O Remix OS é um sistema operacional baseado no Android com um visual semelhante ao Windows, incluindo aplicativos que rodam em janelas, menu Iniciar, barra de tarefas e bom suporte a mouse e teclado.

Ele é desenvolvido pela Jide Technology, startup com sede na China fundada por três ex-engenheiros do Google, e vem pré-instalado em alguns dispositivos. O sistema se destaca, no entanto, por poder ser instalado gratuitamente em quase qualquer PC. Infelizmente, a empresa anunciou hoje que interrompeu o desenvolvimento do Remix OS para focar em clientes empresariais.

Uma mensagem no site oficial diz que a Jide vem recebendo “um crescente número de pedidos de empresas de várias indústrias”, e por isso vai se concentrar nesse espaço — onde as chances de ganhar dinheiro são maiores.

Os produtos de hardware lançados com Remix OS também devem perder suporte. Isso inclui o Remix Ultratablet, clone do Surface Pro lançado em 2015; e o Remix Mini, pequeno computador portátil que se conecta a um monitor e periféricos.

Remix Mini

No ano passado, a Jide fez uma campanha no Kickstarter para vender o Remix IO e IO+, dispositivos que custavam a partir de US$ 99 e prometiam oferecer a experiência de um PC, console de jogos e set-top box 4K para sua TV.

A empresa arrecadou quase US$ 600 mil, mas os produtos nunca foram entregues. Agora, ela diz que dará reembolso para todos os que apoiaram a campanha.

Havia planos até mesmo para um sistema operacional móvel chamado Remix OS for Mobile, ou Singularity: ele iria oferecer a experiência de desktop quando o smartphone fosse conectado a uma tela maior, semelhante ao Samsung DeX e ao Continuum do Windows 10 Mobile.

A mensagem da Jide diz:

O desenvolvimento será descontinuado para todos os produtos existentes, como o Remix OS for PC, bem como para produtos futuros, como o Remix IO e IO+. Vamos emitir reembolsos completos para TODOS os que apoiaram o projeto do Remix IO e Remix IO+ via Kickstarter. Além disso, todas as compras efetuadas através da nossa loja online que não foram realizadas também serão totalmente reembolsadas.

Alternativas

O Remix OS é baseado no Android-x86, versão do Android pensada para processadores x86/x64. Este projeto tem código aberto e continua a ser desenvolvido: você pode baixar a versão mais recente aqui, e seguir as instruções de instalação em português aqui.

Como alternativa, você também pode experimentar o PhoenixOS, que também dá uma cara de desktop ao Android. Ele está disponível para download aqui, e o guia de instalação se encontra neste link.

Vale notar que o código-fonte do Remix OS não está disponível para o público; apenas parte dele é baseada em software livre. Ou seja, a comunidade de desenvolvedores não poderia tocar esse projeto por conta própria.

Com informações: Android Police, SlashGear.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados