Como ler livros de graça no Google Play Livros pelo PC ou celular

Aplicativo do Google oferece página com diversos livros que podem ser lidos gratuitamente; ferramenta também disponibiliza amostras grátis de e-books pagos

Victor Toledo
Por
• Atualizado há 2 semanas
Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog
Com o app Google Play Livros é possível ler prévias de vários livros no celular ou tablet (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Google Play Livros é uma plataforma digital desenvolvida pelo Google que permite que os usuários comprem e leiam e-books diretamente pelo smartphone ou PC.

Embora a maioria seja paga, existem também opções gratuitas disponíveis, podendo incluir obras clássicas em domínio público, amostras de e-books pagos e até mesmo alguns títulos contemporâneos, oferecidos gratuitamente por tempo limitado.

É importante lembrar que essa oferta de livros grátis pode variar de acordo com a região e a disponibilidade, podendo ter o preço alterado a qualquer momento pelos autores das edições.

Para acessar o catálogo de e-books gratuitos é necessário visitar a página dedicada disponível no aplicativo ou site da plataforma. A seguir, entenda como ler e salvar livros digitais sem custo no Google Play.

Como ler livros de graça no Google Play pelo PC

1. Acesse o site do Google Play Livros

Abra o navegador do seu computador e acesse play.google.com/store/books.

Página inicial do Play Livros no PC.

2. Selecione a opção de livros gratuitos

A maneira mais fácil de encontrar livros grátis no Google Play é acessar o menu que reúne e-books sem custo. Role a tela e clique em “Principais apps gratuitos”.

Também é possível procurar por livros na barra de busca. Basta informar o gênero que deseja ler e clicar na opção “Gratuitos”.

Página do Google Play que exibe os livros grátis disponíveis na plataforma.

3. Escolha o livro que deseja ler

Clique em um dos e-books disponíveis para adicioná-lo à sua biblioteca.

Página do Play Livros exibe e-books gratuitos. Basta cllique em um livro para ler.

4. Clique no botão para ter acesso ao e-book

Selecione a opção exibida na tela para ler um exemplar. Você não será cobrado por se tratar de um livro gratuito.

Selecione o botão no centro da tela para adicionar o livro na sua biblioteca.

Como ler livros de graça no Google Play pelo celular

1. Baixe o app Google Play Livros no seu celular

Faça download do aplicativo Google Play Livros no seu celular Android (via Google Play Store) ou no seu iPhone (via App Store). Então, abra o app no seu telefone.

Página inicial do Google Play Livros.

2. Acesse a página de compra no aplicativo

Toque no ícone localizado no canto inferior direito para ter acesso aos livros pagos e gratuitos disponíveis na plataforma.

Tela inicial do Google Play Livros. Ícone localizado no canto inferior direito é responsável por abrir a loja de livros no aplicativo.

3. Selecione a aba de livros grátis

Para ler os e-books sem custo é necessário acessar a aba dedicada a livros grátis. Toque na opção para ver quais títulos estão disponíveis.

Página de livros grátis no Google Play.

4. Toque no botão “Ler” para ter acesso ao e-book

Selecione o botão para abrir o livro no seu smartphone.

Página de um livro grátis disponível no Google Play. É necessário tocar no botão "ler" para ter acesso ao e-book.

É possível ler livros no Google Play sem internet?

Sim, você pode baixar livros gratuitos e amostras grátis no Play Livros para ler em qualquer lugar. Ao pesquisar por um e-book e adicioná-lo na sua biblioteca, será possível fazer a leitura mesmo quando estiver sem acesso à internet.

Qual a diferença entre o Google Play Livros e o Google Books?

O Play Livros é a plataforma de distribuição de e-books do Google. É possível publicar, comprar, baixar e até mesmo ler amostras grátis dos livros que estão disponíveis no app.

Já o Google Books é um serviço que funciona como uma biblioteca digital, disponibilizando obras impressas digitalizadas ou livros fornecidos pelos próprios editores. Assim, qualquer pessoa pode pesquisar por títulos na ferramenta ao acessar o site.

Também é possível baixar e-books gratuitos e ler amostras de livros. Após pesquisar e encontrar os livros no Google Books, você pode adicionar as publicações na sua biblioteca e, então, salvar em um dispositivo.

É possível fazer download dos materiais em diferentes formatos de e-book, como EPUB e PDF. Além disso, você pode transferir os livros baixados para certos modelos de leitores de e-book.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google Livros na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Relacionados