Início » Internet » A Adobe finalmente decidiu que vai matar o Flash

A Adobe finalmente decidiu que vai matar o Flash

Paulo Higa Por

Eu nem acredito que estou vivo para noticiar isto: a Adobe anunciou nesta terça-feira (25) que vai descontinuar o plugin do Flash. Oficialmente. Para sempre. Só daqui a três anos, é verdade, mas ainda assim é um grande anúncio.

Em uma publicação no blog oficial, a Adobe afirma que padrões abertos, como HTML5, WebGL e WebAssembly, amadureceram ao longo dos últimos anos e passaram a fornecer recursos que surgiram a partir de plugins.

“Nós vamos parar de atualizar e distribuir o Flash Player no final de 2020 e encorajar os criadores de conteúdo a migrar qualquer conteúdo em Flash existente para esses novos formatos”, diz a empresa. O fim do desenvolvimento será feito com a ajuda de parceiros da Adobe, incluindo Apple, Facebook, Google, Microsoft e Mozilla.

O encerramento será feito em 2020 porque “várias indústrias e empresas foram construídas em volta da tecnologia do Flash, incluindo games, educação e vídeo”, e a Adobe continuará oferecendo suporte ao plugin enquanto as companhias migram suas plataformas. Ainda assim, a Adobe quer adiantar a morte “em certas regiões onde versões desatualizadas e não licenciadas do Flash estão sendo distribuídas”.

O Flash foi lançado em 1996 pela FutureWave e originalmente carregava o nome Shockwave. A pequena empresa foi comprada naquele mesmo ano pela Macromedia, que em 2005 viria a ser adquirida pela Adobe. O plugin é utilizado por mais de 1 bilhão de desktops conectados e vem embutido em certos navegadores, como o Chrome.

Ele foi adotado por inúmeras aplicações ao longo das duas décadas de existência, especialmente vídeos por streaming (obrigado, YouTube), games (saudades, Joguinho Viciante da Semana) e animações (por onde anda o Humortadela?). Mas também sofreu com falhas de segurança, não teve chance nos dispositivos móveis e perdeu espaço para os novos padrões abertos.

Descanse em paz, Flash.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Trovalds
Por um acaso você lembra de quando o Android chegou no mercado qual era uma das bandeiras do marketing deles? "Temos flash". Sim, o Flash uma hora ou outra estava fadado a morrer, mas digamos que o Jobs viu antes isso mas como muita gente amava odiar ele...
Paul
O q? Mds... Sem Jobs ou com Jobs, o FP iria morrer de qualquer jeito. Menos aí... menos.
JN Marcos
O que é um problema, pois seria um passo para o fim desse plugins nos PCs. As empresas e os usuários, devem olhar melhor para essas questões
Trovalds
Não disse que ele foi responsável por nada. Ele mandou o flash às favas e a concorrência teve que acompanhar ele apesar de tudo.
Anthony Toniolli
eletricista XD hudshudshu
mrhertz
o air foi tão revolucionário que transformou do soft pra vida real... NO ARRRRRRRRR
mrhertz
e eu tentando entender como ainda tem tanta gente cega no mundo. entao foi graças ao steve jobs? ok beleza ainda bem que a historia pode ser reescrita com um comentário de uma pagina.
mrhertz
VISIONARIO??? ele queria o flash fora porque ia pagar royalties eternos enquanto o plugin servisse de plataforma pra rodar nos sistemas "clubinho royal" dele. visionario O CARALHO...... CAPITALISTA isso sim. além do mais, alguns pontos destacados por ele eram culpa da adobe em não ter trabalhado com tanto afinco como antes, outro foi ancorado no html5 que tava nascendo naquele momento, e portanto o video poderia se desligar do flash pra rodar nativamente (muita gente passou anos achando que flash so servia pra video) e o restante era pura mentirada descarada dele que foi desbancada naquele tempo mesmo, evidenciando o simples fato que ele queria o flash fora muito mais por negócio do que por desenvolvimento tecnológico. se vc REALMENTE conhecesse steve jobs, saberia que ele foi um homem de negócios, não um cara da informática. mais uma vez... visionário O CARALHO
Baio-kun

Triggered

Muriel
Triggered
LekyChan
já foi, pelo menos o plugin né
Molinex
Tem uma realidade, onde o flash reverso é adorado, e esta em todos os navegadores mais usados, deixando a navegação muito mais rápida e fluida, e não oferece nem uma brecha de segurança, e conhecido como flash codinome Barry Allen... Na nossa realidade tem o flash codinome Adobe Professor Zoom... Ainda bem que vai deixar de existir...
Yago Oliveira
Plugins de bancos são um câncer. Só formatando...
Baidu feat MC Brinquedo
Tem gente que diz que só temos aparelho de micro-ondas hoje em nossas cozinhas porque o homem foi à lua. Isso meio que encaixa no que você disse: Se não fosse pelo Jobs e sua insistência em abolir o Flash dos produtos da Apple o HTML 5 e tecnologias similares não emplacariam
ochateador
O que tem de site de operadora de saúde que ainda usa isso....
Exibir mais comentários