Equipe faz backup do SoundCloud após rumores de que serviço pode fechar

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana

A situação do SoundCloud é preocupante: a empresa demitiu quase metade de seus funcionários este mês, e rumores dizem que ela só tem dinheiro para funcionar até setembro. O serviço diz que “está aqui para ficar” e que “sua música está segura”… mas e se não estiver?

Para não arriscar a remoção de milhões de faixas, a equipe de voluntários Archive Team anunciou que começa hoje (18) a fazer backup em larga escala do SoundCloud.

Não é uma tarefa fácil, devido à enorme quantidade de dados: são 135 milhões de faixas, totalizando cerca de 1 petabyte — ou mais de um milhão de gigabytes — segundo Jason Scott, coordenador do Archive Team.

Ele diz no Twitter que esse armazenamento custaria entre US$ 1,5 milhão e US$ 2 milhões. Os dados seriam guardados em um servidor emprestado do Archive.org, organização sem fins lucrativos que administra o Internet Archive (onde Scott trabalha).

Por isso, e para evitar violações de direito autoral, a ideia é salvar apenas parte do SoundCloud.

Scott explica ao Motherboard como funciona o backup de sites grandes: “quando descobrimos que só poderemos guardar uma parte, tradicionalmente focamos nos primeiros anos do serviço (por razões históricas, é menos provável de existir em outro lugar) e nos arquivos mais populares (que quebrariam a maioria dos links se desaparecerem ou não puderem ser encontrados)”.

“Nós salvaremos os dados e tentaremos torná-los reprodutíveis de alguma forma, mas não estamos interessados ​​em hospedar um ‘novo SoundCloud’. Nossa principal preocupação é com os artistas e criadores que de repente possam perder suas coisas, para não caírem no esquecimento”, diz Scott ao Motherboard.

O Archive Team foi fundado em 2009 com a missão de preservar os registros históricos de sites e serviços considerados “em risco” — isto é, que sofrem demissões em massa ou negligência. Eles já ajudaram a salvar conteúdo do Geocities, Google Video, TwitPic, entre outros.

Após os rumores de que o SoundCloud pode fechar, o Tecnoblog passou a publicar o Tecnocast também em nosso canal do YouTube.

Com informações: Archive Team, Motherboard, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados