Início » Celular » Google Play vai penalizar apps que são lentos e dão pau

Google Play vai penalizar apps que são lentos e dão pau

Paulo Higa Por

A busca de aplicativos no Google Play leva em consideração inúmeros fatores para ordenar os resultados, incluindo até mesmo a quantidade de desinstalações. Agora, o Google está adicionando dois fatores bem importantes: estabilidade e desempenho.

Em um anúncio aos desenvolvedores, o Google afirma que metade das avaliações de uma estrela, por incrível que pareça, não são brasileiros que prometem dar mais estrelas depois: são reclamações quanto à estabilidade do aplicativo, incluindo “consumo de bateria excessivo, tempos de carregamento lentos e falhas”.

Por isso, aplicativos que apresentam falhas constantemente ou prejudicam o desempenho do aparelho tenderão a aparecer em posições mais baixas na busca do Google Play. Isso basicamente força as empresas a prestarem mais atenção nesses pontos e incentiva que mais “aplicativos de qualidade”, como diz o Google, sejam lançados.

Para quem é desenvolvedor, o próprio console do Google Play mostra os dados de desempenho e falhas dos aplicativos — incluindo a taxa de erros, lentidões ou engasgos em animações, e número excessivo de wakeups, que prejudicam a duração da bateria. O Busuu, um aplicativo de ensino de idiomas, conseguiu aumentar sua média de 4,1 para 4,5 estrelas depois das otimizações, segundo o Google.

A mudança vale para o Google Play no mundo inteiro e será implementada gradativamente durante os próximos dias.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Baidu feat MC Brinquedo

Acho esse o ponto principal.

Outro detalhe interessante: A play store está cheia de bots. Os aplicativos de antivírus (!) e otimizadores são os que mais recorrem a tal prática.

Basta dar uma olhada nas avaliações do PSafe, por exemplo, todo mundo elogiando, mas dentro de um determinado padrão.

Jefferson Da Conceição Ferreir
"se for bom volto pra dar mais estrelas..."
Marsupial radical
Usava um Razr D1, e quando estragou tive que ficar um tempo com um 435, zerado, emprestado. Com 512MB de RAM, meu D1 era melhor.
Sckillfer
Joga o app do Bradesco na lata de reciclagem que fica lindo
Bruno Martins Santana
Aeeee PQ MANO, O Deezer tá impossível aqui no Moto Z2 Play, tou até testando o Groove e pensando em voltar pro Spotify pq tá foda, fecha sozinho e trava o tempo todo ! (coisa que nunca me aconteceu com o Groove)
Daniel
Vão sumir metade dos aplicativos de lá então... Muito app bizarro!
Keaton
Shutapp por exemplo, usei essa praga por dois meses... removi e a bateria voltou a durar mais :I
Rod
Pior de tudo, deixar avaliar antes de X horas de uso.
Hemerson Silva
Não, há piores.
Tori
Facebook vai tomar tapas da Google até ser um aplicativo de verdade
Maverick
Joga o aparelho com Kitkat no rio e compra um com marshmallow que fica lindo
Sckillfer
E por acaso o usuário pode sair, comprar mais RAM e instalar no aparelho? Não né? Então a culpa é do sistema sim.o aparelho pode ter 4 GB de RAM, 5 Amp/h, octacore... Se deixar os devs fazerem o que bem entenderem com o sistema, não vai adiantar de nada.
Sckillfer
Agora faz isso fora do Marshmallow sem root...
Sckillfer
Google Maps vai ir parar no fim da lista?
Marcus Araújo
Também não tive uma boa experiência com o WP enquanto sistema no Lumia 520. Rodava menos pior do que um Android rodaria com 512 MB de RAM e mesmo processador, certamente, mas longe de ser fluido. IE vivia encerrando sozinho em páginas mais carregadas, WhatsApp era lento e não exibia notificações até abrir o app, despertador não despertava (!), enfim. Fora que o sistema tinha tantas limitações que juro que me sentia mais utilizando um dumbphone premium do que um smartphone. Dei uma chance ao 520 pelo fator hardware/preço, mas não consegui ficar no aparelho por muito tempo. Um Android intermediário me atendeu melhor, embora custando 2 vezes mais cario que o Lumia 520 na época. Usei o WP 8 até o 8.1, versões oficiais, aparelho comprado no Brasil sem vínculo com operadora. A cada atualização o aparelho ficava cada vez mais lento.
Exibir mais comentários