App cobre lacuna em transporte público lançando sua própria linha de ônibus

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 6 dias

Nós falamos por aqui sobre o Citymapper, app que traça rotas de transporte público em São Paulo e em 40 cidades ao redor do mundo. Após testar uma linha de ônibus, a startup vai lançar uma rota comercial para cobrir uma lacuna deixada por empresas convencionais.

Em maio, a Citymapper testou uma rota circular de ônibus em Londres, com um trajeto gratuito próximo à sede da startup. Como ela não tinha licença para operar uma linha comercial, o experimento durou apenas alguns dias.

Agora, a Transport for London (TfL) liberou a Citymapper para operar a linha CM2 – Night Rider, que rodará nas noites de fim de semana (21h às 5h) em East London.

Esse trajeto foi criado com ajuda de uma ferramenta chamada Simcity, que simula rotas de ônibus e analisa a demanda por transporte em Londres. Ela mostra que o centro da cidade é bem coberto pela TfL durante o dia, porém há lacunas grandes na rede noturna.

A demanda por “corujões” existe por dois motivos: as pessoas em Londres voltam para casa mais tarde, especialmente em East London; e o metrô funciona durante as noites de sexta e sábado (Night Tube).

Então a linha CM2 deve ser bem útil. E, como é de se esperar, haverá algumas tecnologias adicionais nos veículos. Eles serão equipados com um tablet, que exibe instruções para o motorista e transmite seu local e velocidade. Um sistema vai monitorar cada ônibus para reduzir o tempo de espera nos pontos.

Cada veículo terá uma tela grande para mostrar a estação atual e as próximas paradas; e cada assento terá uma porta USB para carregar a bateria. A Citymapper também planeja implementar um contador de passageiros em tempo real, para detectar se o veículo está muito cheio.

O pagamento será feito sem dinheiro, através de cartões contactless de débito ou crédito, relativamente comuns em Londres. (O sistema está em testes em São Paulo em um projeto da Mastercard.) Também será possível usar o smartphone, pagando através do Apple Pay ou Android Pay.

A ideia da Citymapper não é faturar com tarifa de ônibus: é aprender mais sobre como operar uma rota de transporte público, e obter mais dados sobre demanda no setor. Dessa forma, ela poderia aprimorar sua ferramenta Simcity que sugere novos trajetos, e oferecer consultoria para outras cidades.

A Citymapper vai abrir os dados relacionados à rota CM2, para que ela possa ser integrada a outros aplicativos (*cof* Google Maps *cof*). E o serviço será prestado em parceria com a Tower Transit, que opera algumas das tradicionais rotas de ônibus vermelhos na capital londrina.

A linha CM2 – Night Rider será lançada no final de agosto ou início de setembro, com ônibus verdes circulando entre a estação Aldgate East e a estação Highbury & Islington.

Com informações: Citymapper.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados