O domínio do Chrome não intimida a Mozilla: determinada a conquistar mais usuários (ou, pelo menos, a manter a base atual), a organização lançou o Firefox 55 oficialmente nesta terça-feira (8). A novidade traz suporte a recursos de realidade virtual, inicialização mais rápida e, como de hábito, promessa de mais desempenho.

De acordo com a Mozilla, o Firefox para Windows é, a partir de agora, o primeiro navegador para desktop a oferecer suporte nativo à WebVR, API que permite a execução de aplicações de realidade virtual diretamente no browser. O padrão é compatível com dispositivos como Oculus Rift e HTC Vive.

A ideia é permitir, por exemplo, que você experimente um aplicativo ou jogo com realidade virtual diretamente da web. É possível encontrar algumas experiências no site Mozilla VR.

Embora bem-vindo, a WebVR deve beneficiar apenas uma pequena parcela de usuários. Mas o Firefox 55 não se limita a isso. Graças ao projeto Quantum Flow, que visa melhorar o desempenho do navegador em vários aspectos, a nova versão também traz inicialização mais rápida quando várias guias de uma sessão anterior são restauradas.

No desempenho geral, a Mozilla ressalta que a versão de 64 bits do Firefox para Windows está mais rápida e menos suscetível a erros — testes mostram que o navegador reduziu o índice de falhas em 39% em computadores com 4 GB de RAM.

Firefox 55

Outros atributos incluem buscas mais rápidas na web a partir da barra de endereços, bloqueio por padrão de Flash (é necessário clicar no conteúdo para ativar a execução) e uma área no menu Opções para ajuste da quantidade de processos que o navegador pode abrir — o padrão é quatro, mas a própria Mozilla sugere que esse número seja aumentado se você tiver um computador com 8 GB de RAM ou mais.

Firefox 55 - configurações

Se ficou parecendo que o Firefox 55 trouxe avanços significativos, mas pouco empolgantes, pelo menos a novidade ajuda a preparar terreno para a chegada do Firefox 57: em entrevista recente à CNET, o CEO da Mozilla Chris Beard afirmou que essa versão vai ser um “big bang” por conta da quantidade de recursos que trará, incluindo design renovado e motor de renderização totalmente novo.

Enquanto isso, o Firefox 55 pode ser baixado aqui.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados