O novo Bitcoin Cash se tornou uma das criptomoedas mais valiosas do mercado

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana
Bitcoin

O Bitcoin passou por uma divisão histórica que resultou em uma nova criptomoeda, chamada Bitcoin Cash. A comunidade não chegou a um acordo para aumentar o limite de transações, e acabou adotando duas soluções diferentes.

Alguns temiam que esta seria apenas uma alternativa sem muita importância, mas ela está se saindo bem por enquanto: o Bitcoin Cash chegou a ser a terceira criptomoeda mais valiosa do mercado, atrás apenas do Bitcoin e do ether.

Ela caiu para quarto lugar, devido às flutuações no seu valor em dólar — que nos últimos dias variou entre US$ 300 e US$ 700. Atualmente, o Bitcoin Cash corresponde a 6% da capitalização total das criptomoedas; o Bitcoin, por sua vez, representa 45%.

Processo à vista

Existe aproximadamente a mesma quantidade de Bitcoin e Bitcoin Cash no mercado — aproximadamente 16,5 milhões de unidades. (Há uma pequena diferença porque, durante algumas horas, nenhum novo bloco de Bitcoin Cash foi minerado.) Por causa da cisão, donos de uma criptomoeda receberam a mesma quantidade da outra.

Ou, pelo menos, deveriam receber. A Coinbase, maior casa de câmbio do mundo para Bitcoins, decidiu não dar suporte ao Bitcoin Cash. Isso significa que milhões de clientes estão sem a nova criptomoeda.

Por isso, segundo a Fortune, um grupo de ativistas planeja abrir uma ação coletiva se a empresa não liberar Bitcoin Cash até 15 de agosto. Outras casas de câmbio, como Kraken e Bittrex, compram e vendem essa criptomoeda — a lista completa está aqui.

O Bitcoin Cash tem suporte a blocos de até 8 MB (contra 1 MB no Bitcoin): ele é capaz de processar mais transações, e poderia se tornar um meio de pagamento mais eficiente. Críticos dizem, no entanto, que o controle da criptomoeda poderia cair nas mãos de poucas empresas por causa disso.

A existência do Bitcoin Cash depende dos mineradores, que liberam mais moedas usando computadores especializados. A ViaBTC, grupo de mineração na China que apoiou vocalmente a divisão do Bitcoin, começou o processo liberando um bloco de 1,9 MB.

Outro fork

Como lembra o Quartz, este não é o primeiro grande fork de uma criptomoeda. No ano passado, uma disputa na comunidade do ether (moeda por trás da rede ethereum) levou à criação do ethereum classic.

O ether se tornou a segunda criptomoeda mais valiosa, representando 20% do valor de mercado. Sua demanda aumentou vertiginosamente no último ano graças aos ICOs, em que desenvolvedores vendem tokens para arrecadar dinheiro. Ele valorizou tanto que esteve envolvido em ataques hacker e assaltos milionários.

O ethereum classic, por sua vez, corresponde a apenas 1,4% do mercado. Resta ver se o Bitcoin Cash seguirá pelo mesmo caminho, ou se continuará tão valioso.

Com informações: Quartz, Fortune.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados