Início » Internet » Os melhores aplicativos para fazer anotações

Os melhores aplicativos para fazer anotações

Faculdade, trabalho e reuniões são ocasiões em que você pode precisar fazer anotações. Veja quais apps usar.

Jean Prado Por
TB Responde

Nem sempre o Bloco de Notas ou o Microsoft Word são adequados para fazer anotações constantemente. O que usar, então? Depende do que você precisa. Neste post, recomendamos os melhores aplicativos para tomar notas.

O melhor: Evernote

O Evernote é o que eu mais uso, e o aplicativo que considero o melhor para fazer anotações. Também um dos mais conhecidos, ele é característico pela separação entre cadernos, notas e tags, o que facilita a categorização do que você anota. Por isso, também, não recomendo muito o Word para notas (apesar de ele ser um ótimo editor de textos).

Os apps do Evernote são ótimos, têm sincronização bastante rápida e a usabilidade é boa: as opções de formatação, inclusive no celular, são bem apresentadas e não causam confusão. Também gosto de outros recursos, como o de gravar áudio, adicionar um esboço (fazer um desenho) e de digitalizar documentos, que elogiei bastante neste post.

Os anexos desses recursos, bem como outros arquivos anexados (um PDF, por exemplo) são armazenados na nuvem. Há um limite para o plano gratuito, de 60 MB por mês, mas já é o suficiente para mim.

O que há de ruim? Há algum tempo, o Evernote passou a limitar o acesso a dois dispositivos no plano básico. Se você tiver, por exemplo, dois computadores e um celular, vai precisar tirar um para acessar o app por completo, ou adquirir um plano pago. Por R$ 40 (Plus) ou R$ 80 (Premium) ao ano, eles adicionam recursos interessantes, como notas offline, busca e anotações em PDFs e histórico de anotações.

Disponível para Android, iOS, Windows, macOS e também na web.

Outros

OneNote

A alternativa ao Evernote da Microsoft também é muito boa. O aplicativo é excelente e bem intuitivo. Você pode organizar o conteúdo por blocos, seções (separadas por cores) e páginas, semelhante aos cadernos, notas e tags do Evernote.

No OneNote, porém, é mais simples escrever sobre um assunto dentro de uma seção (não é preciso criar uma tag, por exemplo). Ele também tem opções básicas de formatação, suporta lista de tarefas e gravações de áudio.

Nos meus testes, só achei o serviço um pouco lento na atualização e sincronização. Mas a boa notícia é que ele é totalmente grátis, sem limite por dispositivos e sem plano pago.

Disponível para Windows, macOS, iOS, Android e também na web.

Google Keep

Bem mais simples, o Google Keep não tem aplicativo para desktop, mas pode ser usado na web em keep.google.com. Ele suporta lista de tarefas, formatações básicas e dá para criar etiquetas para organizar as anotações.

Ele é integrado com o serviço de lembretes do Google, então você não precisa mudar de site se quiser adicionar alguma coisa. Na web, também dá para fazer ele “ler” o conteúdo de uma foto com a tecnologia OCR. Só, não muito mais do que isso.

Disponível para Android, iOS e também na web.

Notas, da Apple

A alternativa da Apple tem uma interface simples, mas não se engane: ele é bem completo. Nas últimas atualizações, a Apple deixou ele bem mais parecido com o Google Drive, então dá para editar as anotações em tempo real com os seus amigos (que também têm produtos da Apple).

Também dá para criar lista de tarefas, definir diferentes tamanhos de intertítulos e organizar as notas por pastas. Você consegue anexar fotos, vídeos, desenhos, mapas, sites, documentos e arquivos de áudio em todas as notas.

Não preciso nem falar que a sincronização entre os dispositivos da Apple é incrivelmente rápida, né?

E você, qual aplicativo usa para fazer anotações?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Natalie

Queria um app para fazer anotações da faculdade, na verdade um que quase substituísse o caderno. Tenho utilizado o colornote, que é BEM básico, mas tem me ajudado. O que sinto falta nele é a possibilidade de inserir desenhos(tipo aqueles desenhos doidos de esqueminhas que professor faz na aula, mas que são bem didáticos), fluxogramas (principalmente)

Natalie

Nesse laverna é possível desenhar ou fazer fluxogramas?

Nestor Nogueira de Albuquerque

Acho o Keep excelente, mas falta uma estrutura de organização - ele é uma simples grande lista de post-its, com alguns recursos a mais; se pudessemos organizar cadernos/blocos por assunto ou data, por ex., seria melhor.

Pedro Derbli

NOTABILITY.

Keaton
É sempre Evernote, Keep e OneNote... :( Não tem alguma alternativa a esses? Esses 3 me deixaram na mão diversas vezes...
Alexandre Copi
Pra mim o melhor app é o Notas da Apple. Mas infelizmente uso android (e mac em casa) o que me deixa meio preso. To tentando me acostumar a usar o Evernote, mas ainda não consegui. :P
Edmar Holanda
Utilizo o Keep para lembretes e anotações mais simples ou descartáveis. Para anotações mais ricas e que precisam ser catalogadas, minha escolha foi o OneNote. Para fazer anotações em aula ou organizar os estudos ele me é perfeito e ainda insubstituível. Num curso que eu fiz todo mundo pedia "meu caderno" emprestado de tanta coisa que eu conseguia anotar de forma tão organizada. Para fazer revisão dos estudos ele também me ajuda enormemente. Mas vale salientar que eu uso a versão para desktop (que era paga e vinha junto com o Office). O aplicativo no celular serve mais para consultas ou copiar textos pré-definidos que uso no trabalho. O principal problema do OneNote continua sendo a sincronização. Me sinto na Internet de 1997 enquanto a sincronização não é concluída. A extensão do OneNote pro Chrome é excelente... Quando funciona. Inúmeras vezes ele não salva a anotação.
André Almeida Martins
nao conhecia... valeu, Daniel
Tiago Celestino
Usei o Evernote por muito tempo, mas depois que conheci o Bear, deixei de lado. O Bear me atende muito bem e uso em conjunto com o Notas da Apple, porque uso bastante anotações com senha, algo que ainda o Bear ñ tem.
JN Marcos
Vejo que há diferença de público entre o OneNote, Evernote e o iCloud, e o Google Keep. Esse último se encaixa mais na categoria de pequenas anotações (como o Sticky Notes no computador Windows) e to-do (você ter uma lista de tarefas a serem executadas). Concorre com Wunderlist, Todoist, Any.do ou o To-do (que ultimamente estou usando pois existe tanto para PC quanto para mobile e web).
betacaroteno
Simplenote pra mim é o melhor...simples e sem firulas, como um bloco de notas deve ser. Evernote é bom, mas pra mim me parece matar formiga com tiro de canhão.
Molinex
Domingão desses, de sol lindo, é você perdendo a linha com esses malditos fakes... kkkk Tem que ler mesmo não, se esta te fazendo mal. Afinal você é muito superior as pessoas que comentam aqui, vai perdeu seu tempo com elas pra que, né não?
Molinex
Eu respondi o comentario do @wellersantibanez:disqus que era "Dependendo vale a pena, na versão premium ele pode buscar palavras dentro de pdf"... E para isso, existem outras opções. Não pagaria um serviço pra isso... Esse é o caso aqui... Se a solução é focada no mobile, devem haver outras opções, assim como há para o desktop... E quem manja dos paranaues é você, já que consegue fazer um script merda que faça essa indexação, eu, sou só um interneteiro...
Thiago Lopes
Não sei por que eu, ainda, converso com fakes do Disqus... Sei lá, um dia eu aprendo e nem lerei os comentários...
Thiago Lopes
Tá de sacanagem? Acha que só você sabe dos "paranauê" (é assim que so "interneteiros" falam, não é?)? Está comparando um serviço desktop de procura com um editor de notas focado no mobile, com extensão no desktop? Precisa instalar isso não, se for para o desktop, qualquer script merda (até bash) faz.
Exibir mais comentários