Início » Celular » Os melhores aplicativos de lista de tarefas

Os melhores aplicativos de lista de tarefas

Todoist, Wunderlist, To-Do ou Any.do? Veja qual mais ajuda você a se organizar

Jean Prado Por
TB Responde

Existem vários aplicativos que te ajudam se organizar. E existem vários de lista de tarefas que podem se adequar ao seu método de organização. Nós testamos os quatro principais apps de to-do list e respondemos à pergunta: qual o melhor app para você?

O melhor: Todoist

O Todoist é o meu aplicativo de lista de tarefas preferido. Ele é bem completo, mas ainda assim mantém um visual simples e sem te confundir. O diferencial do Todoist é que ele é bem inteligente: ao adicionar uma tarefa, você pode escrever "hoje, amanhã, quarta", entre outros, que ele já vai entender que é uma data.

Os projetos, que categorizam as listas, também podem ser inseridos diretamente na tarefa, com o uso da hashtag (#). Além disso, é possível criar etiquetas para dar contexto ou um local, usando a arroba (@). Por meio das etiquetas, você consegue olhar o que precisa fazer quando estiver em casa ou no trabalho, por exemplo, independentemente dos projetos.

Também há a separação por prioridade (de um a quatro) para ajudar nos filtros e organização, representada pela exclamação dupla (!!1, !!2, !!3 e !!4). Você consegue inserir tudo isso em uma tarefa digitando: "Escrever post sobre lista de tarefas #Tecnoblog @Casa !!2 hoje", colocando várias informações em uma tarefa de forma intuitiva e rápida.

Pode parecer confuso (eu mesmo não uso tudo isso no dia a dia), mas ajuda bastante somente escrever "amanhã" ou colocar #Unesp quando estou anotando o que preciso fazer para a faculdade, por exemplo. Se você precisar reagendar uma tarefa, basta deslizá-la para a esquerda e várias opções de datas aparecem. O app até sugere uma data, baseado nas informações da tarefa e em outros afazeres que você tem registrado.

O Todoist também usa alguns filtros (somente prioridade 1, sem data definida, etc.) para te ajudar na hora de encontrar as tarefas. Por fim, há uma adição interessante de "karma": quanto mais tarefas você completa e bate a sua meta, mais karma você ganha. Se você chegar ao nível Profissional ou Expert, pode ganhar até cupons premium do app.

Outros

Wunderlist

Diferente do Todoist, o Wunderlist é bem mais simples – e isso não é necessariamente ruim. Há diferentes listas que você pode criar para organizar as suas tarefas, hastags que pode adicionar para facilitar a categorização e campos adicionais para outras informações, como notas ou subtarefas.

Há alguns recursos adicionais, como mudar o fundo da tela ou compartilhar tarefas com os seus contatos, mas no geral é isso. Sem comandos inteligentes ou recursos avançados. Para esse tipo de atividade, tem gente que pode preferir um app mais simples mesmo.

Vale lembrar que em algum futuro próximo o Wunderlist vai ser substituído pelo To-Do, novo aplicativo de lista de tarefas lançado pela Microsoft. Vamos ver se ele também é bom.

To-Do

Logo de cara, o To-Do passa uma boa impressão: o visual renovado e as ferramentas intuitivas mostram que ele vai ser um bom substituto do Wunderlist. Logo de cara, a primeira tela que aparece é a de Meu Dia, que contém o que você precisa para fazer hoje. Se você deixar alguma tarefa para o dia seguinte, o To-Do vai te avisar na tela de Sugestões no canto superior direito.

Você pode criar outras listas para se organizar, definir lembretes, repetir tarefas e fazer anotações. Se decidir migrar para o To-Do, pode importar as tarefas pendentes do Wunderlist ou Todoist. E só: não há outros recursos, reforçando a simplicidade que o Wunderlist também passa.

Any.do

Para finalizar, temos o Any.do, que é um pouco diferente dos tradicionais apps de lista de tarefas. Para começar, ele já oferece algumas ações pré-definidas antes de você escrever o que tem que fazer: Ligar, checar, pegar, comprar são algumas das opções.

O que mais me estranhou no aplicativo foi precisar sincronizar com o calendário para estipular um dia certo para cada tarefa. Na página inicial do aplicativo, além de hoje e amanhã, tem "Em breve" e em "Algum dia", o que pode até ser legal para não misturar o conceito de lista de tarefas com o de agenda, mas não combinou muito com o meu estilo.

Criar outra lista é meio confuso. Você precisa ir no botão superior esquerdo para alternar entre as categorias e criar novas. As tarefas não têm etiquetas ou hashtags (como no Wunderlist), então não dá para manter um controle muito bom.

É possível adicionar mais informações na tarefa, mas também é confuso: você precisa clicar na tarefa, ir no quarto ícone e a tela da terceira screenshot vai aparecer. A parte legal é que, se você tem um iPhone, as tarefas adicionadas pela Siri no Lembretes vão ser automaticamente sincronizadas no Any.do.

Qual aplicativo de lista de tarefas você prefere?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vinicius Andrade
Eu usava ele, até descobrir que a versão Free tem limite de listas. Como faço uma lista de ToDo da semana, então travei :( Ai mudei agora para o To-Do Um dos pontos que procuro em um ToDo, é que tenha versão Web, já que uso para trabalho, e que de para adicionar comentários conforme vou interagindo com a tarefa, mas sem concluí-la.
Clayton...
O ruim do Gboard é que ele não trás sugestões pra formulário, toda vez que precisar digitar um email é uma tarefa chata, por exemplo também ele não salva números como CPF ou telefone, isso no SwiftKey ajuda bastante.
Gragas
é legal mas convenhamos que não é a coisa mais prática quando se trata de trabalho,rapidez e umas coisinhas a mais,apesar de ser bem legal a tematica de rpg.
Ed
Eu uso o Gboard no iPhone há quase 1 ano, acho ótimo.
Adriano Garcez
O Todoist web tem um comportamento insuportável, que é iniciar a edição da tarefa quando clico sobre ela. Acho uma falha de design imensa. E é algo tão simples de resolver... Sem contar a resolução fixa de 1024x768.
Adriano Garcez
Overkill. Falo a mesma coisa sobre o Trello.
robsonc
Eu acabei por usar o da Apple mesmo, criando várias categorias para as coisas que eu preciso de fazer dentro de "projetos" que vão desde "pra pagar" (cartões, boletos etc) a "para a vida" (coisas que desejo fazer mas não sei pra quando). Tem cores, tem notificações e tem uma boa visualização de tudo. Achei melhor (cheguei a testar outros mas achei complicado). E como complemento uso um app que comprei totalmente sem querer apertando pra comprar e botando minha digital pra confirmar no reflexo (e caro) chamado "Doo". Por acaso acabou sendo um bom complemento pois a ideia dele é ser algo super simplista mesmo, como um monte de post-its (só que só um por vez) que você joga fora ou guarda pra depois, como cartões. Ai nesse caso coloco coisas que deve ter mais visibilidade nesses post its desse app. Ambos tem me ajudado muito já que nos últimos meses minha vida de trabalho duplicou de quantidade de tarefas e afazeres. Já não dava pra manejar tudo no app de notas.
Léo Oliveira
No To-Do agora só falta o subtarefas pra ser um verdadeiro substituto do Wunderlist
Léo Oliveira
Deixei o Wunderlist pra ir de vez pro To-Do e está sendo uma grata surpresa, exceto por não conter subtarefas. Porém não deve demorar pra isso chegar, já que a MS atualiza o app com correções e novas funções a cada duas semanas.
Léo Oliveira
Realmente é ótimo pra quem trabalha em equipe! E é BR! Orgulho haha
Ed
Embora o Google Keep tenha a opção de adicionar lembretes nas notas, ele é mais usado para... notas. Não muito como lista de tarefas, que é o foco desse post.
Tiago Celestino
Estou usando o To-Do que ainda ñ está 100% mas está atendendo bem. Usei por bastante o Lembretes no iOS e é uma mão na roda, porém a interface é bem "cagada" em relação aos concorrentes.
Laura
O melhor é o Runrun.it! http://runrun.it
Rod
Gosto bastante do Google Keep.
Lostguybrazil
Só eu que uso o Google Keep (keep.google.com)?
andrecatapan
Eu acho que já testei todos esses que foram mencionados, mas também optei pelo Lembretes. É o único que consigo lembrar de lembrar.
Marcos Paulo Morale
Poxa vida... Sei que é exclusivo para iOS, mas o Things é o que há de melhor - dono de uma beleza única, interface minimalista e recursos excelentes. Gosto do Todoist também. Pena que o Things é um app "caro" ($10 no iPhone) mas é o "estado da arte" no que é um gerenciador de tarefas/ GTD.
Isaquiel
Esqueceram do 2Do :(
Ygor Nascimento
Não tenho certeza. Teria que dar uma olhada.
Rodrigo Silva Barretos
Mas não tem um jeito de programar individualmente o horário do lembrete das atividades?
Ygor Nascimento
O Winderlist tem. Não é recorrente, mas tem.
Ildrimarck Rauel
E o Habitica?
Rodrigo Silva Barretos
Só pq eu falei... entrei lá dnovo e cacei mais um pouco e achei onde "seta" o lembrete kkkkkkkkkkk
Rodrigo Silva Barretos
Eu não achei (versão web) um lugar pra programar o lembrete. De todo modo também acho que o valor compensa, mas não to podendo gastar nem R$ 1 por dia... to desempregado e sem previsão de emprego novo até o momento =/
silvestreaac
Tick Tick te lembra na versão gratuita. Mas a premium é R$ 5,00 por mês e vale muito a pena.
silvestreaac
Pra mim o melhor e com o preço mais justo. Uso a 3 anos.
Renan Araújo
Sim! Eu repensaria se fosse um app pago, sem a necessidade da assinatura
betacaroteno
Também não achei nenhum tema do swiftkey for Android parecido com esse do iOS. O Gboard padrão do Google é muito parecido e agora está tão bom quanto o swiftkey. Tenho usado ele pra testes ultimamente.
Clayton...
Queria mesmo era um tema dessa do swiftkey pro android. Esse padrão de teclado é muito bacana.
Rodrigo Silva Barretos
Pelo que eu vi NENHUM desses, mesmo o Tick Tick lembram você da tarefa a não ser que você assine o Premium? É isso mesmo?
Alessandro Johnny
E não falaram do Tick Tick?
betacaroteno
Todos têm (Todoist e Wunderlist pelo menos). Mas continua a ser um app de to-do, não de gerenciamento.
betacaroteno
Eu não tenho rotina, esse é um motivo. Pra agendamento de reuniões internas e externas eu já uso o calendário. E minhas atividades no dia a dia são de gestão. Eu não tenho como, por exemplo, marcar - "fazer relatório de 14:00 às 15:00hs". Simplesmente não é assim que o meu trabalho funciona. Como desde sempre eu trabalhei por projetos, as atividades inerentes a determinado projeto estão dentro do prazo que eu tenho. Não faz sentido para o meu dia a dia colocar fazer parte x do projeto no dia tal; fazer parte z do projeto no dia seguinte, pq há outras variáveis, desde algum contratempo, até alguma mudança de prioridades por motivos estratégicos, como faturamento, prazos de órgãos públicos, etc. Torna-se mais objetivo pra mim abrir um Project ou um Primavera e fazer o acompanhamento geral, até mesmo porque, como expliquei, micro-gerenciamento de atividades não agregam valor ao meu tipo de trabalho. Assim, ao invés de colocar "to-do's" como fazer planilha >> escrever relatório >> gerar desenho X, etc, é mais objetivo eu simplesmente marcar com "entregar estudo (que já inclui a planilha, o relatório, o desenho, etc.)".
Rodrigo Silva Barretos
Legal os tópicos: "O melhor: Todoist" e "Outros" kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Paulo
Utilizo o TickTick e recomendo. Já testei o Wunderlist e Todoist, mas acabei voltando.
Vinícius Barros
O Wunderlist tem o "meu dia" também!
Vinícius Barros
O Wunderlist me serve muito bem, permitindo a criação de pastas, subtarefas, lembretes, datas e, além de tudo, é gratuito. O To-Do eu gostei, mas ainda não tem o recurso de pastas que o Wunderlist tem (ou não tinha quando testei há uns meses) - espero que antes de ser descontinuado este app, a funcionalidade seja adicionada àquele. Realmente o Todoist é melhor, mas apenas pagando o plano premium - o usuário gratuito não adicionar lembretes de tarefa, que uso muito. Como o Wunderlist tem o que eu preciso, para mim a decisão de economizar esse dinheiro foi fácil...
Gustavo
O Todoist também tem como organizar por projetos, mas, acho, que somente na versão paga.
Pedro
E caro. Acho que o Todoist não tem escritório aqui e só multiplicou os valores de dolares pra reais.
Pedro
O maior problema do Todoist é que quando vc conclui uma tarefa ele não mantem a hierarquia delas. Ex.: GoT (tarefa mãe) Episódio 1 (subtarefa). Quando for olhar nos concluídos não tem nenhuma indicação que o Episódio 1 é de GoT ou de Malhação. Tem até uns truques como usar * para a tarefa mãe não poder ser concluída e assim não se peder a hieraquia, mas é foda fazer isso sempre. Por enquanto fico com "ovos" que não sei se é da receita do bolo que fiz ou da lista do supermercado. Vejam a spammera que o Anydo fez no Twitter quando a MS lançou o To-Do. Quem empresinha porca. MS To-do só vale pelo "Meu Dia". Melhor ferramenta já inventada num app desses. Ela te obriga a revisar o ontem, decidir o hoje e planejar o futuro ao mesmo tempo. Pena que ele ainda está beeeeem capado.
ditom
Ultimamente tenho usado mais o calendário do Google mesmo. Mas o QuickMemo da LG dá uma boa ajuda. Quando usava iPhone também usava o lembretes e tarefas nativo.
Bruno De Blasi
Desde que comecei a usar só produtos da Apple, o Lembretes tem servido. Sempre lembro das coisas, ou seja, faço pouco uso desses apps. Porém, uma coisa é verdade: o Notas e Lembretes evoluíram tanto, que faço questão de usa-los. Especialmente no ecossistema da Apple.
Ed
Eu uso o Lembretes da Apple (Mac e iPhone). Acho que é mais simples que todos esses, mas me atende bem. Tenho 4 listas nele: - Lembretes (tarefas gerais, a maioria com data/hora) - Mercado (lista de compras de... mercado, duh) - Outras compras (lista de compras de itens que não são de mercado) - Algum dia (tarefas que eu quero realizar, mas que dependem de alguma condição que não é atendida no momento. Deixo nessa lista pra não esquecer delas, e não poluir a lista principal.)
Ed
O Trello eu acho meio overrated pra gerenciamento de tarefas pessoais do dia a dia. Vejo ele como mais adequado para gerenciar projetos maiores, como o desenvolvimento de um trabalho em equipe. Ou se for em nível pessoal, para projetos grandes, como um TCC, uma mudança de casa, uma reforma ou uma viagem. =)
raphaela1
E o trello?
Ariadna Grande
Pode falar mais sobre isso? Me interessei e no fundo acho que funciono dessa forma também.
Marcus Araújo
Também não me adaptei a esses apps (no meu caso, porque não consigo tornar meu dia tão "previsível"), mas estou em busca de me adaptar.
Renan Araújo
Todoist é o melhor, com certeza. Abri mão do Any.do recentemente e venho gostando muito do To-Do, justamente pela simplicidade Seria legal também salientar que alguns (muitos) desses recursos são pagos.
betacaroteno
Não uso nenhum desde que percebi que só atrapalha as minhas atividades. Prefiro organizar os itens a se fazer em blocos, separados por projetos apenas e não tarefas individuais. É resultado dos meus 20 anos como gestor de projetos e a conclusão que o micro gerenciamento é prejudicial no meu dia a dia.
Paulo Higa
Todoist também tem notificação por local (mas só no Premium).
Rodrigo Ghedin
Eu uso o Lista de Tarefas da Apple. É bem simples, mas me serve bem porque só anoto em listas do tipo coisas simples, como a lista de compras do mercado ou contas a pagar. Ele permite atribuir notificações a datas/horários ou locais, o que é bem legal – quando estou na redação e lembro de algo que tenho que fazer em casa ou vice-versa, crio a tarefa e marco para me lembrar quando chegar lá.