Início » Software » Microsoft testa busca inteligente no app Fotos

Microsoft testa busca inteligente no app Fotos

Por
51 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O visualizador de fotos do Windows 10 está ganhando um recurso semelhante ao que já existe nos aplicativos do Google e da Apple: você poderá encontrar fotos com determinadas pessoas ou objetos simplesmente digitando o que procura em um campo de busca.

A novidade foi descoberta pelo Windows Central em uma das compilações do aplicativo Fotos no Windows 10 Insider Preview. O recurso escaneia todas as imagens que você armazenou no OneDrive e cataloga os arquivos com base em categorias, cores, datas e rostos.

Antes que você possa fazer as buscas, o aplicativo Fotos precisa indexar as fotos. Nos testes, ele levou aproximadamente 1 segundo por imagem, ou cerca de 90 minutos para um acervo de 6 mil fotos. Depois, basta digitar algo no campo de pesquisa. “É um sistema impressionante e de alta velocidade provavelmente porque a indexação é armazenada localmente e não na nuvem”, diz o Windows Central.

E, para quem não gosta muito do recurso de detecção de face para fotos e vídeos, a Microsoft permite desabilitar a indexação de pessoas nas configurações do aplicativo. Há claramente uma preocupação com privacidade, e a Microsoft adotou uma abordagem mais parecida com a da Apple em vez de deixar tudo em servidores na nuvem como o Google Fotos.

O recurso ainda está em fase inicial de testes e provavelmente será liberado no Windows 10 Fall Creators Update, que será lançado até o final do ano.

Mais sobre: , ,