Início » Mobile » Google testa novas formas de fechar apps no Android, incluindo um “modo de pânico”

Google testa novas formas de fechar apps no Android, incluindo um “modo de pânico”

Por
17/07/2017 às 11h26
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O Google está testando duas novas formas de fechar apps no Android, e ambas envolvem o botão Voltar. Isso pode ser útil para lidar com aplicativos bugados, e até mesmo para interromper ataques de malware.

O XDA Developers descobriu um código não-documentado no Android 7.1.1 Nougat que faz o seguinte: caso o sistema detecte que o usuário tocou quatro vezes no botão Voltar em rápida sucessão (com intervalo inferior a 1/3 de segundo), o app é fechado e você retorna à tela inicial.

Este “modo de pânico” fecha apps que sofreram algum travamento, e que não respondem aos seus comandos. Ele também barra aplicativos que tentam interceptar suas ações no aparelho, como malware ou adware.

E segundo o The Register, outro recurso semelhante está sendo testado no Android 7.1.2, ainda em beta: você poderá encerrar um aplicativo segurando o botão Voltar.

Nos fóruns de desenvolvedores, essa é uma das novidades mais solicitadas. E é algo que faz sentido, já que você pode segurar o botão Home para ativar o Google Now/Assistant; e segurar o botão Multitarefa para abrir mais de um app na tela.

Deve demorar algum tempo até que isso chegue aos usuários em geral, especialmente no ritmo lento em que novas versões do Android vêm sendo distribuídas. Por exemplo, a versão 6.0 Marshmallow foi lançada em outubro de 2015 e só se tornou a mais popular 21 meses depois.

Com informações: The Next Web.

  • Adriano

    Atualizações que envolvem a segurança do usuário, deveriam ser automáticas independente do fabricante do aparelho. Quanto as novas funcionalidades, os próprios usuários deveriam abandonar as marcas que passam meses e meses sem distribuir as novas atualizações do sistema operacional. Somente isso mudaria essa mentalidade estabelecida por algumas empresas.

    • O problema é que a maioria que compra celular nem sabe qual a versão do SO, quem dirá se está ou não sendo atualizado.

      • Adriano

        Verdade. O próprio usuário não se importa com nada disso.

        • Thiago Paulino

          E nem deveria mesmo (para muitos seria uma preocupação desnecessária). Há muitos perfis de usuário, e arrisco dizer que apenas uma minoria se importa com a versão do SO e outros requisitos técnicos. Tamanho da tela e “câmera boa” já atende a maioria.

      • Ligeiro

        Mas se preocupasse também, não haveria oferta de serviços técnicos, nem melhorias – afinal, o usuário saberia por si só o que fazer com celulares problemáticos.

    • Burnerman_X

      A partir do Android 8.0 isso já deverá estar resolvido. Só olhar o project treble.

    • Oshmar Alves Gomes

      Todos passariam a usar somente os aparelhos da Google.

      • A própria Google abandona aparelhos que poderiam perfeitamente ser atualizados.

        • Oshmar Alves Gomes

          Custom ROM ou IOS. As únicas opções pra quem deseja vida longa ao dispositivo.

    • Só se todos mudarem pra Apple, já que não existe OEM confiável quanto a atualizações em nenhuma outra plataforma.

  • Gnull

    Essa de fechar pressionando o botão voltar já uso na miui

    • Gertrudes, a Lhama

      A MiUI me deixa triste. Por um lado, acho ela linda e com recursos muito bons. Por outro, nada funciona direito nela, se não ficar entrando em vários menus e alterando configurações.

      Não entendo a necessidade de bloquearem todos os apps de fazerem qualquer coisa. Se baixo um app que manda notificações, como LinkedIn ou até mesmo um Telegram, tenho que lembrar de ir em vários lugares pra MiUI deixar eles funcionarem direito. E às vezes nem isso funciona.

      • Gnull

        Nisso tenho que concordar, pra ela ficar boa tem que configurar tudo do seu jeito. Mas é assim, isso até é característica do android, muita liberdade e pouca praticidade. Enquanto no IOS vem tudo pronto, usável, tem poucas opções de personalização.
        Mas não deixa de ser chato, por mais que eu goste de ter tudo ao meu controle, é chato de que ficar configurando cada vez que baixo um novo app, por exemplo.
        Já pensei em testar a lineage, tem usado? É melhor? Só não troquei ainda porque gosto de algumas usuabilidades da Miui, como aquela bolinha de atalhos (tipo o IOS) e etc.

        • Gertrudes, a Lhama

          Discordo da parte que o Android é assim. Hoje em dia um stock Android pelo menos já sai funcionando perfeitamente sem precisar mexer.

          Eu tenho um Mi 5, usei a MiUI oficial, a brasileira, a Lineage e agora estou com a AOSP(é praticamente idêntica a do Pixel). A Lineage é boa e bem melhor que a MiUI (justamente pelo quesito que comentei), mas ela vai ficando lenta conforme atualiza. A AOSP é bem mais lisa

          • Gnull

            Show, tem como me passar mais informações, onde baixar, como instalar e etc?

          • Gertrudes, a Lhama

            Cara não consigo te detalhar nada agora pois tô no trabalho, mas foi o seguinte processo:

            Desbloquear bootloader (oficialmente, pedindo permissão para a Xiaomi)

            Instalar o TWRP

            Flashear o firmware da MiUI no Android 7.0

            Aí, instalei essa aqui: https://forum.xda-developers.com/mi-5/development/jdcteam-android-source-project-nde63x-t3507529

            Não é muito complicado não, se ler direitinho. Me assustei da primeira vez que vi todos os passos a se fazer, mas é super de boas.

          • Gnull

            Obrigado, eu meio que já fiz parte disso pra instalar a global. Estou no 7.0 e já tinha pedido a autorização pra desbloquear, era só instalar o programa e desbloquear. O restante está no link.
            Só uma última pergunta: O ultimo android que tive, a uns 5 anos atrás, eu trocava muito de rom, mas lembro que ele tinha um programa que fazia o backup da rom que eu tinha antes de trocar, pra caso eu me arrependesse… Tem algum que aconselha?

          • Gertrudes, a Lhama

            O próprio TWRP faz isso, tem uma opção de backup nele. Funciona bem!

            Costumam chamar isso de Nandroid Backup se não me engano

  • Jhonatan Paiva

    Fechar um app mantendo o botão voltar pressionado, já vi isso em algum lugar…