O prompt de comando vem recebendo um pouco mais de atenção no Windows 10. Desta vez, ele vai ganhar um novo esquema padrão de cores para ficar mais moderno, e para melhorar a legibilidade.

A Microsoft lembra que a tecnologia das telas evoluiu bastante nos últimos 20 anos, com tamanhos maiores, resoluções mais nítidas e contraste mais intenso. As cores do prompt de comando não acompanharam essas mudanças, o que fica mais evidente em tons escuros e saturados como o azul:

O novo esquema é bem melhor:

Ele vai aparecer em novas instalações do Windows 10 na build 16257 ou superior, que corresponde ao Fall Creators Update — a ser lançado para todos os usuários em setembro.

No entanto, se você estiver atualizando o sistema, o esquema de cores não vai mudar. É que o Windows se preocupa em manter suas configurações, incluindo no prompt de comando. A Microsoft avisa que publicará uma ferramenta em breve para você aplicar as novas cores.

O prompt de comando é um vestígio da época do MS-DOS, mas como nota o Ars Technica, ele está ganhando atenção renovada depois que o Windows recebeu suporte a subsistemas do Linux.

Ele recebeu sua maior atualização em 2014, quando o Windows 10 foi anunciado oficialmente. Desde então, você pode usar diversos atalhos de teclado, como Ctrl+C e Ctrl+V; selecionar texto em múltiplas linhas; redimensionar a tela com efeito imediato no conteúdo; alterar a opacidade para ver o que está atrás da janela; entre outros.

Com informações: Microsoft, Ars Technica.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@Sckillfer

Simplesmente por falta de foco da MS, porque são ambíguas sim.

Sckillfer
Simplesmente por falta de foco da MS, porque são ambíguas sim.
Alessandro Johnny
É só digitar cmd dentro do console do PS que é a mesma coisa.
Alessandro Johnny
Uma ferramenta não anula a outra.
Thiago Rocha
Não sei se é o caso, mas espero que finalmente eles vão suportar mais que 256 cores no prompt. Acho que isso está intimamente ligado com o uso do linux shell (WSL) que possui a capacidade de usar 24bits. Aí devem ter aproveitado pra ajustar essa parte da UI.
Tori
:v brisa é meu nome do meio.
Molinex
KKK... Essa galera do design é mo brisa... kkkk
Tori
:v é vc quem está de luto, quero mais é que se exploda
Molinex
Não designer... É que como você falou T R A N S P A R E N C I A, em tom de critica, e depois falou do Arc, e do zukitwo, deu a impressão que você não fazia ideia do que estava falando... De qualquer modo, arc theme + zukitwo shell + paper icons, é sim uma bela combinação, o que mostra que você é um designer de gosto apurado... E outra coisa, continue de luto eterno... Que isso designer? Você deveria me dar uma palavra de apoio, e não desejar meu mal... 😁 😁 😁
Tori
Sei que o arc é transparente, eu uso o mesmo. mas de boa, continue de luto eterno
Molinex
Mas designer, era isso mesmo... Era um arc theme (que é T R A N S P A R E N T E), paper icons, só o shell é diferente. É um human-mobile, porque se integra melhor com o tema do GTK, no caso o Arc... Sobre o lançador (que você achou que era o plank), e o terminal (bostola), são apenas extensões do shell, leves e indolores, que aumentam a produtividade... De qualquer forma, fiquei abatido com o que você disse da primeira vez, e agora estou de luto... https://uploads.disquscdn.com/images/1460c5d7a85479ed39b921ddad8b6d6308c55d2f32fec7781518545d6829e865.png E nunca mais usarei branco https://uploads.disquscdn.com/images/df1105bb70d4d43679c266a9299c48fce9637cd8b429100b3097fbdb4eb2cf11.png
Tori
não sou design, mas um arc theme + zukitwo shell + paper icons/qualquer icon theme minimalista já é o suficiente para fazer o desktop ser uma beleza de olhar. só esses três. simple and clean.
Tori
no terminal do linux eu posso abrir um terminal dentro do terminal do terminal.
Renan
Tem cara de "minha nossa já é amanhã o prazo o que a gente fez pinta o prompt"
Hemerson Silva
PowerShell está um passo a frente.
Exibir mais comentários