O Bitcoin passou por uma divisão histórica que resultou em uma nova criptomoeda, chamada Bitcoin Cash. A comunidade não chegou a um acordo para aumentar o limite de transações, e acabou adotando duas soluções diferentes.

Alguns temiam que esta seria apenas uma alternativa sem muita importância, mas ela está se saindo bem por enquanto: o Bitcoin Cash chegou a ser a terceira criptomoeda mais valiosa do mercado, atrás apenas do Bitcoin e do ether.

Bitcoin

Ela caiu para quarto lugar, devido às flutuações no seu valor em dólar — que nos últimos dias variou entre US$ 300 e US$ 700. Atualmente, o Bitcoin Cash corresponde a 6% da capitalização total das criptomoedas; o Bitcoin, por sua vez, representa 45%.

Processo à vista

Existe aproximadamente a mesma quantidade de Bitcoin e Bitcoin Cash no mercado — aproximadamente 16,5 milhões de unidades. (Há uma pequena diferença porque, durante algumas horas, nenhum novo bloco de Bitcoin Cash foi minerado.) Por causa da cisão, donos de uma criptomoeda receberam a mesma quantidade da outra.

Ou, pelo menos, deveriam receber. A Coinbase, maior casa de câmbio do mundo para Bitcoins, decidiu não dar suporte ao Bitcoin Cash. Isso significa que milhões de clientes estão sem a nova criptomoeda.

Por isso, segundo a Fortune, um grupo de ativistas planeja abrir uma ação coletiva se a empresa não liberar Bitcoin Cash até 15 de agosto. Outras casas de câmbio, como Kraken e Bittrex, compram e vendem essa criptomoeda — a lista completa está aqui.

O Bitcoin Cash tem suporte a blocos de até 8 MB (contra 1 MB no Bitcoin): ele é capaz de processar mais transações, e poderia se tornar um meio de pagamento mais eficiente. Críticos dizem, no entanto, que o controle da criptomoeda poderia cair nas mãos de poucas empresas por causa disso.

A existência do Bitcoin Cash depende dos mineradores, que liberam mais moedas usando computadores especializados. A ViaBTC, grupo de mineração na China que apoiou vocalmente a divisão do Bitcoin, começou o processo liberando um bloco de 1,9 MB.

Outro fork

Como lembra o Quartz, este não é o primeiro grande fork de uma criptomoeda. No ano passado, uma disputa na comunidade do ether (moeda por trás da rede ethereum) levou à criação do ethereum classic.

O ether se tornou a segunda criptomoeda mais valiosa, representando 20% do valor de mercado. Sua demanda aumentou vertiginosamente no último ano graças aos ICOs, em que desenvolvedores vendem tokens para arrecadar dinheiro. Ele valorizou tanto que esteve envolvido em ataques hacker e assaltos milionários.

O ethereum classic, por sua vez, corresponde a apenas 1,4% do mercado. Resta ver se o Bitcoin Cash seguirá pelo mesmo caminho, ou se continuará tão valioso.

Com informações: Quartz, Fortune.

Tecnocast 071 – Vale a pena investir em bitcoin?

Não é por acaso que tanta gente vem falando sobre Bitcoin. A criptomoeda já chegou a valorizar mais de 10.000% em apenas um ano e bateu recordes históricos em 2017: um único bitcoin passou a valer mais de dez mil reais. E muita gente acredita que o Bitcoin não apenas continuará essa subida exponencial, como um dia poderá substituir a moeda que nós temos.

Calma! Será que vale a pena investir em bitcoins? O que é minerar? O Bitcoin será a moeda corrente mundial? Como uma blockchain vive, se alimenta e se reproduz? Dá o play que a gente conta tudo!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Antonio Rossello

Pessoal
Alguém de vocês conhece um grupo de whatsapp voltado para o bitcoin cash

Marcell Chaveiro Silva
isso, mas vai saber Marcus, eu apostaria numa queda drástica dessa moeda.
Hemerson Silva
Na verdade, o aumento da oferta monetária é a inflação. Só que, como a BTH está "hypado", há esse efeito sazonal.
Marcus Araújo
Ou seja, cheiro de bolha...
Tharcio Souza
Caramba, então foi tipo imprimir mais dinheiro sem aumento de inflação.
Marcio Flosi
Foi exatamente isso que aconteceu, quem tinha Bitcoin (BTC) agora tem Bitcoin no blockchain original e Bitcoin Cash (BTH) no blockchain que foi "criado" com o fork, tipo isso: BTC____fork__________ BTC ``````````````````````___________ BTH . Obs: BCC é Bitconnect coin, uma outra criptomoeda. Isso está gerando bastante confusão.
Tharcio Souza
Se forem diferentes, então o valor que uma pessoa tenha dobrou, ou no minimo aumentou bastante. Por exemplo, se eu tenho 1 BTC e ele vale 1 Real, agora eu tenho 1 BTC e 1 BCC. Ou seja, 1 Real + o valor do BCC. Mas ainda acho que não foi isso que aconteceu...
Marcio Flosi
Sim, mais veja esse trecho do video do Fernando Ulrich para saber como fazer de forma segura https://youtu.be/2_vcyLxd4MQ?t=43m35s
Paulo Higa
Quem tinha 1 BTC agora tem 1 BCC também. Mas 1 BTC != 1 BCC.
Tharcio Souza
"Por causa da cisão, donos de uma criptomoeda receberam a mesma quantidade da outra." Provavelmente não foi isso que aconteceu, mas entendi que os donos de BitCoin agora tem o dobro de dinheiro. Isso?
lamasbr
Feliz por ter comprado BCC a 0.06 BTC e vendido a 0.36 BTC.
Daniel

Com a chave Bitcoin acesso também a minha carteira do Bitcoin Cash?

Daniel Silva
Com a chave Bitcoin acesso também a minha carteira do Bitcoin Cash?