Início » Aplicativos e Software » 27% das pequenas lojas oferecem software pirata, diz pesquisa

27% das pequenas lojas oferecem software pirata, diz pesquisa

Avatar Por

Levantamento feito no Brasil a pedido da Microsoft pela empresa Bare International mostra que 27% das pequenas revendas de computadores oferecem software pirata a seus clientes, prática que é considerada uma violação dos direitos do consumidor.

Entre os últimos meses de outubro e janeiro 1.000 pequenos revendedores de todas as regiões do país foram visitados por pesquisadores disfarçados de consumidores comuns, e os números mostram que a região em que a pirataria é mais intensa é o Centro-Oeste, com 40%, com o Nordeste em segundo com 31%, 29% para o Sul, 27% norte e com o Sudeste fechando a lista com apenas 23%.

Já 14% dos pesquisados vendem máquinas sem qualquer sistema operacional, o que a empresa de Redmond entende ser uma experiência "frustante" para o usuário. "Muitas vezes o consumidor não tem a mínima idéia que está levando um Windows não-original", explica Osvaldo Barbosa de Oliveira, da Microsoft.

Outro estudo feito em 2008 pela BSA – Business Software Alliance – afirma que em 2008 o Brasil atingiu índice de pirataria de 58%, segundo menor índice da América Latina e menor do BRIC – grupo de países em desenvolvimento formado por Brasil, Rússia, India e China. Em compensação,entre 2005 e 2008 a pirataria cresceu 3% em todo o mundo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alexandre
To espantado com esses numeros. Na minha concepcao, a pirataria é bem maior do que esses percentuais. Melhor que pensem assim mesmo. mas tenho pra mim que a microsoft faz/fez vista grossa pra pirataria justamente pra poder disseminar o win no mundo.
Hernani
Já passei diversas vezes por isso, uma pessoa acaba de comprar o PC, quando vou fazer update e instalar os services pack acusa Windows Pirata
tplayer
Olha, realmente algum advogado com tempo livre pode processar uma empresa por "venda casada" usando esse seu argumento.
Vithor
Se venderem o sistema operacional junto com o computador, é "venda casada".
Luccas Florencio
é claro ! é mais barato até mesmo pra elas !