Início » Telecomunicações » VoLTE: TIM começa a liberar chamadas por 4G

VoLTE: TIM começa a liberar chamadas por 4G

Tecnologia permite fazer ligações telefônicas pelo 4G e tem maior qualidade de áudio

Paulo Higa Por

A TIM começou a liberar oficialmente o VoLTE, que permite efetuar e receber ligações telefônicas pela rede 4G. A tecnologia estará disponível inicialmente para clientes pós-pagos de Brasília (DDD 61) e será lançada em outras seis cidades até o final de julho.

O VoLTE, como já explicamos, funciona tecnicamente como uma ligação VoIP, trafegando voz pelo 4G. A cobrança é feita como em uma ligação comum, descontando do pacote de minutos. Quando ativado, o VoLTE elimina a necessidade da operadora derrubar sua conexão para 2G ou 3G quando você recebe uma chamada. Além disso, a qualidade de áudio é melhor: a TIM venderá o VoLTE como “Voz em HD”.

Na TIM, o VoLTE será liberado inicialmente nos planos pós-pagos. O CTO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville, diz em entrevista ao Tecnoblog que a decisão foi tomada para implantar o VoLTE de forma gradativa, já que a base de pós é menor: 74% dos celulares da TIM são pré-pagos. A operadora vai monitorar a qualidade do VoLTE com os clientes atuais e, em breve, lançá-lo para os usuários de planos pré-pagos.

A primeira cidade a receber o VoLTE é Brasília, a partir desta segunda-feira (24). O recurso será lançado ainda em julho nas cidades do Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Natal, Maceió e Uberlândia. A previsão é liberar o VoLTE até o final de 2017 nas cidades onde a TIM já opera com 4G de 700 MHz.

O Rio de Janeiro é um caso peculiar, porque ainda não possui 4G de 700 MHz — a TV analógica está prevista para ser desligada na cidade apenas em outubro. No entanto, Capdeville afirma que o VoLTE será ativado porque o Rio já conta com cobertura contínua em 1.800 MHz (além dos 2.600 MHz), o que permite garantir boa experiência de voz. Além da capital fluminense, a operadora trabalha para trazer o VoLTE para São Paulo, onde os 700 MHz também não devem aparecer tão cedo.

O VoLTE será ativado automaticamente em smartphones compatíveis (descubra se o seu aparelho suporta VoLTE) e não haverá cobranças adicionais. A tecnologia será transparente para o usuário: se houver variação no sinal 4G, a chamada prosseguirá normalmente no 2G ou 3G.

E as chamadas por Wi-Fi?

Algumas concorrentes, como Claro, Vivo e Porto Seguro Conecta, já liberaram o recurso de ligações por Wi-Fi, que permite fazer e receber chamadas telefônicas mesmo quando o sinal de celular é ruim ou inexistente. A tecnologia também possibilita economizar fortunas com roaming internacional, já que as ligações são tarifadas como se estivessem sendo feitas da área de registro do celular. E a TIM?

Ao Tecnoblog, Capdeville afirma que as ligações por Wi-Fi estão nos planos da TIM, mas não deu prazo para lançar a tecnologia, que será liberada como um complemento ao VoLTE. Como a operadora não pode garantir a qualidade da ligação em redes Wi-Fi de terceiros, a tecnologia será implantada de acordo com o padrão 3GPP, permitindo que as chamadas alternem de forma transparente entre LTE e Wi-Fi (e vice-versa) — diferente do aplicativo TU Go, da Vivo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

biscoitao

Final de janeiro de 2018 e nada de wifi calling da Tim

adrielmenezes
Final de janeiro de 2018 e nada de wifi calling da Tim
Victor Hugo
iPhone 6 é compatível também, verifique agora em 2018 a lista de novo
Victor Hugo
A Claro declarou que não tem interesse em investir no momento na tecnologia, esquece! Experiência própria de quem perguntou varias vezes pra eles e depois de muito tempo habilitaram
Victor Hugo
Esquece! Esse recurso existe desde 2008 e elas fingem que não existe. Hoje quase ninguém usa esse recurso, tenho linha Claro Pós-Paga e precisei de 2 ligações com atendentes e usar uma linguagem técnica de maneira bem explicada pra eles me entenderem. Hoje ela é a operadora que mais oferece recursos nativos no iPhone, pena que não está nos planos habilitar o VoLTE tão cedo
Victor Hugo
Ligações Wi-Fi não depende de infra-estrutura da operadora, usa conexão do próprio usuário para a realização da chamada. É um recurso tão simples e prático que já deveriam ter implantado desde 2014 quando esse recurso chegou aos iPhones
Sidney Souza
Relaxa velho , tá furada essa lista , a lenovo todos já vem de fabrica habilitados automaticamente todos da motorola e alguns mais recentes da Sony tb , use app Network Mode
nice guy

O ícone varia de acordo com o aparelho (nos EUA por exemplo, os logos de 4G, LTE etc são marcas diferentes de cada operadora). Exemplos: https://uploads.disquscdn.c... https://uploads.disquscdn.c...

O primeiro é da Touchwiz (ou seja lá como chamam a UI da Samsung hoje em dia) e o segundo é da OxygenOS (Oneplus - no caso o ícone padrão do AOSP).

fsociety
O ícone varia de acordo com o aparelho (nos EUA por exemplo, os logos de 4G, LTE etc são marcas diferentes de cada operadora). Exemplos: https://uploads.disquscdn.com/images/6fe1cebdba2e2e7f60ac07cd76735ae066b1ca2c2223c5826e6e01adf1b0db51.png https://uploads.disquscdn.com/images/d27e70c2536b2ae36ec68f762765d05dc40175eafbb1f2994b25869ac21f84f2.jpg O primeiro é da Touchwiz (ou seja lá como chamam a UI da Samsung hoje em dia) e o segundo é da OxygenOS (Oneplus - no caso o ícone padrão do AOSP).
Highlander

Essa lista é de dispositivos a venda testados pela TIM. Por exemplo, todos IPhones 6S em diante são compatíveis!

Marcus Fenix
Essa lista é de dispositivos a venda testados pela TIM. Por exemplo, todos IPhones 6S em diante são compatíveis!
Arthur Soares
É um Quantum GO 4G
@Sckillfer

Finalmente vão parar de cobrar uso de dados quando um telefone com suporte a VoLTE se registra na rede? Aleluia

Sckillfer
Finalmente vão parar de cobrar uso de dados quando um telefone com suporte a VoLTE se registra na rede? Aleluia
Eliézer José Lonczynski
O que me desalentou foi a lista de aparelhos suportados: http://www.tim.com.br/Portal_Conteudo/_staticfiles/para-voce/cobertura-e-roaming/4g/Voz%20em%20HD/pdf/Aparelhos%20Eleg%C3%ADveis%20Voz%20em%20HD%2017_07_V2.pdf
Exibir mais comentários