Início » Mobile » HTC se desculpa por colocar anúncios no teclado de dispositivos Android

HTC se desculpa por colocar anúncios no teclado de dispositivos Android

Por
17/07/2017 às 12h18
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

A HTC já foi uma das principais fabricantes de dispositivos Android, mas acabou ficando atrás das concorrentes e deixando vários países, incluindo o Brasil. Agora, ela está lidando com mais uma dor de cabeça: o teclado padrão de seus dispositivos passou a exibir anúncios.

Várias imagens no Twitter mostram o teclado, a barra de previsões e um banner acima dele. Isso afeta até mesmo usuários de dispositivos high-end, como o HTC 10 e o U11.

O teclado TouchPal não é desenvolvido pela HTC, e é oferecido em duas versões na Play Store: sem anúncios para dispositivos da fabricante; e com anúncios para todo o resto. Parece que a desenvolvedora se confundiu e distribuiu código para os usuários errados. Ainda assim, como nota o Android Police, a HTC não deve permitir que outra empresa controle um componente tão essencial de seus produtos.

Em comunicado ao Engadget, a HTC diz que ocorreu um “erro”, e que “esta absolutamente não é a experiência que planejamos”. A empresa está trabalhando para remover os anúncios “o mais rápido possível”.

No Twitter, ela recomenda remover as atualizações do TouchPal, indo em Configurações > Aplicativos > Todos os apps > TouchPal > Desinstalar atualizações.

Instalei agora o TouchPal no meu Moto Z e ele é repleto de anúncios. Ele me enviou uma notificação para experimentar um jogo, e colocou o ícone desse jogo (um webapp) na tela inicial. Fui configurar o teclado e, ao sair do app, ele exibiu uma propaganda que ocupa a tela inteira.

Se você estiver usando o TouchPal, recomendo migrar para alguma alternativa, como o SwiftKey (da Microsoft) ou o Gboard (do Google).

Mais sobre: , ,
  • Amarildo

    SwiftKey é muito bom, recomendo.

  • vicentk

    Pré-instalaram esta porcaria pra ganharem quantos centavos por aparelho? Que papelão.

    • Trovalds

      A confusão não foi da HTC. A notícia é clara a respeito disso. Apesar de levantarem a lebre da HTC deixar algo assim na mão de terceiros.

  • Que vergonha. Até o teclado da GO é menos intrusivo.

  • Daniel Drumond

    TB, não quero ser troll, mas sugiro trocar o título. A HTC não colocou anúncios nos teclados.

    No mais, saudades de usar HTC…

    • Trovalds

      Mas é a marca que fica com a reputação manchada.

      • Daniel Drumond

        Mas ela não se desculpou por colocar anúncios, ela nem mesmo colocou.

        “HTC se desculpa por colocar anúncios no teclado de dispositivos Android”

        O comunicado da HTC foi:

        “Due to an error, some HTC customers have reported seeing ads on their
        phone’s keyboard. This is absolutely not the experience we intended, and
        we’re working to immediately fix the error and remove the ads as
        quickly as possible.”

        Só acho que o título está inverídico. Nem acho que foi intencional, mas acabou dizendo uma coisa que não é o que rolou. (btw, o artigo está excelente!)

        Enfim… beleza.

        • jokerpo

          Sim, um título mais condizente seria: “HTC se desculpa por anúncios no teclado de seus dispositivos Android”.

      • jairo

        Certas parcerias podem denegrir a marca , todo cuidado é pouco

    • Renan

      A manchete está correta. A HTC é responsável pelas empresas que contrata, especialmente em aplicativos de fábrica.

      • Daniel Drumond

        Cara, ela pode até ser responsável, concordo plenamente nisso. Mas ela não colocou anúncios nos teclados e nem se desculpou por ter colocado (já que ela não colocou). Simples, lógica pura sendo evidenciada. Mas beleza, vida que segue, o artigo está bem informativo. O problema é que ao ler o título eu realmente pensei: “que vacilo, a HTC explorando teclados dos dispositivos, o que não faz no restante então?”. A ideia passada é outra, e, independente da ideia, a frase em si diz outra coisa.

        • Tiago Celestino

          Clickbait brow!!

  • Alex Oliveira

    Gizmodo é vc?

  • É triste ver a “evolução” do TouchPal… Usava ele por ser (bem) mais leve que o SwiftKey e demais teclados e não exigir login do Google, mas as firulas e os anúncios foram invadindo…

  • Marcus Araújo

    Esse tipo de mancada eu esperaria da Asus, conhecida por excelentes hardwares e softwares meia-boca… E esse tipo de coisa obviamente mancha a imagem da HTC, já que ninguém pediu pra vir esse teclado obscuro pré-instalado.
    Polêmicas e discussões à parte, pode não ter sido a própria HTC a colocar as propagandas no app, mas foi ela quem escolheu esse teclado como padrão do seu sistema. Que saiba lidar com a terceirização e o amadorismo de sua parceira, sua culpabilização é notória e seu pedido de desculpas aos usuários da marca é pertinente. Indiretamente, a HTC colocou um teclado com propagandas para os usuários.

    Enfim, gosto e uso o Gboard, nunca consegui me adaptar bem ao SwiftKey. Já teclado com propaganda, disputando espaço com as teclas e o conteúdo, é o fim dos tempos…