O prompt de comando vem recebendo um pouco mais de atenção no Windows 10. Desta vez, ele vai ganhar um novo esquema padrão de cores para ficar mais moderno, e para melhorar a legibilidade.

A Microsoft lembra que a tecnologia das telas evoluiu bastante nos últimos 20 anos, com tamanhos maiores, resoluções mais nítidas e contraste mais intenso. As cores do prompt de comando não acompanharam essas mudanças, o que fica mais evidente em tons escuros e saturados como o azul:

O novo esquema é bem melhor:

Ele vai aparecer em novas instalações do Windows 10 na build 16257 ou superior, que corresponde ao Fall Creators Update — a ser lançado para todos os usuários em setembro.

No entanto, se você estiver atualizando o sistema, o esquema de cores não vai mudar. É que o Windows se preocupa em manter suas configurações, incluindo no prompt de comando. A Microsoft avisa que publicará uma ferramenta em breve para você aplicar as novas cores.

O prompt de comando é um vestígio da época do MS-DOS, mas como nota o Ars Technica, ele está ganhando atenção renovada depois que o Windows recebeu suporte a subsistemas do Linux.

Ele recebeu sua maior atualização em 2014, quando o Windows 10 foi anunciado oficialmente. Desde então, você pode usar diversos atalhos de teclado, como Ctrl+C e Ctrl+V; selecionar texto em múltiplas linhas; redimensionar a tela com efeito imediato no conteúdo; alterar a opacidade para ver o que está atrás da janela; entre outros.

Com informações: Microsoft, Ars Technica.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados