Início » Telecomunicações » VoLTE: TIM começa a liberar chamadas por 4G

VoLTE: TIM começa a liberar chamadas por 4G

Tecnologia permite fazer ligações telefônicas pelo 4G e tem maior qualidade de áudio

Paulo Higa Por

A TIM começou a liberar oficialmente o VoLTE, que permite efetuar e receber ligações telefônicas pela rede 4G. A tecnologia estará disponível inicialmente para clientes pós-pagos de Brasília (DDD 61) e será lançada em outras seis cidades até o final de julho.

O VoLTE, como já explicamos, funciona tecnicamente como uma ligação VoIP, trafegando voz pelo 4G. A cobrança é feita como em uma ligação comum, descontando do pacote de minutos. Quando ativado, o VoLTE elimina a necessidade da operadora derrubar sua conexão para 2G ou 3G quando você recebe uma chamada. Além disso, a qualidade de áudio é melhor: a TIM venderá o VoLTE como “Voz em HD”.

Na TIM, o VoLTE será liberado inicialmente nos planos pós-pagos. O CTO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville, diz em entrevista ao Tecnoblog que a decisão foi tomada para implantar o VoLTE de forma gradativa, já que a base de pós é menor: 74% dos celulares da TIM são pré-pagos. A operadora vai monitorar a qualidade do VoLTE com os clientes atuais e, em breve, lançá-lo para os usuários de planos pré-pagos.

A primeira cidade a receber o VoLTE é Brasília, a partir desta segunda-feira (24). O recurso será lançado ainda em julho nas cidades do Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Natal, Maceió e Uberlândia. A previsão é liberar o VoLTE até o final de 2017 nas cidades onde a TIM já opera com 4G de 700 MHz.

O Rio de Janeiro é um caso peculiar, porque ainda não possui 4G de 700 MHz — a TV analógica está prevista para ser desligada na cidade apenas em outubro. No entanto, Capdeville afirma que o VoLTE será ativado porque o Rio já conta com cobertura contínua em 1.800 MHz (além dos 2.600 MHz), o que permite garantir boa experiência de voz. Além da capital fluminense, a operadora trabalha para trazer o VoLTE para São Paulo, onde os 700 MHz também não devem aparecer tão cedo.

O VoLTE será ativado automaticamente em smartphones compatíveis (descubra se o seu aparelho suporta VoLTE) e não haverá cobranças adicionais. A tecnologia será transparente para o usuário: se houver variação no sinal 4G, a chamada prosseguirá normalmente no 2G ou 3G.

E as chamadas por Wi-Fi?

Algumas concorrentes, como Claro, Vivo e Porto Seguro Conecta, já liberaram o recurso de ligações por Wi-Fi, que permite fazer e receber chamadas telefônicas mesmo quando o sinal de celular é ruim ou inexistente. A tecnologia também possibilita economizar fortunas com roaming internacional, já que as ligações são tarifadas como se estivessem sendo feitas da área de registro do celular. E a TIM?

Ao Tecnoblog, Capdeville afirma que as ligações por Wi-Fi estão nos planos da TIM, mas não deu prazo para lançar a tecnologia, que será liberada como um complemento ao VoLTE. Como a operadora não pode garantir a qualidade da ligação em redes Wi-Fi de terceiros, a tecnologia será implantada de acordo com o padrão 3GPP, permitindo que as chamadas alternem de forma transparente entre LTE e Wi-Fi (e vice-versa) — diferente do aplicativo TU Go, da Vivo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

adrielmenezes
Final de janeiro de 2018 e nada de wifi calling da Tim
Victor Hugo
iPhone 6 é compatível também, verifique agora em 2018 a lista de novo
Victor Hugo
A Claro declarou que não tem interesse em investir no momento na tecnologia, esquece! Experiência própria de quem perguntou varias vezes pra eles e depois de muito tempo habilitaram
Victor Hugo
Esquece! Esse recurso existe desde 2008 e elas fingem que não existe. Hoje quase ninguém usa esse recurso, tenho linha Claro Pós-Paga e precisei de 2 ligações com atendentes e usar uma linguagem técnica de maneira bem explicada pra eles me entenderem. Hoje ela é a operadora que mais oferece recursos nativos no iPhone, pena que não está nos planos habilitar o VoLTE tão cedo
Victor Hugo
Ligações Wi-Fi não depende de infra-estrutura da operadora, usa conexão do próprio usuário para a realização da chamada. É um recurso tão simples e prático que já deveriam ter implantado desde 2014 quando esse recurso chegou aos iPhones
Sidney Souza
Relaxa velho , tá furada essa lista , a lenovo todos já vem de fabrica habilitados automaticamente todos da motorola e alguns mais recentes da Sony tb , use app Network Mode
fsociety
O ícone varia de acordo com o aparelho (nos EUA por exemplo, os logos de 4G, LTE etc são marcas diferentes de cada operadora). Exemplos: https://uploads.disquscdn.com/images/6fe1cebdba2e2e7f60ac07cd76735ae066b1ca2c2223c5826e6e01adf1b0db51.png https://uploads.disquscdn.com/images/d27e70c2536b2ae36ec68f762765d05dc40175eafbb1f2994b25869ac21f84f2.jpg O primeiro é da Touchwiz (ou seja lá como chamam a UI da Samsung hoje em dia) e o segundo é da OxygenOS (Oneplus - no caso o ícone padrão do AOSP).
Marcus Fenix
Essa lista é de dispositivos a venda testados pela TIM. Por exemplo, todos IPhones 6S em diante são compatíveis!
Arthur Soares
É um Quantum GO 4G
Sckillfer
Finalmente vão parar de cobrar uso de dados quando um telefone com suporte a VoLTE se registra na rede? Aleluia
Eliézer José Lonczynski
O que me desalentou foi a lista de aparelhos suportados: http://www.tim.com.br/Portal_Conteudo/_staticfiles/para-voce/cobertura-e-roaming/4g/Voz%20em%20HD/pdf/Aparelhos%20Eleg%C3%ADveis%20Voz%20em%20HD%2017_07_V2.pdf
RodrigoCard
"VOLTE" <<< Só eu que não conseguia não ler assim?
Wellington Gabriel de Borba
Cara, em Goiânia nada como sempre? Desligaram essa chatura de analógico aqui pra quê, pra cumê? Nada de 700 MHz, nada de VoLTE.
Marcus Araújo
Eu tô super de boa, meu jovem. No dia eu resolver fazer textão na internet não pra explicar algo, mas pra provar um ponto de vista sem nexo, aí sim eu estaria realmente estressado... Mas antes disso, prefiro passar o tempo com as pessoas que gosto fazendo o que nos dá prazer (prioridades, né). Deixo as coisas de Jesus para Jesus e quem realmente crê em sua palavra, e não para banalidades bobas da internet. Já falei o que tinha pra falar, e você tanto escreveu que: não desmentiu nem corrigiu o que havia dito; tampouco tirou as razões das minhas palavras. De resto, só sobra teu ego ferido. ;-) Boa noite, meu caro. Paz.
Thiago Marcengo
HEHEHEHE, poxa, Marcus, acho que você está ficando bravo sem necessidade. Calma, jovem! Vamos começar do começo então - e ah, não falei pra você olhar a tabela QCI para soar pedante, é somente por que não dá pra colar a tabela aqui neste comentário, pô! Ela é grandona, e é uma tabela. Uma vez mais, você está simplificando muito as premissas do LTE. Não é apenas dados e retrocompatibilidade. Existem outras mais, muito mais. Vale dar uma olhada (calma, uma vez mais, não é pra ser pedante) no spec 3GPP TR 25.913. Lá tem efetivamente o que são as premissas, como por exemplo: "flexible transmission bandwidth up to 20 MHz, introduction of new transmission schemes and advanced multi-antenna technologies" ou ainda, e essa eu gosto bastante "Backwards compatibility is highly desirable, but the trade off versus performance and/or capability enhancements should be carefully considered.". Altamente desejada, desejada.. Continuando o papo, eu não disse que a estretégia de negócios das operadoras é priorizar voz a BE, leia novamente o 2ndo parágrafo, mas dessa vez sem ódio no coração. Estou falando de QoS, e neste aspecto você pode ficar o tão bravo quanto quiser, falar que é baboseira, enfim.. voz (QCI1 e 5 na tabela QCI) tem SIM um QoS mais alto que BE (ex. QCI9), logo terá SIM uma prioridade mais alta. Agora, me diz aí, você olhou a tabela QCI no final das contas? Estou perguntando na boa, não precisa ficar agressivo. A tabela QCI é o ponto fundamental para você parar de achar que voz e BE são tudo "dados", por que não são, meu jovem. Mais uma coisa que eu não disse, foi que as operadoras vão limitar BE. De onde você tirou isso, bicho? Prioridade/QoS é algo absolutamente diferente de "limitar dados", como você está dizendo que eu disse. Mas no final das contas, você quer falar sobre o exemplo que eu dei, ou não? Voz = B3, BE=B3+B7. Mas sem agressividade, sem ironia, por que isso não são coisas de Jesus, meu querido. Por fim, lembre-se sempre do efeito Dunning–Kruger.
Exibir mais comentários