Início » Antivírus e Segurança » Kaspersky lança antivírus gratuito para Windows

Kaspersky lança antivírus gratuito para Windows

Paulo Higa Por

Demorou, mas a Kaspersky lançou uma versão gratuita de seu antivírus para Windows. O Kaspersky Free não possui recursos como controle parental e VPN ilimitado, mas tem a mesma capacidade de detecção de malwares das versões pagas.

A versão gratuita do Kaspersky estava sendo testada há mais de um ano em alguns países nórdicos, além da China e Rússia; ele verificava sua localização e bloqueava a utilização se você não estivesse em uma dessas regiões. Agora, o Kaspersky Free está disponível no mundo todo — haverá uma versão em português em setembro, mas você já pode instalá-lo no Brasil.

A empresa diz que o Kaspersky Free não concorrerá com as versões pagas, como o Internet Security, que custa R$ 69,90 por ano, porque elas trazem funcionalidades adicionais, como proteção contra espionagem, bloqueio de sites impróprios e segurança extra no internet banking, “que justificam facilmente o custo de uma proteção premium”.

Além disso, como a Kaspersky utiliza aprendizagem de máquina para descobrir ameaças e melhorar seu motor de detecção, os novos usuários que a empresa atrairá com a versão gratuita ajudarão a aprimorar o antivírus para todos, inclusive os pagantes.

Você pode baixar o Kaspersky Free nesta página. Veja também qual é o melhor antivírus para Windows.

A propósito, deixo a pergunta em aberto nos comentários, como fiz no Twitter: você usa um antivírus de terceiro no seu Windows, mesmo com a proteção nativa da Microsoft?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno Martins
Concordo com você que todos se acham mesmo. O problema é que esses "especialistas da internet" espalham desinformação por aí, confundindo usuários leigos, ressaltando que antivírus não é necessário. Em relação a argumentos, existem vários que comprovam a necessidade dessa utilização. Lembrando que eu falo de usuário leigo, que não entende NADA de computação. Ah, e reclamo do "ego alheio" quando eu quiser e achar necessário, e não é um comentário que vai mudar isso, afinal no nosso país ainda temos liberdade de expressão até onde eu sei.
Ligeiro
Dizem que "Alexandre, o Grande" fazia algo parecido - enviava "arruaceiros" para um lugar, depois mandava sua guarda para tirar tais arruaceiros do lugar. E com isso cobrava uma taxa dos povos que "oferecia o serviço".
Sergio Monteiro
Quem criou essa lógica de " pague pela sua segurança " foi a Máfia. Rs
Felipe Fernandes
Só o ícone que ficou branco e dava pra colocar mais de um ícone na área de trabalho kkkkkk mas resinstalei e acho que resolveu
Rafael Gil
Que estranho :( Eu uso steam normal aqui... Deu pau no steam em geral ou só os jogos que não iniciam? Pq se for só o steam, da pra reinstalar ele e recuperar os jogos.
Felipe Fernandes
Fiz isso, criei outra conta ADM, alterei a minha pra padrão, mas bugou minha steam T-T
Rafael Gil
Sim, vc pode transformar o seu usuário em usuário comum, não perde nada e tudo continua funcionando normal (com exceção se que agora vai pedir senha ao invés de dar apenas um aviso caso precise de permissão de admin). Antes de transformar o seu usuário, crie outro, dê permissões de admin e dê um nome pra ele que não seja Administrador (eu chamo o meu de root, por ex). Eu acho que o Windows não vai deixar vc transformar o seu usuário em comum se vc não tiver um usuário admin, mas evite problemas criando um antes de mudar o seu, rsrs. Vc pode sim add outro usuário, mas eu acho mais pratico manter o usuário que já está tudo configurado.
Ligeiro
Aí não sei explicar. Sugiro fazer uma experiência em outro computador para testar. Pelo painel de controle também pode adicionar.
Felipe Fernandes
Posso perder a instalação nesse processo? Não posso simplesmente add outro usuário pelo painel de controle não?
Ligeiro
O problema no TI é que "todo mundo se acha". Raro achar atitudes colaborativas entre o pessoal. É ego em cima de ego e provocação em cima de provocação. E que eu noto, antivírus muitas vezes nada mais é que um "detector de programas ruins". Se tiver argumentos melhores, compartilhe por favor e ajude a melhorar a educação tecnológica ao invés de reclamar do ego alheio :p
Ligeiro
Salvo engano sim, mas tem que ter um segundo administrador sob pena de perder a instalação. Win + R, entre em "control userpasswords2" (o gerenciador de usuários do Windows), crie um usuário administrativo alto, ponha uma senha. Saia do usuário que você quer transformar em usuário "padrão" e entre no novo usuário adminstrador. Volte no "control userpassowords2", edite o usuário que quer e rebaixe o nível como quiser. Aqui algumas explicações melhores sobre o comando http://webconsulte.blogspot.com.br/2009/06/o-que-e-control-userpasswords2.html
Felipe Fernandes
Eu posso transformar o meu usuário administrador em usuário padrão?
Ligeiro
Se cria o usuário administrador para instalar alguns programas ou apenas dar o nível de segurança. Mesmo no nível usuário é possível instalar coisas, bastando na hora de instalar colocar o login e senha de administrador.
Felipe Fernandes
Sempre vejo pessoas falando isso de não usar como administrador, teria que instalar os programas tudo de novo no usuário que eu criaria?
Felipe Fernandes
Ano passado eu ganhei uma licença de 6 meses do McAfee. Foi difícil até desinstalar depois...
Cássio Amaral
Infectado Verificado com sucesso.
Cássio Amaral
Pra isso existe scripts para bloquearem detectores de adblockers. AAK-Cont para o Tampermonkey + lista de filtro para o uBlock Origin, isso para o Chrome.
Cássio Amaral
Não uso antivírus de terceiros no Windows 10, devido ao fato de já ter o Windows Defender, que pode não ser lá grandes coisas, mas é leve e já está integrado ao sistema. Usava o Avast no Windows 8.1, mas era pesado demais.
Bruno Martins
Excelente abordagem sobre o tema, em um dos mais confiáveis portais de Windows e Segurança do Brasil. E ainda tem gente que discorda do cara com muitos anos de experiência na plataforma.
Bruno Martins
Gostei de ver "especialistas" que se acham superiores por não usarem antivírus. Existe muito preconceito na área de TI. Qualquer comentário contrário, eles já saem quase com ofensas! Se fossem "especialistas", saberiam da importância do AV mesmo para usuários médio/avançados.
Fábio Gonçalves
Utilizo o Windows Defender junto com o Bitdefender free, já que desde o Windows 10 é possível usar 2 anti-vírus ao mesmo tempo!
Skeeter Valentinho
De boenas com o nativo do Win 10
SiouxBR
hahaha! Esse pessoal é fera!!! Eu também só uso adblock em sites abusivos. Mas vou dar uma olhada nesses "bloqueadores de detector de adblock"...
Bruno
mas tb esses dai...aheuaheuaheua
Carlos Alberto de Barros
só antivírus não protege ninguém, as soluções classificadas como EPP são rasas, procure avançar para soluções EDR como o Cisco Amp
Baidu feat MC Brinquedo
ahhhh mizeravi!
Baidu feat MC Brinquedo
Amigo, já saiu o bloqueador de detector de adblock kkkk. Só dê uma pesquisada aí e veja. Eu sempre deixo os sites que acesso com frequência, e que usam ADS de maneira educada, na white list. Para os demais é adblock no talo mesmo!
SiouxBR
O problema é que muitos sites, ao detectar um adblock, bloqueiam o conteúdo. Então você precisa liberar o site. Em tempo: uso o ublock a um bom tempo e gosto muito dele...
Fabio Alvez
Windows "No" Defender contra sites/links maliciosos. Por isso uso o Kaspersky ( comprei uma licença por R$19,90 para leitores do superdownloads.com.br e também uso o Malwarebytes versão paga pra manter o PC sempre protegido.
Molinex
Fanboy... kkk Lembrei da minha filha falando que era lovatics, ou qualquer coisa tipo isso... kkkk Vou ser serio nessa agora, e essa sera a única... Quando você diz hater, se referindo a ódio, odiar, não faz sentido. Usei Windows por muito tempo, e pra ser sincero nunca tive problemas com o SO. Nunca vi a tela azul da morte, nunca peguei virus, e so formatava a maquina pra trocar a versão do windows, até que mudei de windows pra linux. Então eu não odeio o windows... Sobre linux agora, o linux me oferece de forma mais facil, quase que me obriga, a usar as ferramentas que eu quebrava a cabeça pra instalar no windows. Então pra mim foi uma mudança natural. Sai de um sistema que me atendia bem, pra um que me atende melhor. E quando você diz fanboy, também não esta certo. Se eu tivesse coragem pra gastar mais que 4 pacotes em uma maquina, compraria um mac, iria manter o linux no fundinho do HD em uma partição minuscula só pra executar trabalhos bem específicos com ele, o resto faria com o OSX. Ou seja, não sou fã de nada... O motivo de eu sentir agonia em usar windows hoje, tem ha ver, pura e simplesmente com a falta de costume. Além de eu estar usando Linux a muito tempo, tem também o fato de o que eu faço, ser mais fácil de ser feito com Linux. Se temos uma secretaria, acostumada com o windows, e office, e eu coloco na frente dela, uma maquina com linux e libreoffice, ela também vai sentir agonia. A mesma coisa eu, acostumado com o meu mundinho, quando tenho que mexer com o windows é embaçado...
NoobIsrael
Fanboy que só quer provocar é totalmente dispensável. https://uploads.disquscdn.com/images/9fb0b91e1b75f10579a5194216462b655c03f8181ed07bd488b90c53a68ddda8.png
Jonas S. Marques
Instalou o baidu aqui só de ler seu comentário
Molinex
Mentira... kkkk... Não sou obrigado a levar essa briguinha por sistema operacional a sério, e tenho o direito de comentar como quiser, e inclusive brincar, de acordo com a resposta que eu receba, principalmente se tiver o termo fanboy ou hater no contexto, aí eu brinco mesmo. Como levar a serio? Parece as coisas que as crianças aqui de casa falam... Não gostou, ignora, não dá atenção, finge que não existe, afinal dispensável a gente dispensa, não fica respondendo... Vai vendo, se eu não comento como o cara quer, sou dispensável, e não devo mais comentar no blog. É cada uma...
NoobIsrael
Quando vc perguntou o que era antivírus eu já tinha sacado que vc só tava querendo provocar sendo um fanboy de GNU/Linux. Quem só vem nos comentários para querer causar é totalmente dispensável.
NoobIsrael
Tem como pegar vírus de propagandas também.
Molinex
Mas é sobre o windows como SO, ou o windows encubadora de virus? Nada. Deixa eu parar de graça, que esse site já me deu um strike, e eu nem sei porque... Por via das duvidas, windows é o melhor SO do mundo, malweres são prontamente combatidos pelo defender, sem a necessidade de programas de terceiros. Todas as brechas de segurança são reportadas imediatamente, e corrigidas antes de serem atacadas, e é impossível, executar código malicioso remotamente... Windows é vida...
Ligeiro
Sim, falhas de software também, ou até um software dito "original" pode conter vírus. Não vou assistir pois sei lá, tenho trauma de "youtubers brasileiros" (títulos catch-phrase passo longe...) Mas entenda que coloquei nos exemplos acima condições de "sala limpa", ou seja, que a implantação de um sistema sem risco deve ocorrer em um ambiente limpo, onde não haja riscos de origem oriunda de fontes duvidosas.
NoobIsrael
Se vc assistir o vídeo verá que não é só assim que se pega vírus.
NoobIsrael
Sim, mas eu me referia ao Windows.
Ligeiro
Não vou assistir, mas pelo que entendo da lógica, um anti vírus é apenas "Um programa que detecta padrões de código que podem ser prejudiciais em um arquivo e/ou aplicativo/programa". Teoricamente, sabendo as fontes onde pega o software, a preocupação é baixa. O risco aumenta dependendo de fontes alheias ao local conhecido seu. Antigamente a distribuição de malware era mais feita em mídias removíveis. Hoje, o online dominou. Mas se a pessoa meio que "se isola" desligando a internet e usando apenas programas que ela viu que é de "fonte confiável", o uso do antivírus só seria necessário se ela usa mídias alheias a sua ilha de uso.
Molinex
Um sistema tipo o Android?
NoobIsrael
O antivírus é uma solução de segurança que as pessoas usam para proteger um sistema que tem vários programas e jogos disponíveis.
NoobIsrael
Pra quem acha que não precisa usar antivírus: https://www.youtube.com/watch?v=rYa7tx18CFc
Molinex
O que é antivirus?
Ligeiro
Sim, porque tem outra galerinha que visa mais fazer mal para o outro e o bem para si mesmo... me pergunto o dia que o pessoal "de bem" (usuário comum) vai dar tiro na cabeça no pessoal "do mal" (cracker).
Ligeiro
Falo por experiência em alguns conhecidos - o Defender não deixa lento e é sossegado e discreto. Como 98% dos meus conhecidos são tão "bolso vazio" como eu, usam soluções gratuitas. Em uma ordem de eficiência, Avira e Defender vão na frente, Avast em segundo. Tenho conhecidos que usam o McAfee e aí é um sofrimento até para instalar impressora. :
Fernando Val
Pois o Windows Defender consegue ser mais lento que todos os outros. Sem contar que ele não dá muito controle e resolve escanear seu disco no meio do expediente, justamente quando você está fazendo aquele trabalho urgente, deixando seu computador uma carroça puxada por mula.
Ligeiro
Ou pirataria também.
Ligeiro
E se um dia o "bom" se mostrar "ruim"? Ponto final seria?
Ligeiro
Tem uma falha no seu argumento. Há sites e programas que se aproveitam de brechas para criar situações inseguras - o próprio Baidu e muitos outros programas tipo "adware" usaram desta lógica para infiltrar nos computadores. Um antivírus ajuda caso um programa seja puxado para a máquina por causa destas situações. Muitas vezes, mesmo em sites confiáveis, uma propaganda pode conter código inseguro e fazer um download forçado.
Ligeiro
o_O
Ligeiro
O problema é que alguns antivirus são lentos, outros tem que pagar (eu queria assassinar quem criou esta lógica de "pague pela sua segurança"). No AV-Comparatives, o antivírus nativo do Windows dá uns 98% em média. Para quem não puxa besteira, é o suficiente.
Eliézer José Lonczynski
Nada como apps nativos, defender é tão leve que nem me lembro que ele existe.
Carlos Taylor
Como eu sei meio que me cuidar, uso o antivírus padrão mesmo (windows 10), mas para os meus amigos e outras pessoas recomendo que baixem antivírus de terceiros por serem mais alarmantes com qualquer coisa.
Rafael Gil
Windows defender e sempre uso o computador com um usuário não administrador, o que já dificulta muito a instalação de malwares.
Maico Andrade
Aqui logo apos a instalaçao, o win defender ficou off e nao encheu o saco.
Tiago Alexandre
Na verdade 75,00. Assino desde 2011.
Jefferson Rodrigues
Eles cobram R$ 64,90 por essa velocidade. Faz tempo que você é assinante?
Tiago Alexandre
15 MB
LekyChan
estou com esse tbm, mas o win10 vive bloqueando ele.
DumbSloth87
Root e AdAway, pq vírus se pega com propagandas em sites de putaria.
Tiago Alexandre
Já liguei lá, não ia mudar nada no valor final. É a tal da venda casada. Só posso ter os descontos se tiver os serviços atrelados. Internet, Fixo e esse antivirus.
Jefferson Rodrigues
A oi tá te roubando. Kkkk
Jefferson Rodrigues
Qual a velocidade?
Roberto
recebo toda semana mensagem de uma tia: Esta TV de 150 polegadas por 999 reais tá num preço bom, será que este site é seguro?
Magnosama
Usava o Kaspersky, mas estava deixando meu note bem lento, agora estou só com o Defender.
Julio S Rank
19 pila se não me engano
Baidu feat MC Brinquedo
Você pode estar usando o melhor antivírus do mundo e estar infectado também. É um paradigma sem fim...
Jefferson Rodrigues
Mas quanto você paga de telefone fixo?
Maico Andrade
Desde o Win8 utilizo a soluçao da MS! Mas tem alguns meses que estou testando a soluçao residencial da sophos (https://home.sophos.com/) onde vc consegue "gerenciar" as máquinas online, adicionando exceções de arquivos, sites etc. Vale a pena o teste.
Wololo ?
Lendo isso lembrei da galera que usa antivírus crackeado. Mas acho que sei o que ele quer dizer com "nunca tive problemas", o antivirus pega os virus e não atrapalha o usuario.
Julio S Rank
Vou dar um exemplo. O plano é R$ 69,90, certo? Aí você olha na fatura e vê que o plano na realidade custa R$ 100,00, porém há um desconto de R$ 30,00 que faz o plano ficar aquele valor ali acima. Eles vendem o plano comercialmente por 69,90. E é isso que é cobrado. Aí você olha e vê que no plano existe 19,90/Mes do antivirus, porém quando você liga para cancelar isso, pensando que sua internet ficará 49,90 na realidade continua os 69,90, pois eles retiram esse valor do desconto, já que o plano é "Cortesia". Eu sei que é uma prática errada, mas não vale a pena a enchessão de saco que é abrir um chamado na anatel e ter que ficar falando com a operadora sendo que no final não vai mudar nada.
Jefferson Rodrigues
Que desconto? Não existe desconto só porque você assinou um serviço adicional. Ela mentiu pra você continuar pagando por eles.
Baidu feat MC Brinquedo
Ah tá. Se precisar usar no PC, use o UBlock origin, que é open source e não se vendeu pra empresas de ads como o adblock.
Julio S Rank
Sim, porém como eu disse, o cancelamento apenas irá retirar o desconto. Então ficará elas por elas...
Jefferson Rodrigues
Não tenho mais PC. Só smartphone. Nem sinto falta de computador.
Jefferson Rodrigues
Denuncie a Anatel que a OI cancela na hora.
Baidu feat MC Brinquedo
Me diz que já mudou, por favor?
Jefferson Rodrigues
Já percebi isso faz tempo. Não uso nenhum dos dois. Me dá até raiva ver um smartphone com esses dois apps. Sempre falo para a pessoa que isso não serve. Graças a Deus!!
Jefferson Rodrigues
Nesse tempo, eu usava o adblock.
Baidu feat MC Brinquedo
A regra é mais ou menos assim: Duas pessoas recebem o mesmo e-mail: "VEJA AS FOTOS DA SEMANA PASSADA.EXE" ou "SEGUE O BOLETO DA FATURA DO BANCO QUE VOCÊ NEM TEM CONTA.EXE" Se a pessoa clica no link, ela precisa usar um antivírus. Se a pessoa nem abre o e-mail então ela está "tecnicamente" segura. A mesma coisa valem para os anúncios em flash prometendo preços de iPhones lá em baixo ou banners alertando que você é o usuário 999999.
Baidu feat MC Brinquedo
Não é recomendável nem antivírus nem otimizador. A maioria desses programas só servem para Data Mining, mas o povão nem faz ideia do que é isso, então tá de boa.
Baidu feat MC Brinquedo
Não usa ublock origin?
Wololo ?
Vulnerabilidade não tem compactua com o virus, o virus se aproveita dela para se espalhar (no caso do smb) e dentro do sistema começa a fazer seu ataque sem ligação com a vulnerabilidade, não misture maça com pera. O WD é um antivirus, não uma suite completa como o Kaspersky Internet Security, ele cumpre exatamente o que o nome diz, demais funções como a proteção contra instalações existe no WD sim, mas só entra em ação em casos específicos. Alias, agora estou curioso, de onde você tirou que o WD é ruim como antivirus? Gostaria de ler o que suponho que seja um artigo.
e-Chaos from Brazil
Flash e Java são antigos e estão a ser substituídos por ferramentas como o HTML5. Mas enquanto existirem, será necessário dar suporte, assim como atualizar o Windows XP pelos ataques de ransom.
Cobalto
Mesmas regras de não sair acessando qualquer site que vale pra PCs + Não instalar nada de fora da loja. + Não saio instalando qualquer porcaria nova que aparece na loja.
Julio S Rank
Nenhum. É só não baixar porcaria fora da Playstore. Ou apps fraudulentos como +18. Não existe +18 na Play Store. Então se ver algo assim desconfie.
Julio S Rank
"Possível" cancelar até você ligar pra Oi rsrs Já liguei diversas vezes para cancelar isso e o Oi Backup. Porém o valor já está incluso na mensalidade, e eles "dão" o desconto referente a esse valor. Ou seja, se você cancelar estará perdendo o desconto e só.
Carlos Pacheco
Talvez não, como já disse e se você pesquisar vai encontrar. Uma falha no flash player permitia a instalação de malwares. Assim como já aconteceu no Java (isso é só um exemplo)... O usuário acessa um site normal, mas acaba infectado. Bom senso nem sempre será a melhor arma. Sempre haverá falhas e as empresas focadas em segurança estarão dispostas a realizar a melhor forma de combater o vírus.
mrhertz
se usuario consciente for = a usuario top que mexe em tudo e está a par das mais recentes ameaças e como evitá-las mesmo antes do primeiro impacto, então sim. problema é que não conheço ninguém assim. por mais q vc so frequente locais limpos, a maldade do ataque sempre estará a espreita, e o pessoal que faz o antiviral tem 1000x mais conhecimento que você. então prefiro apostar no conhecimento deles, do que arriscar no que EU ACHO QUE SEI... pq eu posso estar totalmente desatualizado dia a dia.
e-Chaos from Brazil
Bom senso do usuário continua sendo o principal, pois os adware atravessaram antivírus de terceiros.
Carlos Pacheco
Não queria concordar contigo, mas você tem razão. Tentei ajudar... Só isso. Más... #Mybad
Carlos Pacheco
Não, calma. Então é melhor que o usuário não se irrite com as detecções de adwares, pois ele vai ficar muito bravo, do que ter segurança? O WD cumpre seu papel, mas se o usuário fez caquinha, problema dele (mesmo tendo soluções de AV no mercado)? Uma vulnerabilidade não tem ligação com um vírus? O WD é bom e ponto final, só por ter detectado o Petya(!)? Não preciso das respostas, foi mais para uma reflexão. Quem quiser usar o WD, ok. Não se irritem. Quem quiser procurar por uma solução séria de proteção, ta aí nos comentários: Kaspersky, Panda, Bitdefender ou outra coisa, menos Windows Defender. :)
vin
Acho que é sinônimo de "nunca peguei vírus usando". Mas tenho meu pé atrás com esse argumento: como saber que não há vírus, se o antivírus é falho em detectar? Um malware menos perigoso vai ficar enchendo o saco alterando a página inicial do navegador, mas e os que operam silenciosamente com propósitos mais nefastos?
Marllon
Utilizo a versão paga do Kaspersky antivírus. Paguei R$20 na licença de 1 ano em uma promoção. Só adquiri este produto pois não sou apenas eu que utilizo a máquina daqui, e considerei que era um valor barato também.
Jefferson Rodrigues
Eu infectei o meu PC visitando sites de putaria. Kkkk
Jefferson Rodrigues
E no Android?
Jefferson Rodrigues
Eu tinha o antivírus da Baidu. Ele era bom.
Jefferson Rodrigues
Na verdade, você tá pagando por ele. É possível cancelá-lo.
tuneman
rapaz, pare com isso. deixa quieto. lembra da noticia do malware que infectou iMacs por anos?? vai acontecer o mesmo com essa galerinha que você está criticando...
Exibir mais comentários