Início » Aplicativos e Software » O Media Player Classic Home Cinema está praticamente morto

O Media Player Classic Home Cinema está praticamente morto

Emerson Alecrim Por
2 anos atrás

No início da semana, a versão 1.7.13 do bom e velho Media Player Classic Home Cinema (MPC-HC) foi liberada para download. Seria apenas mais uma atualização para corrigir bugs e melhorar recursos se não fosse por um detalhe: a nota de lançamento também informa que o projeto está praticamente morto. Há um fio de esperança, porém.

O MPC-HC é um fork do Media Player Classic que, por sua vez, foi inspirado no visual e em funcionalidades do Windows Media Player 6.4. Por ser gratuito, oferecer vários recursos e ser compatível até com formatos de mídia menos populares, o MPC-HC logo conquistou uma legião de fãs.

Mas, nos últimos anos, o projeto foi perdendo força. Por ser um software open source, o MPC-HC depende de trabalho voluntário para ser mantido, mas o número de desenvolvedores que colaboram com o player caiu progressivamente. Por parte dos usuários também houve queda de interesse. Muitos deles migraram para o VLC, por exemplo.

Media Player Classic Home Cinema

A consequência é esta: as atualizações do MPC-HC ficaram cada vez mais espaçadas e, agora, não há mais condições para o projeto continuar existindo. A versão 1.7.13 do player é mesmo a última.

No universo do open source, costuma haver movimentos para não deixar projetos relevantes caírem no esquecimento. É daqui que vem o fio de esperança: na mensagem de despedida, o desenvolvedor que se identifica como XhmikosR pede para que programadores com experiência em C ou C++ entrem em contato com ele caso tenham interesse verdadeiro em ajudar na manutenção do MPC-HC.

Fica a torcida para que alguém apareça. Opções de players não faltam — além do VLC, temos o MPC-BE, por exemplo —, mas seria uma pena um projeto tão bem cuidado como o MPC-HC chegar ao fim dessa maneira.

Com informações: Slashdot