Início » Internet » VPNs estão sob ataque na China e na Rússia

VPNs estão sob ataque na China e na Rússia

Felipe Ventura Por

China e Rússia têm um histórico de banir websites que questionem a autoridade do governo. É possível driblar o bloqueio usando VPNs mas, este ano, os dois países adotaram medidas para restringir essas ferramentas.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, sancionou uma lei que proíbe o uso de VPNs e proxies para acessar sites banidos. A partir de 1º de novembro, os provedores de internet terão que bloquear os sites que hospedam essas ferramentas.

O governo russo diz que isso vai impedir a disseminação de conteúdo extremista. Outro efeito, é claro, será impedir que a população veja notícias que critiquem Putin e seus aliados. O país vai realizar eleições presidenciais em março.

Enquanto isso, a China vem aplicando uma regra aprovada em janeiro, exigindo que todas as VPNs recebam autorização do governo — basicamente banindo as ferramentas mais usadas no país. Serviços locais, como GreenVPN e Haibei VPN, tiveram que fechar as portas.

Até mesmo serviços baseados no exterior estão sendo perseguidos. ExpressVPN e Star VPN foram retirados da App Store local, e os desenvolvedores receberam um e-mail dizendo que isso aconteceu porque eles “incluem conteúdo que é ilegal na China”. A Apple diz em comunicado: “fomos obrigados a remover alguns aplicativos VPN na China que não atendem ao novo regulamento”.

Os motivos aqui também são políticos. O Partido Comunista Chinês fará um congresso para definir seus líderes em alguns meses, e o governo procura manter a estabilidade no país a qualquer custo, banindo notícias sobre acusações de corrupção e sobre dissidentes.

Com o “Grande Firewall”, a China bloqueia redes sociais como Facebook, Twitter e YouTube; sites de notícias como Reuters, Bloomberg e New York Times; e serviços de mensagens como FB Messenger, Telegram e parte do WhatsApp.

Com informações: TechCrunch, Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

cantalupo555
Melhor um certo autoritarismo do que o comunismo, Brasil que o diga.
Anayran Pinheiro
Brasil já teve uma ditadura autoritária e não era comunista
Jefferson Rodrigues
Me dê uma aula de história.
Caleb Enyawbruce
Inacreditável... You must be kidding me
Daniel Silva
Mas o nó de entrada é passível de identificação, você pode ser "flagrado" acessando a rede Tor e responder por isso.
Ricardo - Vaz Lobo
"O 'Grande Irmão' zela por ti".
Vitor Hugo
Pelo amor de Deus, só pode estar de sacanagem.
Sckillfer
Ser extremista na Rússia é defender os direitos humanos
Sidney Moraes
Sorte que o Tor não é uma mera VPN.
Jefferson Rodrigues
Por que seria?
Adriano
Isso foi uma ironia? Por favor, diga que sim!
Daniel Pasturchak
engraçado é eles pondo a culpa nos extremistas
Daniel Pasturchak
Cada barreira que eles colocam são alguns trilhões de chineses que não vão se dar o trabalho.. No final quem vai acessar vai ser meia duzia de pessoas morando no porão da vó comendo dolitos.
Renan
Autoritarismo transcende ideologias
Jefferson Rodrigues
Como conseguiram isso se a Rússia não é comunista ou socialista?
Exibir mais comentários