Xiaomi anuncia MIUI 9 com foco em velocidade e novo smartphone Mi 5X

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana

A Xiaomi aproveitou o dia para anunciar algumas novidades. Além do alto-falante inteligente AI Speaker, temos uma atualização para o sistema MIUI e um novo smartphone, o 5X.

A MIUI 9 é focada em velocidade. A Xiaomi destaca a alocação dinâmica de recursos: aplicativos em primeiro plano têm mais prioridade em relação aos que estão em segundo plano. Além disso, cada app vai abrir “mais rápido do que nunca”, e um novo sistema de arquivos promete acelerar tudo.

O Smart App Launcher analisa o que você está fazendo no app atual para detectar se você deveria abrir outro. Por exemplo, se você troca mensagens com um amigo sobre locais para jantar, o sistema recomenda um app de restaurantes. Se você está lendo sobre uma banda, a MIUI mostra dados sobre o álbum mais recente. É semelhante ao Google Now a um toque (Now on Tap).

A MIUI ganhou uma busca universal semelhante ao iOS, e também uma Image Search, que permite digitar termos para encontrar locais, eventos, documentos, capturas de tela e até pessoas — ela tem reconhecimento facial embutido.

Por fim, o Xiaomi Smart Assistant reúne seus compromissos, anotações, viagens futuras, além de apps sugeridos e notícias. É semelhante ao Google Assistant, Siri e tantos outros que existem no mercado.

A empresa avisa que estas novidades estarão limitadas inicialmente para a China; haverá um lançamento mundial no futuro. Segundo a Xiaomi, a MIUI é usada por 2,8 bilhões de pessoas em 142 países e em 55 idiomas.

Mi 5X

O smartphone intermediário Xiaomi Mi 5X será um dos primeiros a vir com MIUI 9 pré-instalada. O destaque fica para a câmera dupla com sensores de 12 megapixels: você pode dar zoom óptico nos objetos, e aplicar blur no que está em segundo plano.

Por dentro, temos um processador Snapdragon 625, 4 GB de RAM, 64 GB de armazenamento e bateria de 3.080 mAh. A tela de 5,5 polegadas tem resolução Full-HD. O corpo é todo de metal e possui revestimento contra marcas de digitais.

O Mi 5X estará disponível na China pelo equivalente a R$ 700. Ele não deve ser lançado oficialmente no Brasil, já que a Xiaomi deixou o país há algum tempo.

Com informações: MIUI, XDA Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados