Início » Celular » Os melhores aplicativos de lista de tarefas

Os melhores aplicativos de lista de tarefas

Todoist, Wunderlist, To-Do ou Any.do? Veja qual mais ajuda você a se organizar

Jean Prado Por
2 anos atrás

Existem vários aplicativos que te ajudam se organizar. E existem vários de lista de tarefas que podem se adequar ao seu método de organização. Nós testamos os quatro principais apps de to-do list e respondemos à pergunta: qual o melhor app para você?

O melhor: Todoist

O Todoist é o meu aplicativo de lista de tarefas preferido. Ele é bem completo, mas ainda assim mantém um visual simples e sem te confundir. O diferencial do Todoist é que ele é bem inteligente: ao adicionar uma tarefa, você pode escrever "hoje, amanhã, quarta", entre outros, que ele já vai entender que é uma data.

Os projetos, que categorizam as listas, também podem ser inseridos diretamente na tarefa, com o uso da hashtag (#). Além disso, é possível criar etiquetas para dar contexto ou um local, usando a arroba (@). Por meio das etiquetas, você consegue olhar o que precisa fazer quando estiver em casa ou no trabalho, por exemplo, independentemente dos projetos.

Também há a separação por prioridade (de um a quatro) para ajudar nos filtros e organização, representada pela exclamação dupla (!!1, !!2, !!3 e !!4). Você consegue inserir tudo isso em uma tarefa digitando: "Escrever post sobre lista de tarefas #Tecnoblog @Casa !!2 hoje", colocando várias informações em uma tarefa de forma intuitiva e rápida.

Pode parecer confuso (eu mesmo não uso tudo isso no dia a dia), mas ajuda bastante somente escrever "amanhã" ou colocar #Unesp quando estou anotando o que preciso fazer para a faculdade, por exemplo. Se você precisar reagendar uma tarefa, basta deslizá-la para a esquerda e várias opções de datas aparecem. O app até sugere uma data, baseado nas informações da tarefa e em outros afazeres que você tem registrado.

O Todoist também usa alguns filtros (somente prioridade 1, sem data definida, etc.) para te ajudar na hora de encontrar as tarefas. Por fim, há uma adição interessante de "karma": quanto mais tarefas você completa e bate a sua meta, mais karma você ganha. Se você chegar ao nível Profissional ou Expert, pode ganhar até cupons premium do app.

Outros

Wunderlist

Diferente do Todoist, o Wunderlist é bem mais simples – e isso não é necessariamente ruim. Há diferentes listas que você pode criar para organizar as suas tarefas, hastags que pode adicionar para facilitar a categorização e campos adicionais para outras informações, como notas ou subtarefas.

Há alguns recursos adicionais, como mudar o fundo da tela ou compartilhar tarefas com os seus contatos, mas no geral é isso. Sem comandos inteligentes ou recursos avançados. Para esse tipo de atividade, tem gente que pode preferir um app mais simples mesmo.

Vale lembrar que em algum futuro próximo o Wunderlist vai ser substituído pelo To-Do, novo aplicativo de lista de tarefas lançado pela Microsoft. Vamos ver se ele também é bom.

To-Do

Logo de cara, o To-Do passa uma boa impressão: o visual renovado e as ferramentas intuitivas mostram que ele vai ser um bom substituto do Wunderlist. Logo de cara, a primeira tela que aparece é a de Meu Dia, que contém o que você precisa para fazer hoje. Se você deixar alguma tarefa para o dia seguinte, o To-Do vai te avisar na tela de Sugestões no canto superior direito.

Você pode criar outras listas para se organizar, definir lembretes, repetir tarefas e fazer anotações. Se decidir migrar para o To-Do, pode importar as tarefas pendentes do Wunderlist ou Todoist. E só: não há outros recursos, reforçando a simplicidade que o Wunderlist também passa.

Any.do

Para finalizar, temos o Any.do, que é um pouco diferente dos tradicionais apps de lista de tarefas. Para começar, ele já oferece algumas ações pré-definidas antes de você escrever o que tem que fazer: Ligar, checar, pegar, comprar são algumas das opções.

O que mais me estranhou no aplicativo foi precisar sincronizar com o calendário para estipular um dia certo para cada tarefa. Na página inicial do aplicativo, além de hoje e amanhã, tem "Em breve" e em "Algum dia", o que pode até ser legal para não misturar o conceito de lista de tarefas com o de agenda, mas não combinou muito com o meu estilo.

Criar outra lista é meio confuso. Você precisa ir no botão superior esquerdo para alternar entre as categorias e criar novas. As tarefas não têm etiquetas ou hashtags (como no Wunderlist), então não dá para manter um controle muito bom.

É possível adicionar mais informações na tarefa, mas também é confuso: você precisa clicar na tarefa, ir no quarto ícone e a tela da terceira screenshot vai aparecer. A parte legal é que, se você tem um iPhone, as tarefas adicionadas pela Siri no Lembretes vão ser automaticamente sincronizadas no Any.do.

Qual aplicativo de lista de tarefas você prefere?