Início » Celular » Apps para Android já podem se comunicar mesmo sem internet

Apps para Android já podem se comunicar mesmo sem internet

Paulo Higa Por

Os aplicativos para Android estão ficando mais inteligentes com a liberação de uma nova velha tecnologia: Nearby Connections. A API permite que eles se comuniquem com dispositivos próximos mesmo que não haja nenhuma conexão à internet, e agora está disponível para todos os desenvolvedores.

O Nearby Connections já é um velho conhecido de quem possui um Chromecast: quando você conecta o acessório a uma TV, seu Android já o reconhece automaticamente e tenta fazer a conexão. O mesmo acontece com smartwatches que rodam Android Wear; em geral, você não precisa fazer o pareamento manualmente.

Para funcionar, ele utiliza Wi-Fi (para transferir dados em alta velocidade) e Bluetooth. Nas palavras do Google, a tecnologia “oferece altas velocidades de transferência, baixa latência e transferência de dados de forma criptografada entre dispositivos próximos de uma forma totalmente offline e P2P”.

Como a tecnologia foi liberada para todo mundo, é provável que vejamos boas novidades em aplicativos de terceiros. Como exemplifica o Google, o Weather Channel pode espalhar alertas climáticos mesmo em regiões sem sinal, enquanto o Hotstar permite compartilhamento de mídia em lugares com conexão ruim ou ausente, como em aviões e no transporte público.

A API já está disponível para todos os usuários com Google Play Services 11.0 e superior.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Herlyck Azevedo Barbosa
Isso já era disponível a muito tempo mas com o sistema de Nearby para transferência de Dados etc... Em outras versão também de paramento de transferência offline mais para isso precisa te um sinal de transferência que é conhecida como P2P versão atualizada 11.0 pelo Wi-Fi ok
Gedson Junior
É o q se espera de um jornalista. Replicar notícia até eu faço.
Thiago Sabaia
Isso será ótimo de apps de mensagem passarem a suportar isso.
Thiago Sabaia
Isso já tinha no Android
Icaro Souza
tambem não entendi, acho que o Higa vai faze a segunda parte da matéria com dados mais técnicos, esse artigo aqui foi pra nossa tia.
Gedson Junior
Não entendi como essa parada funciona? Conecta em um sinal wifi/bluetooth sozinho?
Leonardo Ribeiro
Ué.. A Xiaomi tem o Midrop
Paulo R.
Isso é descentralização? Funciona com internet? Como?
Vitor Hugo
Prevejo fones chineses se conectando facilmente ao Android agora, mais ou menos como os AirPods da Apple.
Fernando Val
Antevendo as notícias sobre brechas de segurança na API.
Diego F. Duarte
Jogos multiplayer? Alguem?
Lostguybrazil
Agora falta uma opção de compartilhamento no estilo AirDrop para Androids e iOS... Tudo indica que o Google abandonou o Copresence https://techcrunch.com/2014/11/02/googles-copresence-looks-like-a-cross-platform-airdrop/