Início » Celular » Os melhores aplicativos de lista de tarefas

Os melhores aplicativos de lista de tarefas

Todoist, Wunderlist, To-Do ou Any.do? Veja qual mais ajuda você a se organizar

Jean Prado Por
TB Responde

Existem vários aplicativos que te ajudam se organizar. E existem vários de lista de tarefas que podem se adequar ao seu método de organização. Nós testamos os quatro principais apps de to-do list e respondemos à pergunta: qual o melhor app para você?

O melhor: Todoist

O Todoist é o meu aplicativo de lista de tarefas preferido. Ele é bem completo, mas ainda assim mantém um visual simples e sem te confundir. O diferencial do Todoist é que ele é bem inteligente: ao adicionar uma tarefa, você pode escrever “hoje, amanhã, quarta”, entre outros, que ele já vai entender que é uma data.

Os projetos, que categorizam as listas, também podem ser inseridos diretamente na tarefa, com o uso da hashtag (#). Além disso, é possível criar etiquetas para dar contexto ou um local, usando a arroba (@). Por meio das etiquetas, você consegue olhar o que precisa fazer quando estiver em casa ou no trabalho, por exemplo, independentemente dos projetos.

Também há a separação por prioridade (de um a quatro) para ajudar nos filtros e organização, representada pela exclamação dupla (!!1, !!2, !!3 e !!4). Você consegue inserir tudo isso em uma tarefa digitando: “Escrever post sobre lista de tarefas #Tecnoblog @Casa !!2 hoje”, colocando várias informações em uma tarefa de forma intuitiva e rápida.

Pode parecer confuso (eu mesmo não uso tudo isso no dia a dia), mas ajuda bastante somente escrever “amanhã” ou colocar #Unesp quando estou anotando o que preciso fazer para a faculdade, por exemplo. Se você precisar reagendar uma tarefa, basta deslizá-la para a esquerda e várias opções de datas aparecem. O app até sugere uma data, baseado nas informações da tarefa e em outros afazeres que você tem registrado.

O Todoist também usa alguns filtros (somente prioridade 1, sem data definida, etc.) para te ajudar na hora de encontrar as tarefas. Por fim, há uma adição interessante de “karma”: quanto mais tarefas você completa e bate a sua meta, mais karma você ganha. Se você chegar ao nível Profissional ou Expert, pode ganhar até cupons premium do app.

Outros

Wunderlist

Diferente do Todoist, o Wunderlist é bem mais simples – e isso não é necessariamente ruim. Há diferentes listas que você pode criar para organizar as suas tarefas, hastags que pode adicionar para facilitar a categorização e campos adicionais para outras informações, como notas ou subtarefas.

Há alguns recursos adicionais, como mudar o fundo da tela ou compartilhar tarefas com os seus contatos, mas no geral é isso. Sem comandos inteligentes ou recursos avançados. Para esse tipo de atividade, tem gente que pode preferir um app mais simples mesmo.

Vale lembrar que em algum futuro próximo o Wunderlist vai ser substituído pelo To-Do, novo aplicativo de lista de tarefas lançado pela Microsoft. Vamos ver se ele também é bom.

To-Do

Logo de cara, o To-Do passa uma boa impressão: o visual renovado e as ferramentas intuitivas mostram que ele vai ser um bom substituto do Wunderlist. Logo de cara, a primeira tela que aparece é a de Meu Dia, que contém o que você precisa para fazer hoje. Se você deixar alguma tarefa para o dia seguinte, o To-Do vai te avisar na tela de Sugestões no canto superior direito.

Você pode criar outras listas para se organizar, definir lembretes, repetir tarefas e fazer anotações. Se decidir migrar para o To-Do, pode importar as tarefas pendentes do Wunderlist ou Todoist. E só: não há outros recursos, reforçando a simplicidade que o Wunderlist também passa.

Any.do

Para finalizar, temos o Any.do, que é um pouco diferente dos tradicionais apps de lista de tarefas. Para começar, ele já oferece algumas ações pré-definidas antes de você escrever o que tem que fazer: Ligar, checar, pegar, comprar são algumas das opções.

O que mais me estranhou no aplicativo foi precisar sincronizar com o calendário para estipular um dia certo para cada tarefa. Na página inicial do aplicativo, além de hoje e amanhã, tem “Em breve” e em “Algum dia”, o que pode até ser legal para não misturar o conceito de lista de tarefas com o de agenda, mas não combinou muito com o meu estilo.

Criar outra lista é meio confuso. Você precisa ir no botão superior esquerdo para alternar entre as categorias e criar novas. As tarefas não têm etiquetas ou hashtags (como no Wunderlist), então não dá para manter um controle muito bom.

É possível adicionar mais informações na tarefa, mas também é confuso: você precisa clicar na tarefa, ir no quarto ícone e a tela da terceira screenshot vai aparecer. A parte legal é que, se você tem um iPhone, as tarefas adicionadas pela Siri no Lembretes vão ser automaticamente sincronizadas no Any.do.

Qual aplicativo de lista de tarefas você prefere?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcos Almeida

Olá, o Klist tem me ajudado bastante, especialmente com a função de visualização em calendário e de arrastar e soltar múltiplas tarefas de uma só vez. www.klist.app

Flavio Nascimento

Beta..
Trabalho com gestão de projetos.
Eu mesmo desenvolvi meu sistema em Access de gestão de projeto.
Mas Veja gestão de TO-DO dependendo do tipo de negocio vale bem apena.
Com APP com certeza para ALGUNS tipo de negócio encaixa como uma luva.

Vinicius Andrade
Eu usava ele, até descobrir que a versão Free tem limite de listas. Como faço uma lista de ToDo da semana, então travei :( Ai mudei agora para o To-Do Um dos pontos que procuro em um ToDo, é que tenha versão Web, já que uso para trabalho, e que de para adicionar comentários conforme vou interagindo com a tarefa, mas sem concluí-la.
Clayton...
O ruim do Gboard é que ele não trás sugestões pra formulário, toda vez que precisar digitar um email é uma tarefa chata, por exemplo também ele não salva números como CPF ou telefone, isso no SwiftKey ajuda bastante.
Gragas
é legal mas convenhamos que não é a coisa mais prática quando se trata de trabalho,rapidez e umas coisinhas a mais,apesar de ser bem legal a tematica de rpg.
Ed
Eu uso o Gboard no iPhone há quase 1 ano, acho ótimo.
Adriano Garcez
O Todoist web tem um comportamento insuportável, que é iniciar a edição da tarefa quando clico sobre ela. Acho uma falha de design imensa. E é algo tão simples de resolver... Sem contar a resolução fixa de 1024x768.
Adriano Garcez
Overkill. Falo a mesma coisa sobre o Trello.
robsonc
Eu acabei por usar o da Apple mesmo, criando várias categorias para as coisas que eu preciso de fazer dentro de "projetos" que vão desde "pra pagar" (cartões, boletos etc) a "para a vida" (coisas que desejo fazer mas não sei pra quando). Tem cores, tem notificações e tem uma boa visualização de tudo. Achei melhor (cheguei a testar outros mas achei complicado). E como complemento uso um app que comprei totalmente sem querer apertando pra comprar e botando minha digital pra confirmar no reflexo (e caro) chamado "Doo". Por acaso acabou sendo um bom complemento pois a ideia dele é ser algo super simplista mesmo, como um monte de post-its (só que só um por vez) que você joga fora ou guarda pra depois, como cartões. Ai nesse caso coloco coisas que deve ter mais visibilidade nesses post its desse app. Ambos tem me ajudado muito já que nos últimos meses minha vida de trabalho duplicou de quantidade de tarefas e afazeres. Já não dava pra manejar tudo no app de notas.
Léo Oliveira
No To-Do agora só falta o subtarefas pra ser um verdadeiro substituto do Wunderlist
Léo Oliveira
Deixei o Wunderlist pra ir de vez pro To-Do e está sendo uma grata surpresa, exceto por não conter subtarefas. Porém não deve demorar pra isso chegar, já que a MS atualiza o app com correções e novas funções a cada duas semanas.
Léo Oliveira
Realmente é ótimo pra quem trabalha em equipe! E é BR! Orgulho haha
Ed
Embora o Google Keep tenha a opção de adicionar lembretes nas notas, ele é mais usado para... notas. Não muito como lista de tarefas, que é o foco desse post.
Tiago Celestino
Estou usando o To-Do que ainda ñ está 100% mas está atendendo bem. Usei por bastante o Lembretes no iOS e é uma mão na roda, porém a interface é bem "cagada" em relação aos concorrentes.
Laura
O melhor é o Runrun.it! http://runrun.it
Exibir mais comentários