O que é Sarahah? Como funciona o app de mensagens anônimas

Sarahah, o aplicativo de comunicação anônima mais popular de todos os tempos da última semana

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 11 meses

Provavelmente você notou uma enxurrada de imagens como essa nas redes sociais. São mensagens recebidas pelo Sarahah, o aplicativo de comunicação anônima mais popular de todos os tempos dos últimos dias. Ele se tornou o mais baixado para iOS nos Estados Unidos há duas semanas e, desde então, está no topo da lista da App Store brasileira. Mas o que essa coisa faz?

O Sarahah se vende como um aplicativo que “te ajuda a descobrir seus pontos fortes e áreas de melhoria ao receber comentários honestos de seus funcionários e amigos de forma privada”. Na prática, você cria uma conta e recebe uma URL personalizada que pode ser compartilhada com qualquer pessoa; quem acessá-la pode enviar uma mensagem sem ser identificado. A mensagem só pode ser lida por você.

Ele foi criado pelo desenvolvedor árabe Zain al-Abidin Tawfiq com a ideia de que as pessoas “tendem a ser mais honestas quando suas mensagens são anônimas”, de acordo com o Mashable. O nome do aplicativo, inclusive, significa “franqueza” ou “honestidade” em árabe.

Quando foi lançado, em meados de 2016, o Sarahah era apenas um site; agora, ele tem aplicativos para Android e iOS.

Claro que, por ser anônimo, já existe muita controvérsia em torno do Sarahah: há quem acredite na proposta original, dizendo que ele pode ser útil para receber feedbacks; do outro lado, tem gente que diz que o aplicativo só encoraja o cyberbulling.

Fato é que o Sarahah continua no topo: o site já recebe mais de 20 milhões de visitas únicas por dia, tem 14 milhões de usuários registrados e é o aplicativo mais popular na App Store dos Estados Unidos, Brasil, Austrália, Reino Unido e outros países.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Sarahah na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados