Um malware para macOS foi descoberto no começo do ano: o Fruitfly tinha a capacidade de tirar capturas de tela e acessar a webcam, e atacava principalmente centros de pesquisa biomédica. Agora, um pesquisador de segurança descobriu uma variante que infectava usuários domésticos. Detalhe: ela permaneceu indetectável por pelo menos cinco anos.

O pesquisador Patrick Wardle conta ao Ars Technica que o espião infectou centenas de Macs, tendo sido bloqueado somente em janeiro, quando a Apple liberou uma atualização de segurança para macOS. Nem mesmo os antivírus específicos para Macs foram capazes de conter o malware durante o tempo em que a praga esteve ativa.

Ele analisou o comportamento do malware e descobriu que o espião se conectava com domínios específicos — e, curiosamente, os nomes estavam disponíveis. Então, Wardle registrou um dos sites e notou que quase 400 Macs infectados tentaram acessar o servidor, a maioria de residências dos Estados Unidos. “Centenas” de Macs, portanto, é um número conservador: o total, somando os outros domínios, pode ser bem maior.

Quando ativada, a variante do Fruitfly pode tirar screenshots, ligar a webcam, capturar pressionamentos de tecla e coletar informações sobre os Macs infectados. Não se sabe exatamente a motivação da criação do malware, já que ele não possui recursos específicos para coletar dados bancários, por exemplo. Para Wardle, o espião foi criado por “motivos perversos”. ( ͡° ͜ʖ ͡°)

Como a Apple já liberou atualizações para bloquear o malware, você não deve se preocupar mais — mas ainda é preocupante o tempo em que ele ficou agindo sorrateiramente.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fc Oliveira
Kkkkkk
Kaleb Palácio
E aquele negócio né... Quem nem caviar! Só ouvimos falar. kkkk #Chupa Meca e Uindows.
juniorp2
alimentando a treta: vírus no linux é igual cabeça de bacalhau...sei que existe, mas nunca vi...só ouço falar...
Marcelo Ronconi
Eu não sei fazer carinha.
PPKX XD ?????????
Peguei Michelangelo uma vez, depois usava o McAfee pra remover, só que eram dois trabalhos, um pra passar o scan.exe e outro pra passar o clean.exe com o nome do vírus que se queria remover.... sou "novinho" (35 anos) mas fuço em PCs desde os 9 anos... Win 3.1 só comecei a usar no DOS 6.22 PT-BR
Gustavo Miranda
Sério que está virando Gizmodo?
Danilio Costa Silva
Se for ver pragas antigas seria bom ver nas primeiras versões do Mac OS também...
Gaba
Bem... na materia diz que o virus coletava sorrateiramente e ninguem desconfiou em 5 anos... a chance de existirem virus quem ninguem nem imagina no Mac, sao bem grandes, e de estarmos já infectados também... ;)
Zanac_Compile
Achei que era fruta voadora :P
Zanac_Compile
Tu é novinho, nunca sofreu com o STONED no DOS, nem Michelangelo, Madonna, Sexta-feira 13... guri novo que já digitava win.exe no DOS e jogava campo minado :D
PPKX XD ?????????
Mas aí o pobrema é a pecinha na frente do teclado, eu tenho windows desde o 3.1 e DOS 5 e nunca tive problemas, nesse caso aí se vc tivesse o problema não tava nem sabendo....
Marcvs Antonivs
Se pega ou se não pega eu não sei. Tenho Mac desde 2008 e nunca tive problema nenhum dos que eu costumava ter com o Windows. E nunca instalei um anti-virus. Sendo assim...
Marcvs Antonivs
Bastante sugestivo o nome: Mosca da Fruta.
Yann Soares
eu fiz isso desde quando o Mark falou que tapa as webcams kkkk
Molinex
Fruitfly... Mas que nome bem bolado...
Exibir mais comentários