Início » Negócios » Rumor do dia: SoundCloud está mal das pernas e pode fechar em 50 dias

Rumor do dia: SoundCloud está mal das pernas e pode fechar em 50 dias

Oficialmente, empresa nega; na semana passada, demitiu cerca de 40% da força de trabalho

Por
13/07/2017 às 15h50
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Não é novidade que o SoundCloud está mal das pernas: o serviço de streaming de áudio demitiu 173 funcionários na semana passada, cerca de 40% de sua força de trabalho. Mas uma publicação do TechCrunch vai além: ex-funcionários contam ao veículo que os desligamentos só foram suficientes para manter a empresa funcionando por mais 50 dias.

De acordo com as fontes, os fundadores Alex Ljung e Eric Wahlforss confessaram internamente que, mesmo demitindo quase metade dos 420 funcionários, a empresa tem dinheiro suficiente para operar somente até o início do quatro trimestre fiscal — que, no caso do SoundCloud, começa em setembro.

Oficialmente, a empresa negou as informações publicadas e afirmou que o quarto trimestre está totalmente garantido, embora confesse que está procurando por investidores. “Continuamos confiantes de que as mudanças feitas na semana passada nos colocaram no caminho da lucratividade e garantem a viabilidade a longo prazo do SoundCloud”, disse o serviço.

Junto com as demissões, o SoundCloud está fechando seus escritórios em San Francisco e Londres, de acordo com a Bloomberg. A ideia é cortar despesas, concentrando as operações em Berlim e Nova York.

O SoundCloud afirma que possui 175 milhões de usuários mensais, mas a informação não é aceita por todo mundo: analistas estimam a audiência real do serviço em 70 milhões. A empresa criou um plano pago, chamado SoundCloud Go, sem anúncios e com reprodução offline, por US$ 4,99, mas não fez muito barulho. Fundada em 2007, ela ainda não gerou lucro para os investidores.

Por motivos óbvios, dificilmente uma empresa confirma que vai encerrar suas operações em breve (vide o caso Xiaomi Brasil). A melhor decisão a se tomar, caso você seja usuário do SoundCloud, é fazer um backup dos arquivos da sua conta para não ser pego de surpresa. Já estamos fazendo o nosso.

Mais sobre:
  • Anderson Antonio Santos Costa

    O SoundCloud está lotado de pirataria, mas q era a residência de vários podcasts. Não sei o pq de os serviços de streaming irem tão mal das contas, salvo algumas exceções…

  • Coincidência ou não, isso aconteceu depois do escândalo dos testes em animais:

    http://www.ahnegao.com.br/wp-content/uploads/2017/07/a1.jpg
    http://cdn.ahnegao.com.br/2017/07/a2.jpg

  • LekyChan

    parece que haverá mudanças no tecnocast em breve

  • Tom

    Agora m mesmo estava ouvindo um sim pelo SoundCloud.

  • Lembro que um tempo desses surgiu a notícia de que o Google teria oferecido 500 milhões pelo SoundCloud, depois da recusa do Spotify. Parece que não deu certo então.

  • Fala, Higa! Tudo certo?

    Pra quem publica podcasts lá, qual seria a melhor opção em caso de ter que migrar pra outro serviço? Alguma ideia?

    • G4brym

      pocket cast, experimentei depois de terem recomendado nos 10 anos de iphone e é muito bom

    • Tem uma galera migrando pro Libsyn. Ainda estamos testando umas coisas aqui.

      • Putz! No plano de 15 doletas cabe só 250mb/mês. #FicaSoundCloud

    • RAS

      Eu utilizo o mixcloud há anos… nunca ocorreu problemas. (www.mixcloud.com/fyadub)

  • MacielLucas

    Altos Gigas com podcast

  • Marks William

    Tenta colocar o Tecnocast no Spotify. Só tem um podcast brasileiro lá.

  • Tiago Celestino

    Existia rumores que o Spotify podia comprar, mas acho que caiu por terra isso.

  • JN Marcos

    Não que seja algo impossível de acontecer, mas fechar as portas acho difícil. É comum o enxugamento da equipe quando não há necessidade do quantitativo de pessoal existente. Além do mais, ela apresentou o beta do app para Windows 10, demostrando certa atividade. Pode até ser vendida, mas fechada (pelos donos atuais), acho que não.