabilidade melhorada. Empresas - que terão uma forma eficiente de se conectar com clientes e potenciais clientes).

Por isso eu espero que a equipe do Messenger e do Whatsapp sejam bem diferentes, porque a equipe do Messenger não é dá das melhores. Coloca anúncios no meio das conversas, antes já colocava fotos dos amigos que fazem aniversário no meio das conversas, etc. Eles poluíram a aba de conversas como nenhum outro aplicativo conseguiu fazer. Espero que não estraguem o Whatsapp.

PinPortal ??
¨Me pergunto se os anúncios chegarão ao Messenger Lite.¨ Eu acho que vão sim, cedo ou tarde. Com o Facebook Lite e seus 200 milhões de usuários (quase um Twitter e mais que um Snapchat), o Facebook percebeu o potencial das versões Lite dos seus aplicativos. O Messenger Lite terá 100 milhões de usuários até o ano que vem (eu suponho). E já terão finalizado a implementação dos anúncios no Messenger (que irá até Dezembro de 2017). Então acho que em 2018 começarão a explorar maneiras de adicionar anúncios no Messenger Lite. Eu quero saber como vai ficar o Whatsapp, já que eles disseram que não vão colocar um banner com anúncios. Se for uma forma inteligente de conectar usuários à empresas, será benéfico para os três (Facebook - que ganhará dinheiro. Usuários - que terão sua usabilidade melhorada. Empresas - que terão uma forma eficiente de se conectar com clientes e potenciais clientes). Por isso eu espero que a equipe do Messenger e do Whatsapp sejam bem diferentes, porque a equipe do Messenger não é dá das melhores. Coloca anúncios no meio das conversas, antes já colocava fotos dos amigos que fazem aniversário no meio das conversas, etc. Eles poluíram a aba de conversas como nenhum outro aplicativo conseguiu fazer. Espero que não estraguem o Whatsapp.
Anderson Carvalho
O aplicativo já está tão sobrecarregado e ainda vão encher ele de pubicidade. O messenger é tão desnecessário que pra dar um pouco de relevância ao app o Facebook barra conversas no navegador mobile. Encontrei alternativas e de quebra reduzi o consumo de bateria no meu celular.
LekyChan
aqui eu j[a uso o lite faz algum tempo, ele me atende perfeitamente, embora mesmo ele seja meio inutil se voc lembrar que o Facebook lite^já manda mensagens pelo messenger
Exibir mais comentários